Atualizado em 6 de janeiro | 2022 por
O Novo Ensino Médio, que já será implementado em 2022, promete uma carga horária maior e estudos dedicados para áreas de interesse profissional de cada aluno. Entender como os componentes curriculares e objetos de conhecimento se adaptam a essa realidade é fundamental para a qualidade desse novo modelo.
Antes de mais nada, é importante saber: o formato do Novo Ensino Médio não altera os componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), muito menos os objetos de conhecimento. O que se altera é o formato como eles serão organizados, planejados e apresentados aos alunos.
Antes de entender como os componentes curriculares da BNCC ficam no Novo Ensino Médio, vamos entender um pouco mais sobre eles?
O que são componentes curriculares na BNCC?
Nas escolas, é muito comum chamarmos os componentes curriculares de disciplinas. História, Artes, Educação Física são matérias acadêmicas que compõem o itinerário curricular da formação básica do Ensino Médio.
Os componentes curriculares definidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa Ensino Médio, válidos ao Novo Ensino Médio, são:
- Linguagens e suas Tecnologias
- Artes
- Educação Física
- Língua Inglesa
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Matemática
- Ciências da Natureza
- Biologia
- Física
- Química
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- História
- Geografia
- Sociologia
- Filosofia
Lembramos que a BNCC é um documento que orienta as escolas sobre quais aprendizados são essenciais e devem ser desenvolvidos ao longo das etapas na Educação Básica. Nesse sentido, ela funciona como uma ferramenta que assegura o direito de todas e todos no Brasil à aprendizagem e desenvolvimento.
Importante ressaltar que todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares se alinham às competências da BNCC.
Qual a diferença entre disciplina e componente curricular?
Nos componentes curriculares (BNCC), diversas disciplinas são organizadas num processo formativo básico que perpassa as áreas do conhecimento e seus componentes curriculares (como álgebra, em Matemática; história do Brasil em História; etc).
A disciplina curricular pode ser entendida como um conjunto de regras que vão instruir o aprender de determinada área do conhecimento. Podemos chamar Álgebra, Cálculo, Teoria dos Números, etc. de disciplinas ou Unidades Temáticas da Matemática.
A disciplina possibilita entender o componente curricular de modo fragmentado, num método cartesiano de reflexão que apresenta uma visão universalizante da matéria. Já o componente curricular oferece fragmentações da área de conhecimento cujo itinerário curricular é estruturado.
Quais os objetos de conhecimento BNCC?
Os objetos de conhecimento BNCC são o que antes conhecíamos como conteúdos que seriam abordados em sala de aula. Na prática, são os assuntos que serão abordados ao longo de cada componente curricular e são o meio para o desenvolvimento de um conjunto de Habilidades.
No exemplo seguinte, “Corpo Humano” e “Respeito à Diversidade” são objetos de conhecimento BNCC da Unidade temática “Vida e Evolução” de Ciências. Cada objeto de conhecimento conta com diversas habilidades, como: “reconhecer os órgãos humanos”; nomear e representar partes do corpo humano”, dentre outros.
Pense que cada componente curricular possui competências gerais e específicas que precisam ser desenvolvidas, e que para isso unidades temáticas detalham, em objetos de conhecimentos, os assuntos que precisam ser postos para que as habilidades sejam trabalhadas efetivamente.
Ainda está confuso? Veja outro exemplo:
Na Unidade temática “História: tempo, espaço e formas de registro”, os objetos de conhecimento são “A questão do tempo, sincronias e diacronias”, “as origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização” e “formas de registros da história e a da produção do conhecimento histórico”.
As unidades, objetos do conhecimento e habilidades guiam as práticas pedagógicas. Entender como trabalhar essas competências nos componentes curriculares BNCC é a chave para um ensino de qualidade.
Como os componentes curriculares BNCC ficam com o Novo Ensino Médio?
No Novo Ensino Médio, são cinco itinerários possíveis: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional.
Após concluir a carga obrigatória do itinerário de formação básica, cada estudante pode escolher um itinerário formativo, de acordo com seus interesses e necessidades pessoais e as opções oferecidas em seu município.
A carga horária que antes era de 2.400 horas de aula, agora vai para 3.000 horas – totalizando 600 horas a mais. E isso muda muito na prática.
A distribuição da carga horária funcionará assim: 1.800 horas destinada para o itinerário de formação básica e 1.200 horas para o itinerário formativo.
Nessas 1.800 horas, todas as competências e habilidades das 4 áreas do conhecimento serão contempladas e nas 1.200 horas, o aluno escolhe diferentes itinerários com focos nas áreas de conhecimento, interdisciplinar e/ou técnica profissional de melhor afinidade.
Por mais que o Itinerário Curricular Básico deva trabalhar todos os componentes curriculares BNCC, somente português e matemática permanecem nos três anos enquanto disciplinas obrigatórias.
Os outros componentes curriculares serão distribuídos de acordo com as orientações de cada Estado. Uma proposta interessante é a possibilidade dos alunos integrarem, em sua trajetória acadêmica, itinerários em outras escolas ou em parceria.
BNCC e ensino híbrido combinam?
BNCC no Novo Ensino Médio e o ensino híbrido combinam? A resposta é: sim, e bastante!
O ensino híbrido pode ser uma boa solução para a escola que está se adaptando ao Novo Ensino Médio, visto que os itinerários formativos podem ser oferecidos em formatos diversos.
Conforme estabelecido na Resolução CNE/CEB 3-2018, as atividades curriculares à distância poderão ocupar 20% da carga horária total, podendo ser expandida até 30% no ensino noturno.
A partir disso, os planejamentos pedagógicos podem incluir atividades à distância, fora da sala de aula, para dinamizar as aulas.
Isso pode ser utilizado de forma estratégica para que o ensino híbrido seja parte da sua realidade escolar. Além de oportunizar aulas em casa para alunos, é possível que elas sirvam a itinerários que trabalhem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s).
O SAS Plataforma de Educação já resolveu!
O SAS pode te ajudar nesse processo de adaptação ao Novo Ensino Médio.
Nossos materiais didáticos são construídos de forma estratégica e qualificada para atender as demandas que a BNCC coloca à gestão escolar. Além de trabalhar os componentes curriculares BNCC básicos de forma excelente, também oferece recursos para otimizar a realidade escolar com habilidades e objetos de conhecimento BNCC.
Os materiais didáticos e as outras soluções do SAS, fomentam o protagonismo e interesse nos estudos, fatores importantes para o Novo Ensino Médio e o ensino híbrido.
A gamificação e propostas de tecnologias educacionais são boas alternativas para diversificar as possibilidades de execução dos itinerários curriculares. Assim como os simulados e sistemas de avaliações podem otimizar e potencializar a implementação desse novo modelo de ensino.
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