Atualizado em 13 de outubro | 2021 por
É comum professores e gestores se depararem, principalmente nos planejamentos curriculares ou preparações para concursos na área, com a questão: quais as diferenças entre currículo em ação ou currículo oculto? Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, preparamos um conteúdo especial para você.
Existem tipos de manifestações de currículo escolar, também chamadas de níveis de currículo escolar, a fim de distinguir conteúdo, formas de trabalho, organização e seleção pedagógica de cada um deles. São eles: currículo real (em ação), currículo oculto (implícito) e currículo formal (prescrito).
Neste post, vamos nos aprofundar na diferença entre currículo em ação e currículo oculto. Vamos lá!
Vale relembrar: o que é currículo escolar?
O currículo escolar é um documento fundamental para educadores organizarem suas aulas. Muitas vezes exigido pela instituição de ensino, é focado no planejamento e organização do educador. Pode também ser encarado como um instrumento de trabalho para o pedagogo, por ser através dele que o profissional norteia as atividades e intervenções durante o ano letivo.
Lembrando que ele deve estar alinhado com o Projeto Político Pedagógico (PPP) e com outros documentos que envolvem a organização pedagógica da instituição de ensino.
O currículo é utilizado também como “documento de identidade” da escola, por estar presente príncipios e valores. Por conta da constante movimentação de alunos e com a atualização de diversos documentos de ensino, existe a necessidade de manter o currículo atualizado anualmente.
O que é currículo em ação?
O currículo em ação diz respeito ao planejamento do educador que pré-estabelece um conjunto de tarefas de aprendizagem que serão realizadas pelos alunos. É a relação entre teoria, de alguma matéria específica, e as práticas de ensino, ou seja, a interação na aula, a análise dos cadernos e são reguladas através dos planos e programações dos docentes.
É a partir do currículo em ação que o profissional propõe aos estudantes tarefas que possibilitam à memorização, compreensão, criação de rotinas e procedimentos e assim, suprir da melhor forma possível o conhecimento no ambiente escolar.
Portanto, o currículo em ação é o planejamento colocado em prática, é a ação nas salas de aula, que acontece o processo de ensino e aprendizagem e onde o docente tem sua ação mediadora mais evidente.
É o conteúdo real da prática educativa que acontece na realidade do cotidiano escolar, dentro das salas de aula, seguindo o Projeto Político Pedagógico e as diretrizes da instituição de ensino.
O que é currículo oculto?
O currículo oculto é norteado por temas que não estão incluídos formalmente no planejamento de professores. No currículo oculto os educadores utilizam sua experiência e sensibilidade para compreender acontecimentos e trazer melhorias no processo educativo.
O currículo oculto se diferencia dos outros pela necessidade da tomada de consciência do processo de ensino-aprendizado-desenvolvimento em assuntos e dúvidas presentes na realidade do estudante, que podem ou não perpassar o ambiente escolar. Assim, o currículo oculto depende da dinâmica e do contexto no qual a aula acontece, nos quais são geradas aprendizagens sociais importantes.
O currículo oculto também engloba a maneira como os colegas de turma se relacionam, nos cartazes na parede, como os funcionários tratam os alunos e seus pais, no modo de organização das salas de aula, no uso do ambiente escolar, entre outros aspectos.
Com isso, é importante que o docente esteja preparado para qualquer situação, pronto para transformar adversidades em aprendizagens,pois os aprendizados proporcionados pelos imprevistos do cotidiano estão ligados no que tange às atitudes, comportamentos, valores e orientações.
Por ser influenciado pelo momento histórico, também é importante que os temas sociais e contemporâneos estejam atualizados pelos professores. Deste modo, ressalta-se a relevância do papel do educador e gestor, este último assume a sua atuação política na decisão final de como vão lidar com os ocorridos.
Quais são as abordagens do currículo oculto?
- Contribuir na construção do currículo em ação procurando nortear temas adversos que estão fora do planejamento do professor;
- Desenvolver competências que possibilitem aprendizagens para a vida;
- Buscar se preparar para possíveis imprevistos;
- Utilizar-se das experiências para relacionar as práticas pedagógicas com a realidade, contexto social e econômico do aluno;
- Zelar pela integridade do aluno perante a turma e gerenciar com calma e tranquilidade os ocorridos;
- Estabelecer uma relação didática entre ação e reflexão;
- Fomentar espaços de debates em assuntos públicos que emergem;
- Elaborar formas e métodos comportamentais para que os grupos interajam e convivam.
Qual a importância do currículo oculto?
- Guiar na construção social da noção de cidadão e ajudar a construir um conhecimento crítico consciente
Assim, levar o estudante a refletir sobre a realidade em que está inserido e dessa forma possa pensar sobre as maneiras para transformar a sociedade e ter uma qualidade de vida, consciente de suas próprias atitudes.
- Fortalecer atitudes e comportamentos que incentivem o protagonismo perante soluções da sociedade
O professor deve desenvolver competências que possibilitam ao educando um aprendizado para vida. Tais competências se desenvolvem com as experiências vividas em sala de aula, a partir de treino e exercício.
- Cria um diálogo humanizado entre aluno e professor
O educador, através da sua carreira, deve procurar elaborar métodos de diálogos com seus alunos, zelando pela integridade dos mesmos, a partir do bom senso, posicionando-se de forma calma e tranquila.
- Aprender a agir frente a imprevistos do cotidiano
Buscar estudar e entender os espaços e o meio social que seus alunos estão inseridos e a partir dessa compreensão pode elaborar procedimentos para aplicar nas aulas e assim relacionar a realidade de ambos, junto ao conhecimento científico, também conhecida como metodologia STEM.
- Compartilhamento de valores culturais e sociais com os alunos.
É a partir das movimentações, das diversas realidades, que convivem na mesma sala de aula, que o educador transmite valores culturais e sociais. Isso também o torna cada dia mais preparado para solucionar imprevistos. É uma oportunidade para aprendizagens sociais mútuas e relevantes.
É possível a manifestação do currículo oculto e em ação ao mesmo tempo?
A resposta é sim! É possível a manifestação, na verdade, dos três tipos de manifestação do currículo. Alguns autores chamam isso de currículo integrado, algo que nós, do SAS Plataforma de Educação, somos experts.
Deste modo, ao integrar o currículo formal, com o real e oculto, e integrar o estudante no que isso implica na prática cotidiana, torna o processo educativo uma experiência potente para a formação cidadã.
Enquanto o currículo em ação apresenta-se ativamente na sala, com aulas planejadas e roteirizadas pelo docente para a compreensão teórico-prático, o currículo oculto já seria a ruptura do planejamento, que indicará em que pé do debate os estudantes se encontram dentro do processo de aprendizado pré-roteirizado.
O importante é que haja continuidade progressiva na qualificação e competências de cada estudante, oportunizando a equipe docente e gestora um plano de carreira continuado e que também faça sentido na realidade. O alinhamento entre as manifestações dos currículos pode ser uma aposta interessante para as equipes que buscam uma formação inovadora e transformadora.
Dica do SAS
As atualizações curriculares que são complementares às diretrizes de ensino comum, como a questão da Ética, Saúde, Meio Ambiente, Ancestralidades, entre outras, podem ser bem trabalhadas na integração das manifestações dos currículos em ação e oculto.
O Projeto de Vida, por exemplo, tem sido uma alternativa recorrente nos processos de aprendizagem pela possibilidade de ser utilizado na interlocução do currículo em ação e oculto como ferramentas para torná-lo mais assertivo à realidade do jovem.
Que relação tem o currículo com a prática docente?
Não podemos dissociar o currículo com a prática docente. Afinal, o currículo é o norte da prática da gestão escolar, dos professores, da comunidade escolar e do aprendizado dos estudantes. Com isso, o que pode diferenciar os indicadores de relação do currículo com a prática docente é a consciência dos envolvidos.
A chave para o sucesso do currículo aplicado em consonância com a prática docente é a sua participação, comunicação e compreensão dos envolvidos na aprendizagem com o currículo pensado.
Quanto mais os educandos e a comunidade escolar estiverem cientes do currículo em ação ou oculto, mais imersivo o processo de ensino-aprendizagem-desenvolvimento será aos envolvidos. Neste sentido, o papel social do educador e da equipe gestora pode ser evidenciado.
Agora é com o SAS!
Que tal uma ajuda especializada na hora de elaborar o currículo ideal para sua realidade? Se você busca melhores otimizações do currículo oculto e do currículo em ação, a gente pode te ajudar nessa!
Cada vez mais pais e jovens têm buscado escolas com metodologias e processos inovadores de educação. Com os avanços tecnológicos em comunicação e informação, as escolas precisam se atualizar para incluir no ensino-aprendizagem as implicações e mudanças dessa demanda.
Hoje em dia, somente o aprendizado nas disciplinas comuns que perpassam os conhecimentos de linguagens, naturezas e humanidades não são suficientes. As escolas têm trabalhado temas socioambientais, socioemocionais e socioeconômicos nas transversalidades interdisciplinares, como o caso do Projeto de Vida. Afinal, preparar o sujeito para o mundo é o papel da escola.
O SAS Plataforma de Educação conta com uma consultoria pedagógica especializada que pode ajudar sua escola a construir um currículo escolar de qualidade para os alunos, que respeite as particularidades de sua instituição e equipe profissional.
O SAS desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços de excelência para mais de 950 escolas do país. Além disso, possui em seu diferencial, eventos para troca de experiências, assessoria de gestão e formação continuada de professores.
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