Atualizado em 29 de setembro | 2021 por SAS

Evento do SAS trouxe para o debate as mudanças que virão com a nova estrutura do Ensino Médio e todas as possibilidades para alunos e professores

Um debate on-line, organizado pelo SAS Plataforma de Ensino, reuniu no dia 17 de março especialistas de educação, gestores de escolas e convidados que debateram sobre o Novo Ensino Médio a ser implementado nas escolas, bem como o novo papel da instituição na construção do Projeto de Vida do Aluno. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão os Novos Itinerários Formativos da plataforma, além de participar da escolha de um dos 8 temas que serão trabalhados. 

Rafael Martines, Diretor Executivo do SAS, abriu o evento apresentando as principais mudanças com a chegada do Novo Ensino Médio, as novas possibilidades e oportunidades que escolas e alunos terão com a chegada das novas metodologias. Explicou, ainda, sobre a importância de o aluno ter autonomia para fazer as suas escolhas, baseado nas suas habilidades e competências, de modo que ele possa se aprofundar naquilo que mais gosta. “Nosso objetivo é que os Itinerários Formativos estejam entre as disciplinas prediletas dos nossos alunos”, afirma Martines. 

Mozart Neves, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), esteve presente e falou sobre a importância do Projeto de Vida na formação dos jovens e dos adultos que se tornarão. “Ter uma escola que dialogue com os jovens e dê a eles abertura e liberdade de escolha é fundamental para criarmos um futuro de pessoas capazes de pensar. Resiliência e perseverança são os pontos que precisam ser desenvolvidos nos jovens”, explica Neves. O especialista também colocou pontos fundamentais em debate como a importância de levar para a escola questões como educação financeira, temas ambientais e atuais, como as mídias digitais. “A mídia digital, bem como a cultura que envolve todos os processos digitais, se tornou imprescindível para criarmos jovens colaborativos. Tudo faz parte de um grande processo que abrange todas as áreas e não podemos mais fechar nossos olhos para o novo”. Mozart ressaltou que: “Só envelhece aquele que perde ou deixa de correr atrás dos seus ideais”. 

Ainda falando sobre a importância do Projeto de Vida no dia a dia escolar Thaís Helena, Gerente de Conteúdo Pedagógico, reafirmou sobre o papel fundamental da escola em oferecer aos jovens a oportunidade de terem escolhas mais conscientes e assim estarem mais preparados para dos desafios ao longo da vida. “Queremos formar alunos engajados, com autonomia para suas escolhas, éticos e responsáveis”, disse Thaís que na sequência deu início à apresentação dos Itinerários Formativos SAS divididos pelas áreas de estudo. 

O professor Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais, falou sobre o Novo Ensino Médio e como ele transformará a forma de ensino, bem como as novas disciplinas que irão complementar o ensino de matemática, matéria de domínio do especialista, além das outras áreas. O Brasil está revolucionando a forma de ensino com o Novo Ensino Médio. Será maravilhoso podermos levar aos nossos alunos temas que se conectam com o interesse deles, pois uma pergunta que escuto com frequência nas minhas aulas é: mas por que precisamos estudar isso?”, explica Celedônio. O professor afirmou que: “fará mais sentido ter um número menor de alunos engajados em uma determinada disciplina do que uma sala cheia de alunos desinteressados”.  

Celedônio e Mozart foram incisivos em dizer que a matemática precisa ser tratada também com um problema social, e não apenas números e fórmulas. “Precisamos desenvolver nos alunos a inquietude, pois só assim saberão ser questionadores e não apenas seguidores de determinada fórmula”, explica Neves. “O jovem precisa ter uma visão mais humana da vida e isso se aplica à matemática, pois só assim ele saberá gerir o seu dinheiro. Educação financeira é essencial no estudo contemporâneo, isso fará do jovem ser protagonista da própria vida”, finaliza Celedônio. 

Bruno Batista, Gerente Executivo de Consultoria Pedagógica, que mediou todo o evento, finalizou o debate entre os convidados e agradeceu a participação de todos, apresentando o Itinerário vencedor da enquete realizada ao vivo, que junto aos outros 7 irá compor o 8º da lista de itinerários SAS. O escolhido pelos presentes foi: Empreendedores Under 20: iniciativas sociais para mudar a realidade. 

Confira abaixo os 8 Itinerários Formativos SAS: 

Matemática e suas tecnologias 

1 – Fechando a conta: desenvolvendo consciência financeira 

2 – Problemas em xeque: táticas de resolução 

Linguagens e suas tecnologias 

3 – Muito além da influência: argumentação na linguagem 

4 – Strike a pose: nossa vida em rede 

Ciências da natureza e suas tecnologias 

5 – Investigação Forense: onde está a evidência? 

6 – Ambiente-se: escolhas de hoje para viver o amanhã 

Ciências Humanas e suas tecnologias 

7 – Mundo em movimento: explorando fatos e contextos 

8 – Empreendedores under 20: iniciativas sociais para mudar a realidade  

Assista o vídeo abaixo para saber mais:

Gostou da trilha de itinerários formativos SAS e quer levar nossas soluções para sua escola, dando o primeiro passo para a educação do futuro? Clique no banner abaixo e fale com um de nossos consultores especializados!