Atualizado em 22 de março | 2021 por SAS

O coordenador pedagógico exerce um papel fundamental dentro de uma instituição de ensino. Dentre suas funções básicas, este profissional atua como um articulador entre as famílias, educadores e gestores.

Além disso, este profissional é peça chave na rotina escolar, como uma referência da confiança — seja como tomador de decisões ou, ainda, inspirador para alunos e corpo docente. 

Saiba mais nessa leitura sobre a rotina e atribuições dadas ao coordenador pedagógico. Prossiga com a gente!

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Qual é o papel do coordenador pedagógico?

O papel do coordenador pedagógico engloba diversas ações. Dentre elas, destacamos o suporte aos professores em sala de aula, o aprendizado dos alunos, a organização dos registros de atividades da escola, além do fornecimento de feedbacks para melhoria contínua de todos os profissionais da instituição.

Vamos nos aprofundar nas atuações do coordenador pedagógico em cada um dos momentos citados acima?

  • Suporte aos professores em aula: 

O coordenador pedagógico não deve atuar como um “julgador”, mas, sim, demonstrar uma postura de confiança e de acolhimento para as demandas dos educadores

Sabemos que, muitas vezes, o suporte e o  acompanhamento das aulas é um momento tenso para o professor, que se sente observado. No entanto, o coordenador deve demonstrar que, na verdade, este é um momento construtivo para apontar o que está dando certo e auxiliar nas melhorias.

  • Acompanhar o aprendizado e ensino dos alunos: 

Em um primeiro momento, o coordenador pedagógico deve estar sempre em dia com o acompanhamento dos portfólios dos alunos. Afinal, eles demonstram o reflexo da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem aplicados pelo docente.

Além disso, deve-se revisar o planejamento dos professores, atender as demandas das famílias dos alunos com alguma dificuldade de aprendizado, sugerir atividades e dar suporte aos professores em suas necessidades.

É essencial que o coordenador pedagógico faça parte da rotina de todos os alunos, professores e funcionários da instituição escolar!
  • Organizar registros: 

O coordenador pedagógico é responsável por uma vasta gama de documentos, como, por exemplo:

  1. Documentação das anotações dos professores;
  2. Cadernos de chamadas — sejam eles físicos ou digitais; 
  3. Atas de reuniões feitas em esferas variadas; 
  4. Orientação e revisão do planejamento de aula dos educadores
  5. Revisão e promoção de debates sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.
  • Dar feedbacks: 

É papel do coordenador promover momentos de devolutivas das aulas assistidas e tudo relativo aos professores, como os portfólios dos alunos.

Este é um procedimento essencial para a formação continuada dos professores, já que eles passam a ter um panorama geral de seu desempenho e de pontos de melhoria.

O que diz a LDB sobre a função do coordenador pedagógico?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), as atribuições do coordenador estão aliadas à autonomia para organizar e orientar o trabalho pedagógico dentro da instituição de ensino, além de garantir nos variados setores que se faça uma gestão participativa e democrática. 

Todavia, ainda há uma certa dificuldade em cumprir com fidelidade o que a lei estabelece, devido a fatores práticos mesmo.

Ainda dentro da LDB, de 1996, o papel do coordenador pedagógico passou a ser como um articulador, aquele que transita entre expoentes que compõem a escola, formando vínculos entre docentes, alunos, famílias e o gestor.

Nesta linha, a função desse profissional é contribuir para que se cumpra, na prática, o que o PPP emprega. O coordenador deve seguir e procurar orientar para que a rotina pedagógica na escola esteja alinhada com este documento, seguindo as premissas e procurando executar o que a parte burocrática exige.

Como é a rotina de um coordenador pedagógico?

Na rotina de um coordenador pedagógico, algumas tarefas são: preenchimento de pautas de reuniões de pais e professores, revisão de portfólios, registros de classe e planejamentos, relatórios de conselhos de classe, tabulações de avaliação de desempenho dos alunos e registros das observações de aulas dos docentes. 

O preenchimento de papéis faz parte das suas funções, portanto, o profissional deve sempre manter seu espaço e arquivos bem organizados.

Além dessas atividades, as interações com os mais diversos assuntos e problemas referente ao andamento das atividades pedagógicas da escola compete ao coordenador pedagógico. 

Este é um profissional de resolução de questões rápidas e cotidianas. Porém, ao mesmo tempo, ele busca as melhores soluções para as problemáticas que envolvem assuntos coletivos de sala

Além disso, o coordenador pedagógico também é responsável por auxiliar em questões e problemas individuais dos alunos. Podemos dizer, então, que ele atua sendo um braço direito da direção neste momento.

A função do coordenador está muito atrelada a uma imagem de liderança dentro da escola. Portanto, sua presença junto a todos exige uma postura exemplar enquanto profissional. Seu cargo é, além de todas as atribuições, uma referência para as famílias, alunos e demais membros que compõem a comunidade escolar.

gógico estimula todos a sua volta para se desenvolverem, buscando que a escola esteja sempre em dia com as melhores metodologias!

O que é preciso para ser um coordenador pedagógico?

Para o educador que almeja uma posição de coordenador pedagógico, há alguns pontos a observar que vão agregar para atingir sua meta, por exemplo:

  • Pós-graduação: 

A especialização em coordenação pedagógica está disponível em diversas faculdades e universidades, devidamente credenciadas pelo MEC. 

Inclusive, no site do Portal do MEC é possível saber mais como este curso opera e quais os fatores que devem ser levados em conta.

Em sua maioria, a formação conta com uma carga horária de 405 horas. Além disso, é requisito mínimo possuir uma graduação voltada para a educação e disponibilidade indicada de, pelo menos, 10 horas semanais para acompanhar o estudo.

Porém, é interessante que o profissional que deseja se tornar coordenador tenha um tempo extra para se dedicar aos estudos e se atualizar frente a todas as mudanças vivenciadas pelo mundo!

  • Formações: 

Além da especialização, cursos de formação são essenciais para quem deseja seguir como coordenador pedagógico.

Saiba que procurar sempre estar se atualizando nos mais diversos âmbitos da educação é um dos requisitos fundamentais para exercer tal função. 

O coordenador pedagógico precisa estar atento às transformações educacionais que a sociedade sempre enfrenta e, assim, preparar seus professores para trabalhar com melhores e inovadoras possibilidades metodológicas.

  • Experiências: 

As vivências como docente e o período de experiência dentro de escolas otimiza — e muito — a função do coordenador pedagógico. 

É por meio destas que o profissional consegue ampliar a empatia, oferecer melhores sugestões e entender todo o processo de ensino e aprendizagem, com uma visão macro e holística da realidade da instituição e sua comunidade.

  • Perfil: 

O perfil pessoal do coordenador pedagógico é essencial para seu desenvolvimento e atuação. Algumas competências e habilidades são relevantes para desenvolver as atividades no cotidiano

Certamente, uma delas é a empatia, mas, também, a capacidade de diálogo, os esforços e comprometimento com o projeto que envolve a escola, a resiliência. Um ponto-chave que destacamos é a disposição em, mais que solucionar problemas, ter a capacidade de aprender sempre com todas as situações que ele enfrentará no dia a dia.

O contato com a realidade de cada família e de cada aluno é fundamental dentro da rotina de um coordenador pedagógico.

Porém, entre tantas atribuições, o coordenador pedagógico não está nunca sozinho. Além do apoio de todo o corpo docente e escolar, é de extremo valor contar com o suporte de ferramentas que se preocupam com a escola.

O SAS aparece como um parceiro estratégico de quem deseja se tornar e/ou aperfeiçoar as boas práticas de coordenação pedagógica. Nós atuamos por meio de soluções inovadoras, pautadas na BNCC e focadas no pleno desenvolvimento do aluno.

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