Atualizado em 19 de maio | 2021 por SAS

A interdisciplinaridade na Educação Infantil é uma questão que vem sendo cada vez mais debatida por pesquisadores da área. Isso porque, a educação na primeira infância é um desafio em muitos aspectos e exige uma construção dinâmica do conhecimento, tanto para estimular a atenção dos pequenos, quanto para ajudá-los a compreender melhor o mundo.

Porém, mesmo sabendo da importância da interdisciplinaridade na Educação Infantil, é comum professores sentirem-se perdidos sobre como colocar o modelo em prática. Então, vamos levantar alguns temas para reflexão e trazer dicas de atividade para aplicar em sala ou no ensino remoto. Confira!

O que é interdisciplinaridade na Educação Infantil?

É uma forma de construir conhecimento de maneira integrada. O conteúdo interdisciplinar une as ferramentas de várias disciplinas e as conecta com aplicações reais do cotidiano do estudante, saindo apenas do decorar ou repetir.  

Essa abordagem é prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e tem o objetivo de prender a atenção do estudante, bem como tornar o aprendizado mais efetivo. 

No caso da Educação Infantil, é importante lembrar que as crianças ainda estão aprendendo a se expressar, familiarizando-se com regras sociais e construindo a própria identidade. Portanto, considerar as necessidades e interesses no momento do processo pedagógico vai facilitar e estimular o aprendizado. A abordagem interdisciplinar leva, justamente, isso em conta.  

O lúdico e a interdisciplinaridade na Educação Infantil

A interdisciplinaridade na Educação Infantil pode ser trabalhada com a ajuda de atividades lúdicas.

Trabalhar com atividades lúdicas é imprescindível quando se fala de interdisciplinaridade na Educação Infantil. Nesse momento da vida, brincar é o principal mecanismo que a criança possui para se expressar e compreender o mundo adulto.

Em sala, o professor deve buscar alternativas que valorizem os jogos no processo de aprendizagem. Entre as principais vantagens, estão: 

  • Ajudar os alunos a resolver conflitos;
  • Aprender a negociar e respeitar regras;
  • Compreensão das questões morais;
  • Desenvolvimento de raciocínio lógico.

Por exemplo, o jogo da dança das cadeiras, com o qual é possível trabalhar conceitos de matemática (já que o número de assentos vai diminuindo), ritmo, coordenação motora e resolução de conflitos. Isso só para começar.

É importante lembrar ainda que o lúdico vai além dos jogos. Ele aparece, por exemplo, na contação de histórias, em peças teatrais e na visita ao jardim da escola, para pesquisar a vegetação e os animais.

5 iniciativas interdisciplinares na Educação Infantil

Agora que você compreendeu melhor a interdisciplinaridade na Educação Infantil e a importância de trabalhá-la em associação com atividades lúdicas, chegou o momento de pensá-la prática!

Selecionamos cinco iniciativas que unem diferentes disciplinas. A melhor parte é que muitas delas podem ser realizadas tanto no ensino presencial como a distância.

  1. A interdisciplinaridade entre a educação física e as artes circenses
A educação física e o circo têm tudo a ver com a interdisciplinaridade na Educação Infantil.

A educação física é o momento perfeito para a criança aprender mais sobre o próprio corpo e seus movimentos. Vale a pena pensar na interdisciplinaridade de atividades que envolvam coordenação motora, força, percepção dos membros superiores e inferiores, expressão corporal, dança etc.

Fica fácil notar que essas ações são praticadas também nas artes circenses. A união desses dois universos na Educação Infantil é perfeita. O que é mais lúdico do que o mundo do circo?

Algumas atividades que podem ser realizadas são:

  • rolamentos para a frente e para trás, elementos básicos em qualquer acrobacia;
  • interpretação de alguma cena cômica usando apenas a expressão corporal, remetendo à arte do palhaço;
  • manipular uma ou duas bolas ao mesmo tempo, fazendo alusão ao malabarismo.
  1. Educação ambiental

A educação ambiental é um dos conteúdos interdisciplinares mais desenvolvidos na Educação Infantil. Vale a pena investir nas seguintes atividades:

  • Visitas ao jardim da escola (ou casa do aluno)
Passeio na florestinha! É possível trabalhar a interdisciplinaridade na Educação Infantil, explorando a própria escola.

Voltar para a sala e trabalhar contagem de pétalas na disciplina de matemática, alfabetização (com identificação da fauna e flora) e reprodução dos elementos observados na disciplina de artes.

  • Cultivar uma planta

Você pode pedir para o aluno plantar a semente de algum vegetal. A partir daí, é possível trabalhar com as pequenas questões relacionadas à alimentação saudável, ciclo de vida das plantas, consciência ambiental etc.  

  • Uso consciente da água 

É possível desenvolver uma interdisciplinaridade com as ciências, explicando a importância dos hábitos de higiene pessoal, ao mesmo tempo que se conscientiza sobre a economia de água. Por exemplo, faça uma aula sobre escovação dental e peça para os alunos, no momento da escovação, lembrarem de fechar a torneira.

Além disso, é possível conversar com eles sobre os locais que são cobertos de água no planeta, falar sobre a importância de beber água ou trabalhar músicas relacionadas ao assunto.

  1. Ciências e matemática: parceria mais que bem-vinda

Algumas dicas de atividades interessantes para trabalhar a interdisciplinaridade entre ciências e matemática:

  • Fazer mousse

Pegue uma receita simples de mousse e trabalhe com os pequenos questões relacionadas à adição e divisão de ingredientes, conteúdos de matemática. Ao mesmo tempo, converse com eles sobre as diferentes texturas dos elementos e suas transformações, principalmente, quando misturados e depois de gelados.

  • Identificar bichos com formas geométricas

Selecione fotos de vários animais e converse com as crianças sobre os nomes, as origens dos bichos e a quais espécies pertencem. Junto a isso, relacione cada animal com formas geométricas.

Assim, um peixe pode ser composto de um círculo e um triângulo; um cachorro, de um retângulo, um círculo e um triângulo; um urso de um quadrado e vários círculos. Existem diversas imagens na internet para você se inspirar.

  • Água em vários estados

Esta é uma atividade bem legal e simples de fazer. Peça para a criança encher um copo com água e colocar no congelador. Quando o líquido congelar, peça ao aluno para encher outro copo com água natural e mais um, só que com água pela metade.

A partir daí, você pode trabalhar os conceitos de estados líquido e sólido de um mesmo elemento, bem como assuntos relacionados à divisão e fração. 

  1. História e linguagens
Quem conta um conto, aumenta um ponto: a contação dos fatos históricos pode tornar o estudo de história mais divertido e interdisciplinar.

Unir as disciplinas de história e linguagem é algo bem simples. Atividades interessantes que você pode realizar com os seus alunos são:

  • Ler um livro infantil que retrata algum período ou personagem histórico

Hoje, existem muitos livros que trazem adaptações de fatos históricos, personalidades importantes e, ainda, literatura clássica. Trabalhe em conjunto questões relacionadas à alfabetização, divisão silábica, etc.

Um bom exemplo inclui a coleção pedagógica do SAS Educação, com vários livros para o Ensino Infantil que favorecem essa interdisciplinaridade. Além disso, os exemplares da Coleção Brasil, do Grupo Editorial Zit, trazem a adaptação lúdica da história brasileira.

  • Fazer uma peça teatral

Você pode encenar com os pequenos uma peça de algum momento histórico e trabalhar, com isso, a questão da linguagem oral. Isto, tanto em português, quanto em idiomas estrangeiros, como o inglês.

  1. Música e experimentação interdisciplinar

A música sempre chama a atenção das crianças. Então, utilize-a para trabalhar a interdisciplinaridade na Educação Infantil de diferentes maneiras e com várias disciplinas:

  • Alfabetização com música

Utilize canções para ajudar os alunos a entender como funciona o alfabeto e as formações de pequenas palavras.

  • Educação física e ciência com música

Vale a pena também utilizar canções para trabalhar a expressão e a consciência corporal. Assim, você pode fazer um determinado som e dizer para as crianças pularem. Outro som já significa que elas precisam girar e assim por diante.

Também é possível usar canções para estudar ciência e corpo humano.  Lembra da música “cabeça, ombro, joelho e pé”, da Xuxa? Ela é um exemplo de como os alunos da Educação Infantil podem entender as diferentes partes do corpo de modo lúdico.

  • Matemática e música

A música também pode ser usada para trabalhar assuntos de matemática. É interessante usar marcações rítmicas para fazer contagens. Criar canções para falar sobre formas geométricas e buscar rimas para aprender a tabuada.

Uma canção muito bacana para estudar matemática é “Os Números”, de Raul Seixas. Por meio dela, você pode trabalhar com os pequenos os dias da semana, meses do ano, pontos cardeais, estações do ano etc.

A parceria com a família no contexto interdisciplinar 

A interdisciplinaridade na Educação Infantil envolve tudo: conteúdos, professores e as famílias.

Como deu para perceber, a interdisciplinaridade na Educação Infantil exige uma integração que vai além de conteúdos e matérias, pois é, também, uma integração dos professores, que devem adotar métodos pedagógicos dinâmicos e conversar entre si. Porém, para tudo isso dar certo, a parceria com as famílias é essencial.

Isso porque, muitas atividades precisam de pesquisas nas casas das próprias crianças, onde o apoio dos pais se faz necessário. Além do mais, a interdisciplinaridade trabalha com questões do cotidiano e quem melhor do que a família para trazer referências relacionadas a isso?

Considerando o momento atual de pandemia, em que a maior parte das crianças está tendo aulas de modo remoto, a parceria entre escola e pais torna-se ainda mais importante. Isso, tanto para que os pequenos consigam assistir às aulas, quanto para realizar as tarefas propostas pelo professor. 

O SAS Educação tem várias soluções para ajudar a sua escola nesse processo, disponibilizamos materiais pedagógicos para os docentes trabalharem conteúdos na Educação Infantil e também ferramentas de comunicação, facilitando como um todo a interação da instituição de ensino com os pais.

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