Atualizado em 29 de janeiro | 2021 por SAS

O acolhimento escolar deve ser compreendido como uma força em simbiose, que atua no equilíbrio da instituição e como agente transformador e desenvolvedor sociocultural da comunidade escolar como um todo, uma vez que o desenvolvimento das competências socioemocionais está incluído nas diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). 

O acolhimento escolar é parte fundamental deste aprendizado e contribui para a formação dos alunos no desenvolvimento de suas habilidades essenciais, através do exemplo e da edificação de valores. Por meio deste texto, iremos aprofundar mais sobre a importância do acolhimento escolar e como promovê-lo, de forma eficiente, na escola.

Acolhimento escolar: o que é e como funciona?

A instituição, como uma equipe e como um importante apoio para os pais, deve se atentar para efetuar uma retomada às aulas presenciais, considerando algumas etapas importantes. 

O acolhimento consiste na relação estabelecida entre o grupo escolar e os alunos com suas famílias, e que deve ser fortalecida para que um trabalho bem elaborado e consistente possa ser oferecido durante todo o ano. 

Isso vale para os primeiros momentos das famílias, alunos e escolas no ano letivo, devendo ocorrer ao longo do ano inteiro em situações variadas e que necessitem de maior intervenção socioemocional por parte dos docentes. Uma forma de fazer isso é, por exemplo, através de momentos de diálogo e escuta.

Já pensando na retomada das aulas presenciais, após um longo período de paralisação das atividades causada pela pandemia, as escolas precisam se preparar para trabalhar a questão emocional, tanto dos alunos, como dos educadores.

E, para isso, é importante que todos estejam engajados para receber as famílias e os alunos nesse retorno, promovendo um efetivo acolhimento escolar e educacional, já que podem ter vivenciado momentos traumáticos e difíceis durante o isolamento social, além dos eventuais impactos referentes à aprendizagem dos estudantes. 

Um bom caminho de entender esses impactos emocionais é debater, no retorno, como a vida de cada um foi impactada pela pandemia, ressaltando os desafios e aprendizados do período de ausência física da escola.

Acolhimento escolar para professores

O acolhimento escolar atua também no cuidado com  os professores, dando suporte pedagógico e emocional para instrumentalizar o profissional, para que ele tenha condições de dar uma boa sequência no ano letivo.

O início de ano também é marcado pelas mudanças no quadro de docentes, portanto, integrar os novos colaboradores à equipe de trabalho é fundamental para promover um bom acolhimento para os docentes, de maneira geral.

O acolhimento também é fundamental para os educadores recém-formados. O início de carreira na docência corresponde aos cinco primeiros anos de atuação na instituição de ensino. Apoiar, guiar e fortalecer vínculos de confiança com este professor que chega à escola com grandes expectativas, certamente, é o princípio de um trabalho muito mais exitoso.

Todo professor precisa sentir-se acolhido e com a certeza de que terá os recursos disponíveis para a resolução dos seus conflitos de ordens variadas, durante o ano letivo. Para a retomada das aulas presenciais, que por si só, pode levantar incertezas, esse processo se torna ainda mais fundamental. 

Juntamente com os gestores e com uma equipe de trabalho bem direcionada, é perfeitamente possível criar um ambiente de bom acolhimento escolar para todos, em que exista confiança mútua e uma sólida parceria.

O período de retomada das aulas será bastante desafiador. Assim como os docentes adaptaram as aulas para o ensino remoto, eles eventualmente precisarão de um bom direcionamento sobre a melhor forma de retomar as aulas presenciais considerando as questões socioemocionais envolvidas, tanto para o professor como para os alunos. 

Portanto, os gestores necessitam estabelecer ferramentas para que o educador tenha total apoio, seja pedagógico ou emocional, no retorno das atividades presenciais, e para que possam, em contrapartida, apoiar os alunos e suas famílias nesse processo.

O acolhimento escolar também deve ser planejado para professores, permitindo que trabalhem com tranquilidade e segurança, atendendo aos objetivos escolares.

Acolhimento escolar para famílias

O acolhimento escolar junto às famílias é uma mola propulsora para a escola operar com sucesso. A tríade aluno-escola-família só se constitui bem se todos os lados atuarem em conjunto, pensando sempre no melhor para o aluno.

Os primeiros contatos com a família são muito importantes para criar uma imagem positiva da escola e estreitar os laços. É importante gerar uma boa comunicação com os familiares, estabelecendo um canal de apoio e diálogo bem estruturado e, consequentemente,uma relação próxima com eles, para que se sintam parte do contexto escolar. 

O papel do professor é destaque aqui, pois ele é a referência de alunos e familiares, atuando como peça-chave para que o ano letivo seja bem estruturado. Assim, é importante que o docente esteja bem preparado para acolher as famílias de maneira adequada.

As ferramentas tecnológicas também contribuem para que escola e família possam se comunicar melhor, além das tradicionais agendas. O acolhimento escolar busca manter esses canais ativos, no entanto, a equipe gestora deve sempre se colocar à disposição para o atendimento presencial e se fazer presente de forma visível em todas as oportunidades, como, por exemplo, nas reuniões de sala de aula.

Inclusive, as reuniões são excelentes momentos para fortalecer o vínculo com os responsáveis pelos alunos. Alguns tópicos são relevantes para estreitar ainda mais a relação família-escola nas reuniões, tais como: 

  • compreender as demandas dos pais e dar espaço para feedbacks;
  • enfatizar a importância da presença deles na escola;
  • realizar reuniões periódicas;
  • trazer assuntos relevantes, de cunho pedagógico;
  • utilizar linguagem clara e objetiva;
  • manter uma postura amigável, mas confiante; 
  • manter a empatia nos momentos de acolhimento escolar, especialmente agora, com a retomada das aulas presenciais em algumas regiões do Brasil.

Acolhimento escolar para cada aluno

As escolas não podem pautar o ensino apenas em conteúdos acadêmicos, mas operar, também, no sentido socioemocional. Aliar as competências socioemocionais a uma rotina de sala de aula, vivenciada através da relação com os colegas e professores, é uma forma prática de transformar os possíveis obstáculos em aprendizados.

O corpo docente, a coordenação e os gestores devem ter um olhar atento, tanto para o comportamento, quanto para o diálogo que os estudantes apresentam. Nem sempre as crianças e adolescentes conseguem verbalizar de forma clara o que sentem e as dificuldades que enfrentam. Dessa forma, a atenção deve ser redobrada frente aos sinais que possam apresentar para que, assim, possa haver uma intervenção adequada, através de um acolhimento escolar mais preciso.

A escuta atenta é uma ferramenta muito importante a ser aplicada após o longo período sem aulas presenciais, devido à pandemia. Alguns alunos tiveram perdas significativas, já outros passaram por momentos de angústia e sofrimento longe da escola e com a rotina alterada. 

Acolher os alunos, abrindo espaço para rodas de conversa sobre o assunto e realizar a escuta individual é promover o acolhimento escolar.

O aluno que se sente acolhido tende a apresentar um comportamento mais colaborativo em sala de aula, o que acaba refletindo no aproveitamento acadêmico da turma toda, além de tornar as aulas mais prazerosas e produtivas para todos.

Como o professor atua no acolhimento?

A escola é um sistema completo quando entendida a partir de um conceito real de comunidade, sendo o acolhimento escolar um propulsor do desenvolvimento da turma e, também, da instituição como um todo. 

É através desse acolhimento, que os vínculos são formados e os elos de confiança são consolidados, ao mesmo tempo que a escola passa a ser vista como um local mais humano e aconchegante, distanciando-a um pouco de uma função meramente acadêmica.

Para que o educador consiga realizar um bom acolhimento escolar, é fundamental que ele próprio tenha todo suporte por parte da escola para conseguir desenvolver seu trabalho com êxito.

O professor tem impacto direto na qualidade da educação, portanto, precisa de grande atenção e ser acolhido pela gestão também socioemocionalmente para que, assim, possa reproduzir estes valores nas suas práticas.

O contexto vivenciado nas escolas exige cada vez mais habilidades, e o educador precisa se sentir fortalecido como membro de uma equipe de trabalho que atua em harmonia e sintonia, pensando sempre no bem-estar de si e dos alunos.

Docentes com um bom desenvolvimento socioemocional refletem suas competências nos alunos, tornando o ambiente mais favorável para a aprendizagem.

O professor tem papel central no acolhimento escolar dos estudantes.

Algumas considerações sobre as habilidades emocionais para este período

A própria BNCC, em seu texto, traz a importância do estímulo das habilidades de autogerenciamento, autoconhecimento, habilidades de relacionamento, consciência social e tomada responsável de decisões. 

O acolhimento escolar para cada aluno parte, também, dos princípios da BNCC, contribuindo para o desenvolvimento de competências essenciais importantes, como ética, empatia, resiliência e respeito.

Algumas atividades para promoção do acolhimento escolar, através das habilidades socioemocionais expostas na BNCC, são:

  • Debates e rodas de diálogo: conversas em grupo sobre determinados assuntos. Ouvir a opinião e os sentimentos do próximo trabalha o respeito e contribui para nomear as emoções, atividade essencial no retorno às aulas presenciais.
  • Escrita: é também uma forma de promoção do acolhimento escolar, quando direcionada para expor questões referentes aos sentimentos de forma geral. Nem todos os alunos conseguem se expressar verbalmente. Dessa forma, a escrita é uma forma de se comunicar com este tipo de aluno.
  • Pintura e expressões artísticas: estas são maneiras do professor permitir que o aluno expresse seus pensamentos por outras vias. Toda forma artística serve como reflexão, tanto para os colegas, como para os docentes.

Soluções SAS para desenvolver habilidades socioemocionais

O SAS é um apoio nos momentos de acolhimento, tanto para instituições como para professores e alunos, servindo como parceiro no desenvolvimento das habilidades socioemocionais do aluno durante toda sua vida escolar.
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