Atualizado em 20 de maio | 2021 por
A interdisciplinaridade é a união de disciplinas e conteúdos contextualizados com o cotidiano do aluno. O SAS já organizou um material que trabalha o conceito atentamente, para conferir é fácil: clique aqui.
Neste texto, abordaremos o projeto interdisciplinar de modo amplo, com orientações relevantes para todos os anos, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Discutiremos a importância dessa ferramenta pedagógica, como executá-la e quais são os resultados esperados com sua aplicação.
Qual a importância do projeto interdisciplinar?
O projeto interdisciplinar parte do princípio que os interesses dos estudantes e a busca de soluções para os problemas (de sala de aula ou da escola) reflitam o desejo coletivo de pesquisar os temas a fundo.
Mas, vamos com calma. Primeiro, quais as recomendações que os educadores podem colocar em pauta durante a elaboração de um projeto interdisciplinar? Para começar, é fundamental considerar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada escola.
O projeto interdisciplinar amplia o engajamento e a motivação dos estudantes, formando cidadãos preparados para enfrentar os desafios da sociedade por meio de alternativas e soluções criativas e inovadoras.
Além disso, projetos interdisciplinares aumentam a visibilidade da escola, pois os envolvimento dos estudantes com pesquisa e solução de problemas pode ir para além da escola, podendo despertar os olhares da comunidade para a importância do ensino.
Como elaborar um projeto interdisciplinar na sua escola?
Embora possa parecer tarefa simples, a elaboração de um projeto interdisciplinar exige alguns passos e cuidados. Para ajudar você, separamos os três passos básicos para a implementação de um projeto como esse:
1. Projeto interdisciplinar: primeiro, o planejamento
Depois de consultar o projeto político-pedagógico da instituição e a BNCC, o docente deve agendar um horário para dialogar com os outros professores e colaboradores também envolvidos na iniciativa. É importante que todos os agentes do projeto interdisciplinar estejam com os objetivos, justificativa e desenvolvimento de atividades alinhados.
Se você ainda tem dúvidas sobre como desenvolver um bom planejamento, aproveite as dicas que o SAS preparou para você, clicando no banner:
Pensando no planejamento do projeto interdisciplinar, em seguida, é relevante realizar um levantamento de temas de interesse dos estudantes, definir algumas questões, por exemplo: será um projeto de apenas um mês, seis meses, um ano? Quais serão as metas? Quem serão os responsáveis?
Lembre-se: é fundamental que as estratégias desses tópicos façam sentido para a realidade da instituição e considerem, também, eventuais pedidos de autorizações específicas e atividades abertas à comunidade, como feiras interdisciplinares e gincanas.
Atenção especial para os espaços exigidos pelas atividades propostas e a estrutura que a escola possui. Por exemplo, a escola possui laboratórios ou espaços para hortas? Pense nisso antes de lançar as ideias do projeto interdisciplinar .
Outro fator é que a carga horária do trabalho presencial colaborativo deve respeitar os horários disponíveis e não ultrapassar os limites da sala de aula tradicional, pois ambos são importantes e possuem uma relação de complementaridade.
2. É hora de colocar o bloco na rua: a execução
A execução do projeto interdisciplinar é o momento em que as crianças e adolescentes estão pesquisando, escrevendo, lendo e criando. Neste momento, os educadores podem observar e mediar o raciocínio intuitivo dos estudantes na busca das respostas, incentivando a autonomia, a investigação, a criatividade, colaboração e a flexibilidade.
Dentro dessa etapa, o professor também tem a função de promover o engajamento dos estudantes, isto é, sanar suas dúvidas e pensar ajustes no projeto interdisciplinar. Os alunos precisam de apoio e da motivação, ambos funcionando como uma espécie de combustível para que o projeto seja executado com êxito.
3. A cereja do bolo: os resultados do projeto!
Depois de tanto planejamento e empenho, é hora de celebrar os resultados obtidos e de fazer uma avaliação da aplicabilidade do projeto interdisciplinar adotado. O SAS preparou uma seleção de metodologias avaliativas para ajudar a sua escola nesse momento: confira clicando no banner.
A avaliação precisa olhar menos para as notas e mais para o aproveitamento do que foi pesquisado e das habilidades desenvolvidas, tais como: autonomia, senso crítico e capacidade de se comunicar dentro do grupo.
O aluno que consegue aplicar aquilo que foi proposto em sala de aula no seu cotidiano fora da escola, certamente, possui uma relação mais sólida com o conhecimento do que aquele que estuda meramente para conquistar notas.
Quando o projeto interdisciplinar termina, os professores e funcionários da escola não só podem, como devem, manifestar a sua própria avaliação sobre a adequação do planejamento desenvolvido. Feedbacks positivos e negativos aprimoraram o próximo projeto. Lembre-se: as melhorias para o futuro são pensadas no presente.
5 dicas um projeto interdisciplinar de sucesso:
Agora que você já conhece os três passos de implementação do projeto interdisciplinar, separamos ainda cinco dicas indispensáveis para aumentar as chances de sucesso do seu planejamento, anota aí:
- Estruturar o projeto interdisciplinar: pensar sobre a justificativa, objetivos e desenvolvimento do planejamento e compartilhar com os demais profissionais, para que o trabalho seja construído de forma colaborativa. Além disso, pensar as habilidades que podem ser desenvolvidas e as áreas de interesse, tanto da escola quanto dos estudantes.
- BNCC: elencar quais competências apresentadas no projeto interdisciplinar estão de acordo com as diretrizes da BNCC, estabelecendo uma conexão sólida com a Base. Isso porque conectar as competências facilita a visualização dos objetivos e metas do projeto interdisciplinar.
- Preparação para o ENEM: o projeto interdisciplinar possibilita um estudo mais prazeroso. Assim, os estudantes conseguem se conectar melhor com os assuntos, ampliando a capacidade de argumentação e percepção do universo dos conteúdos acadêmicos. O ENEM trabalha, justamente, com questões interdisciplinares, desse modo, ao desenvolver um projeto interdisciplinar na escola, os estudantes já estarão familiarizados com o método no momento da prova.
- Expor o que foi feito: é fundamental dar visibilidade, tanto para a iniciativa interdisciplinar quanto para a escola. Para isso, podem ser utilizadas redes sociais, e-mails institucionais, site/blog da escola, ou seja, canais que levem o projeto interdisciplinar para a comunidade de uma forma ampla e colocando os estudantes como protagonistas das ações. Atenção: não esqueça de consultar sobre o consentimento dos professores, funcionários, estudantes e famílias, para compartilhar essas informações.
- Problematizar questões: se o projeto interdisciplinar incentiva o desenvolvimento crítico dos estudantes, não faz sentido que as atividades sejam aplicadas de maneira impositiva, concorda? Conversar com os estudantes sobre as impressões das pesquisas propostas, impactos que os trabalhos podem gerar e aplicabilidade na comunidade é relevante até para a própria consolidação do projeto interdisciplinar.
Depois das dicas, chegou o momento de experimentar e arriscar, é hora de se reunir com a sua equipe de professores e pensar um projeto interdisciplinar que se adeque a realidade da sua escola e comunidade.
Se ainda ficaram dúvidas sobre o projeto interdisciplinar, a equipe de profissionais do SAS está aqui para ajudar com soluções modernas e comprometidas. Se for escola SAS, basta procurar o seu consultor pedagógico. E se ainda não é escola SAS e quer entender como podemos te ajudar, basta clicar no banner que um dos nossos consultores estará pronto para sanar qualquer dúvida específica!
Deixe seu comentário