Atualizado em 7 de fevereiro | 2023 por SAS

A Reforma do Ensino Médio trouxe transformações significativas para o segmento. Desde então, a gestão escolar tem colhido diversos aprendizados com a prática do dia a dia.  

Pensando no processo de adaptação das escolas e nas reflexões desse período, preparamos uma live com o Professor Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovação do SAS, Cida Azevedo, Diretora Pedagógica do Colégio Evolução, e Enéias Prado, Coordenador Pedagógico do Colégio Parthenon, parceiro SAS xx an, sobre quais foram os principais desafios e aprendizados com a prática da Reforma do Ensino Médio nas escolas.  

Se você não assistiu a live e gostaria de saber mais sobre o tema, desenvolvemos este texto com os principais pontos de atenção. Confira e tire todas as suas dúvidas! 

O que diz a lei da Reforma do Ensino Médio? 

O pontapé inicial para a implementação do Ensino Médio foi compreender a lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio.  

Para Cida Azevedo, antes de colocar em prática um projeto, é necessário conhecer sobre ele. Para sanar dúvidas e gerar troca de conhecimento, o Colégio Evolução preparou um programa direcionado para os educadores. Nele, os profissionais estudaram sobre a lei, assistiram palestras e até realizaram intercâmbio com outras escolas para compreender melhor os aspectos da Reforma do Ensino Médio. 

Tendo conhecimento teórico, o próximo passo foi entender o que seria essencial para colocar em prática a Reforma do Ensino Médio na escola. 

A fase de implementação do Ensino Médio 

Uma das partes mais importantes da implementação do Ensino Médio, é entender como será a construção do projeto pedagógico. Antes de iniciar o desenho desse processo, as escolas iniciaram alguns questionamentos iniciais.  

Quais são os valores que a escola acredita? Quais são as suas possibilidades diante do novo cenário? Com essas e outras perguntas respondidas, a gestão escolar, entende o que é necessário priorizar. 

Eneias Prado, coordenador do Colégio Parthenon, compartilha que o colégio entendeu aos poucos o que era essencial para sua escola. Com esse ponto de partida, iniciou em 2017, visitas com seu corpo docente para conhecer outros contextos educacionais. Além disso, fez parte da rotina da escola, encontros sistemáticos focados nas novas estratégias didáticas do Ensino Médio. 

O investimento em um material pedagógico de qualidade 

As transformações do Ensino Médio também contam a necessidade de soluções educacionais de excelência. Nessa fase, a gestão escolar procura entender quais são os diferenciais e considerar alguns aspectos, como: 

  • Quais os valores que essa plataforma de educação acredita? 
  • Como os livros são pensados e desenvolvidos?  
  • A minha escola terá a solução educacional adequada para atender às necessidades? 
  • Terei o suporte necessário em caso de dúvidas? 

Eneias Prado, destaca que, contar as soluções educacionais do SAS foi essencial para o desenvolvimento da estrutura do Ensino Médio. ‘’Ter uma relação de parceria, com encontros de coordenação, supervisões e palestras que conversavam com a essência do colégio foram importantes para garantir uma implementação excelente’’

Já Cida Azevedo acredita que a escolha de um material pedagógico de excelência fez a diferença no momento de aplicar os Itinerários Formativos, principalmente, no que diz respeito ao Projeto de Vida dos estudantes.  

A importância da Formação de Professores do Ensino Médio 

A construção de um novo saber de uma forma mais dinâmica, pede um preparo do corpo docente. E o investimento no conhecimento fez a diferença para escolas na fase no processo de implementação da Reforma do Ensino Médio.  

Para Eneias Prado, um dos maiores desafios e aprendizados da escola foi entender como avaliar os alunos nas disciplinas dos Itinerários Formativos. ‘’Como dar conta de perceber essas competências, sem ser por meio de uma prova múltipla escolha? Quando chegam as trilhas, desenhamos o currículo e com ele oficialmente implantado na escola em 2022. Percebemos que os desafios desse tempo todo fortaleceram as escolhas que fizemos, como a profissionalização do corpo docente” comenta.  

Com a Reforma do Ensino Médio é importante investir na formação do seu corpo docente

Pensando nesses e outros desafios, as escolas parceiras SAS contam com o apoio do FOCOS, nosso núcleo de formação continuada para gestores e professores. 

Por meio de conteúdos online, buscamos desenvolver e potencializar a prática pedagógica das nossas escolas auxiliando nos desafios da aula e no processo contínuo de aprimoramento de conhecimento.  

Com esse entendimento, o próximo passo é entender a importância do diálogo com a comunidade escolar para evoluir a escola e promover o real aprendizado dos alunos. 

Como envolver a comunidade escolar no processo das mudanças do Ensino Médio? 

É bem comum que na fase implementação da Reforma do Ensino Médio apareçam diversas dúvidas dos pais e alunos sobre o assunto. Uma das melhores formas para esclarecer esse processo, é discutir de forma transparente sobre as novidades e apresentar a proposta pedagógica da sua escola. 

Segundo Cida Azevedo, o colégio Evolução, após capacitar o seu corpo docente, convidou pais e alunos para conversar sobre as mudanças do Ensino Médio e apresentou a proposta da escola diante das novas necessidades.  

Para o Colégio Parthenon, o processo aconteceu de uma forma bem parecida. Eneias, explica que, educar pais e alunos sobre a Reforma do Ensino Médio foi essencial para garantir o sucesso dos alunos dentro e fora da sala de aula. 

Leve os seus alunos à excelência 

Confira a live ‘’Ensino Médio: Desafios e Aprendizados na prática’’ completa no nosso canal do Youtube! Assistindo o conteúdo, você terá insights valiosos para a sua gestão escolar. 

O SAS possui todas as soluções pedagógicas, desde materiais até a formação do corpo docente. Marque uma conversa com um de nossos consultores especialistas e entenda como aplicá-las em sua escola! 

Não deixe de acompanhar nosso blog. Contamos com conteúdos essenciais para ajudá-lo nessa fase tão importante!