Atualizado em 8 de março | 2024 por SAS

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher e, na educação essa é uma pauta importante de ser discutida continuamente. Visto que, é no ambiente escolar que crianças e adolescentes também se formam cidadãos e cidadãs.  

Segundo o Censo escolar 2022, realizado anualmente pelo Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), 79,2% dos professores são mulheres.  

Além disso, as mulheres também são maioria na gestão escolar de educação básica, representando 80,7% dos diretores. Entre os alunos, 49,4% também são mulheres.  

Falar sobre a mulher na educação é necessário, não apenas neste dia, mas durante todo o ano, do Ensino Infantil ao Ensino Médio.  

Propor ações que vão impactar positivamente alunas e professoras, assim como todas as mulheres que compõem a escola, deve ser uma preocupação da gestão escolar. 

Habilidades não tradicionais para mulheres  

Por muitos anos, eram raras as mulheres presentes no contexto de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Depois da criação de movimentos que buscavam favorecer a entrada e participação de mulheres na ciência e o apoio das escolas para a construção de uma educação menos desigual, essa realidade tem pouco a pouco se transformado. 

No SISU 2024, 52,8% dos aprovados são mulheres, entre elas 32,5% em carreiras STEM. Além do mais, 53,1% dessas aprovações de mulheres em carreiras STEM, foram com notas máximas, estando entre os dez primeiros aprovados.

Por isso, é tão importante ter uma gestão escolar atenta a criação de incentivos para a entrada de meninas e mulheres nesses campos de estudo e atuação. Além disso, promover ações que desenvolvam essas habilidades não tradicionais, cada vez mais. 

Mulher adolescente de cabeço longo e cacheado fazendo Simulados Enem na escola.

Para te ajudar nisso, listamos algumas ideias que podem ser aplicadas na sua escola: 

  • Grupo de estudos STEM para meninas; 
  • Programas de mentoria; 
  • Feiras de ciências e competições STEAM; 
  • Bate-papos e rodas de conversa com mulheres no mercado STEAM; 

Além disso, é indispensável uma gestão preocupada na formação e desenvolvimento de carreira de professoras e profissionais da educação, para haver o reconhecimento dos esforços realizados diariamente e que mais mulheres inspiradoras surjam a cada dia.  

Políticas institucionais para mulher na educação 

O papel da gestão escolar no incentivo de mulheres na educação é ainda mais importante, porque é através dessas mulheres, professoras, coordenadoras, auxiliares e todas as outras que cooperam para o funcionamento desse ambiente de aprendizagem, que as alunas poderão nortear suas escolhas e a sua formação.  

Portanto, ser uma escola formada por mulheres que são referências em suas áreas, e valorizadas por isso, constrói uma rede de inspiração e incentivo para essas alunas que estão em formação e desenvolvimento.  

Por isso, é fundamental ter uma gestão comprometida com essas políticas educacionais para mulheres, tanto no âmbito de aprendizagem, quanto profissional 

Dessa forma, é através de ações e projetos que incentivam a participação de mulheres na liderança das escolas, estimulam a continuidade da formação profissional delas e o reconhecimento dessas mulheres, como pessoas transformadoras do ambiente escolar, que a gestão contribuirá ativamente no inventivo mais mulheres na educação.  

Contudo, é papel da escola ser um ambiente acolhedor para essas mulheres, um espaço de discussão, e incentivo ao crescimento e reconhecimento de suas conquistas. Além disso, é dever do gestor escolar estar atento às políticas institucionais que encorajam mulheres na educação.  

Mulheres no SAS Educação

No SAS Educação, 62% do time é composto por mulheres e 59% das nossas lideranças, também são mulheres.

Seguimos com o propósito de incentivar o crescimento profissional e o desenvolvimento de mulheres, para que cada vez mais meninas possam se inspirar em trajetórias brilhantes, dentro e fora da educação.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário e se inscreva na newsletter para receber mais conteúdos sobre educação e gestão de escolar! 

O SAS Educação pode ajudar sua escola. Clique no banner e conheça nossas soluções! 

Entre em contato com um de nossos consultores e informe-se!