Atualizado em 1 de junho | 2021 por
A reunião pedagógica é o momento em que professores e gestores alinham os objetivos, discutem as práticas pedagógicas e o acompanhamento dos processos de ensino oferecidos.
Ela deve ser elaborada e planejada com antecedência e com base em pautas claras e objetivas, para que haja clareza na comunicação, fortalecendo a compreensão das metas e visando sempre otimizar a gestão da escola como um todo.
Um bom planejamento dos encontros pedagógicos tende a torná-los mais prazerosos e produtivos,contando com discussões de pontos-chave que enriquecem e motivam o grupo de professores e gestores.
Se você deseja saber mais sobre como organizar uma reunião pedagógica de qualidade, é só continuar lendo este artigo. Boa leitura!
Qual o principal objetivo de uma reunião pedagógica?
Antes de entender como organizar uma reunião pedagógica, é essencial que você tenha estabelecido o objetivo dessa prática para sua instituição e para sua equipe pedagógica.
A reunião pedagógica com professores é um momento de ajustes, de trocas de informações voltados para revisão e melhoria dos planos de aula e para situações em que alguma dinâmica de ensino possa ser alterada, por exemplo.
Além disso, um dos objetivos centrais desse encontro tão importante é orientar e definir o alinhamento dos planos de aula com o projeto político pedagógico (PPP) e o currículo, que normalmente é definido antes do início do ano letivo, mas que deve ser considerado durante as reuniões pedagógicas seguintes.
Portanto, debater e acompanhar os diversos formatos de ensino, assim como trocar informações e ideias para a melhoria na educação, são pontos muito relevantes para uma reunião pedagógica.
Reunião pedagógica: dicas para organizá-la!
O planejamento de uma reunião pedagógica bem organizada é sinônimo de produtividade e qualidade, o que gera maior entrosamento e melhoria dos processos. Com esse tipo de organização, acaba sendo muito mais fácil atingir os objetivos propostos nas pautas.
Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que auxiliam gestores e professores neste momento tão importante. Veja:
- Mapeie todas as necessidades e elabore pautas
O planejamento das pautas é o esqueleto e torna-se fundamental para que a reunião seja bem sucedida. Os tópicos a serem discutidos devem vir de demandas dos professores.
Dessa forma, o coordenador ou responsável deve estar atento às necessidades prévias, identificando questões importantes a serem discutidas em maior escala.
- Inclua o corpo docente ativamente na reunião
Os professores precisam sentir-se acolhidos em uma atmosfera democrática, onde possam expressar suas ideias e opinar, participando ativamente da construção das melhorias e solucionando, em conjunto,possíveis obstáculos apresentados nas pautas.
Todas as informações relevantes trazidas pelos docentes, bem como fatos acordados, devem constar no relatório da reunião.
- Defina objetivos para um período de tempo
Delimitar o tempo para cada pauta é necessário para que a reunião pedagógica cumpra o proposto, não se perdendo nos objetivos.
A escuta mútua e a troca de ideias devem existir, porém, estipular limites de tempo é dar o suporte para que o encontro flua melhor. Desta forma, nenhum assunto pré-estabelecido na pauta deixa de ser abordado por falta de tempo.
Caso haja discussões por um tempo maior sobre determinado assunto, é possível limitar um período para cada um. O mais indicado é que todos consigam se expressar!
- Apresente o calendário escolar
O calendário escolar é um documento fundamental para que a equipe planeje de forma mais ampla os eventos, feriados e acontecimentos anuais. Sendo assim, ele opera como uma estrutura pedagógica para visualizar o tempo que será destinado a determinada atividade escolar.
Apresentá-lo e, posteriormente, revisita-lo na reunião pedagógica de professores é importante para melhor organizar os planos de aula e as demais atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano, recebendo feedbacks contínuos do que pode ou não funcionar.
- Tenha um objetivo principal
Os objetivos da reunião pedagógica devem ser claros para que haja maior eficiência no encontro. O coordenador ou responsável pela condução da reunião deve ter tudo bem anotado no roteiro das pautas.
Por exemplo, se um dos objetivos é verificar a possibilidade de inserir a gamificação em uma ou mais matérias, é importante refletir sobre o objetivo específico desta ação e já estabelecer quais serão os argumentos ou informações necessários para o debate junto aos docentes.
Mesmo com os objetivos claros, as pautas devem ser sempre abertas para alterações, pois o foco democrático das decisões não pode se perder.
Explanar as metas é importante, mas é importante deixar claro, desde o primeiro momento, que todos ali presentes são membros importantes da equipe, no intuito de valorizar a presença do professor e estimulá-lo a participar ativamente.
Além disso, defina previamente e reveja os detalhes do local onde a reunião deve ocorrer, os materiais de apoio e a disposição do espaço. A organização dinamiza o encontro, além de minimizar atrasos.
- Faça uso da tecnologia
A inovação tecnológica está cada vez mais presente dentro das instituições de ensino. Os professores, quando expostos à experiência de aprender ou fazer uso de algum recurso tecnológico, tendem a ser instigados a utilizá-lo, também, em sala de aula.
Além do uso da tecnologia no encontro, é interessante abordar assuntos pertinentes à junção da tecnologia à educação, explicando seus benefícios e formas de utilização e dando sugestões de como trabalhá-la em aula, a fim de motivar e e engajar os estudantes.
- Envolva todas as pessoas de maneira positiva
Algumas ações praticadas na gestão podem criar uma atmosfera favorável à reunião pedagógica com professores, como:
- Exaltar a importância da participação coletiva naquele momento;
- Envolver toda a equipe presente;
- Estimular a fala e a reflexão.
Além disso, apresentar todas as pautas, esclarecendo o que será abordado, gera confiança e demonstra mais organização. Também é de bom tom providenciar um momento de pausa, oferecendo comes e bebes, para que seja um momento saudável de integração e descontração do time.
Os docentes devem visualizar o momento como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, não apenas como obrigação.
Trazer uma mensagem, uma dinâmica positiva no início do encontro, por exemplo, pode auxiliar a romper a tensão e eliminar expectativas negativas sobre o que irá ocorrer.
- Faça uma síntese ao final
É importante dar voz aos presentes em um exercício de retomada aos assuntos discutidos, pois auxilia no processo de internalização, compreensão e memorização, por isso, procure:
- Retomar de forma resumida o que foi dito e os acordos efetuados;
- Solicitar aos docentes para que se voltem aos tópicos da reunião.
O relatório de reunião pedagógica é um documento muito importante que, no final do encontro, deve ser lido e assinado por todos os docentes presentes, firmando assim o compromisso com os assuntos e acordos feitos naquela ocasião.
Os professores que, por razão de força maior, não puderem estar presentes devem ser informados sobre o que foi conversado, para estarem cientes dos acordos firmados.
- Proponha momentos de reflexão
Após a reunião pedagógica, é importante que os professores, além de absorverem o que foi discutido, tragam insights e se sintam motivados.Uma boa oportunidade para isso é propor momentos de reflexão.
É possível optar por dinâmicas, sejam em textos, áudios ou vídeos, por meio das quais os presentes podem analisar e refletir melhor sobre as pautas abordadas. Além de, claro, criar um ambiente de colaboração, onde possam utilizar a vivência diária para refletir sobre a possibilidade da implementação de uma ideia.
Neste caso, é importante que o professor se sinta confortável em compartilhar dados da sua sala de aula, por exemplo, a fim de debater com os demais educadores sobre o modo como a aula está sendo conduzida, obtendo feedbacks construtivos.
Sendo assim, o ideal é contar com um suporte que garanta a melhoria da escola e também proporcione mais facilidade e otimização do processo de ensino!
O SAS educação oferece formação para gestores e professores, além de consultoria integral personalizada, dando suporte para as instituições de ensino otimizarem seus processosPara entender como o SAS pode ajudar sua escola, clique aqui e conheça nossas soluções. Não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre gestão pedagógica.
Deixe seu comentário