Atualizado em 30 de março | 2021 por
Em um misto de incertezas diante da pandemia, na qual escolas abrem e fecham em uma velocidade extraordinária e muitos profissionais precisam se reinventar promovendo ações e práticas efetivas, trazer um olhar mais cuidadoso em relação à Educação Infantil no ensino remoto torna-se fundamental e indispensável.
Afinal, ao considerarmos o trabalho com um público de crianças de 0 a 5 anos que está construindo sua autonomia e que, ao mesmo tempo, se torna extremamente dependente das famílias e responsáveis, dar continuidade às aprendizagens essenciais da Educação Infantil no ensino remoto pode representar um desafio e tanto para as escolas.
Pensando nisso, neste artigo, apresentaremos 6 dicas que podem facilitar esse trabalho e trazer uma aprendizagem mais efetiva, respeitando a maturidade de cada grupo, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Confira!
Ações que podem tornar a Educação Infantil no ensino remoto possível!
- Construir uma rotina com os alunos
Orientar os pais e responsáveis na construção da rotina se torna imprescindível para a Educação Infantil no ensino remoto. Entendendo que as crianças dessa faixa etária apresentam dificuldades em se manter por muito tempo em uma mesma atividade, proponha que a rotina seja construída junto com a criança, para que não se torne algo impositivo. Os horários precisam respeitar o tempo dos pais e responsáveis e o tempo de concentração das crianças. Vale ressaltar que existem atividades que podem ser negociadas e outras que são inegociáveis, como, por exemplo: banho, realização das atividades escolares, entre outras.
- Realizar leitura prévia das atividades e comandos apresentados no livro do professor
Essa proposta é essencial para que o professor possa fazer uma readaptação nos comandos das atividades, caso seja necessário. Um bom planejamento, nessa nova perspectiva de trabalho, é estratégico para que o professor pense em ações que possam atender tanto ao modelo presencial, quanto ao remoto.
- Separar o material que será utilizado para as propostas
Após a leitura das orientações, é importante que seja feito um levantamento de materiais que serão utilizados ao longo da sequência didática e listados para que todas as atividades sejam realizadas de maneira efetiva.
- Encaminhar orientações às famílias de como serão realizadas as ações da sequência didática
Essa é a dica de ouro. Explicar o objetivo da atividade em uma linguagem acessível para que os pais consigam acompanhar as propostas da sequência didática vai fazer com que eles consigam compreender a importância dessas propostas para o desenvolvimento cognitivo da criança. Essa ação se torna fundamental tanto para os responsáveis quanto, principalmente, para as crianças que terão uma compreensão do que está sendo esperado, tornando a ação possível e fazendo sentido para quem está realizando e aplicando.
- Intensificar a realização de registros para ajudar na construção dos relatórios
Mesmo a distância é possível planejar momentos individuais com as crianças para conseguir sondar como estão os processos de leitura e escrita. Utilizando nosso material suplementar de desenho e escrita, a criança será estimulada a escrever palavras do mesmo campo semântico e a professora solicitará que após a escrita ela realize a leitura das palavras. É importante que, nesse momento, o responsável foque a câmera na atividade para que os registros do professor sejam realizados. Através dessa ação, o professor conseguirá compreender como a criança está construindo suas possibilidades de escrita e, principalmente, compreender na leitura as hipóteses que estão sendo construídas pelas crianças.
- Promover um momento de culminância como retomada de tudo que foi construído ao longo da sequência didática
Esse momento é importante para resgatar tudo que foi realizado. Pode ser através de mural de fotos, vídeos, registros realizados em WhatsApp, entre outros recursos. O objetivo é aproximar, cada vez mais, as famílias dessas ações para que elas possam compreender o quanto essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento das nossas crianças.
Gostaram das dicas? Não deixe de compartilhar com seus colegas!
Conte com o SAS!
Para a sua escola manter a Educação de Excelência mesmo nos momentos de crise, o SAS oferece um catálogo completo de soluções inovadoras para usar dentro e fora da sala de aula.
Além disso, o SAS conta com assessoria pedagógica especializada que pode ajudar a sua instituição a trabalhar a Educação Infantil no ensino remoto da melhor forma. Clique no banner abaixo e fale com nosso time de consultores para saber mais!
Rebeca Veras Gonçalves
Formada em pedagogia pela UECE, é especialista em Educação Infantil e múltiplas linguagens pela FA7 e gestão e coordenação pedagógica pela UNI7. Atualmente, é Integradora Pedagógica no SAS.
Deixe seu comentário
Comentários
Saionara Costa
Excelente 👏👏👏
8 de junho de 2021 | 10:04
{{{comment.comment_author}}}
{{{comment.comment_content}}}
{{{comment.comment_date}}}
{{#comments_children}}-
{{/comments_children}}
{{{comment_author}}}
{{{comment_content}}}
{{{comment_date}}}