Atualizado em 20 de novembro | 2020 por SAS

O ano de 2021 se aproxima, trazendo grandes desafios para a comunidade escolar, como o Novo Ensino Médio, por exemplo. Pensando nisso, o FOCOS, programa do SAS Plataforma de Educação voltado à formação de professores, desenvolveu uma nova série de webinários, focada em auxiliar toda a comunidade escolar na implementação e no uso do material didático para 2021. O primeiro webinário dessa série traz informações sobre como será o Projeto de Vida SAS e a jornada do professor e do aluno.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz 10 Competências Gerais da Educação Básica, e uma delas trata de “fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”. Para endereçar esse ponto, o SAS traz um produto específico para trabalhar o Projeto de Vida no Ensino Médio. 

Com o objetivo de aprofundar o tema, a Gerente de Formações Pedagógicas do SAS, Anna Paula Barreira, recebeu o Consultor Pedagógico do SAS, Stefano Monteiro, e o Especialista de Conteúdo Pedagógico do SAS, Carlos Tesch, para um bate-papo. Confira! 

O que é o Projeto de Vida? 

O Projeto de Vida foi pensado para as três séries do Ensino Médio e é um planejamento que visa atingir um conjunto de objetivos pessoais e profissionais, consolidando e construindo conhecimentos, representações e valores, que possam auxiliar nos processos de tomada de decisão, para que os estudantes possam fazer escolhas com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 

Qual a importância do Projeto de Vida para os estudantes? 

Segundo Stefano, em uma sociedade em constante mudança como a nossa, quanto mais equilíbrio as pessoas têm, melhores são as suas escolhas durante a vida. Com três eixos – autoconhecimento, vida em sociedade e mundo do trabalho -, o Projeto de Vida foca: 

  • No desenvolvimento integral do aluno; 
  • Em engajar e dialogar com os alunos a partir do momento de vida deles; 
  • Na preparação dos alunos para conquistarem seus objetivos pessoais e profissionais pós escola. 

Para Carlos, o Projeto de Vida é uma oportunidade para os estudantes, para a escola e para as famílias, e deve alcançar a todos, sendo uma construção contínua, não só durante o período escolar, e tornando-se “uma parte indispensável do currículo”.  

Com ele, o estudante terá a oportunidade de refletir sobre diferentes aspectos de sua vida e se preparar, antes de tomar decisões importantes, como escolhas de itinerários formativos e escolhas profissionais. 

Dito isso, é importante ressaltar que o impacto também se estende aos professores, famílias, escolas e sociedade, que terão indivíduos mais conscientes, atuantes, engajados, e que buscam se desenvolver, sendo capazes de projetar a sua vida e refletir sobre o impacto que querem gerar na sociedade. 

Especialistas do SAS e do programa FOCOS auxiliam toda a comunidade escolar na implementação do Projeto de Vida SAS em 2021.
O Projeto de Vida SAS é um programa que visa auxiliar os alunos a projetarem suas vidas e refletirem sobre o impacto que querem gerar na sociedade. 

Como o Projeto de Vida está estruturado? 

A proposta do Projeto de Vida SAS é híbrida, trazendo atividades no aplicativo do aluno e atividades em sala de aula com professores, a fim de manter as relações de contato. 

As atividades do aplicativo PROJET são pautadas em como construir seu projeto de vida, contendo missões em uma jornada de aprendizagem que serão cumpridas pelos estudantes, e as quais o professor fará o fechamento em sala de aula.  

Para complementar, o Projeto de Vida SAS também conta com as Estratégias de Estudo e Aprendizagem, em 4 livros digitais, que serão disponibilizados no Portal SAS, para que o aluno possa utilizá-los de forma autônoma.  

Se o aluno pode realizar as atividades de forma autônoma, qual o papel dos professores e da comunidade escolar? E o papel das famílias? 

Reconhecendo, também, que a escola pode envolver os professores nesse processo, os docentes contarão um suporte para acompanhar o trabalho dos alunos. As famílias e toda a comunidade escolar, incluindo os professores que não serão diretamente responsáveis pela implementação do Projeto de Vida SAS na escola, também receberão orientações. 

Para o professor:  

Além de contarem com suporte para acompanhar o trabalho dos alunos, os professores também contarão com uma formação específica para o Projeto de Vida SAS, com o objetivo de favorecer a implementação. 

A trilha formativa conta com dois módulos e abordará temas, como Educação Socioemocional e sua relação com o Projeto de Vida, Metodologias Ativas e Modelos Híbridos para o Projeto de Vida, Inteligência emocional, e outros, com uma carga horária total de 15 horas. 

Para a escola:  

A escola terá acesso, além da trilha formativa, a um Guia do Gestor, com orientações sobre perfil do professor de Projeto de Vida SAS, carga horária necessária e diferentes informações para auxiliar o gestor na implementação do projeto da forma mais eficiente, em sua escola. 

Para as famílias: 

As famílias receberão conteúdos digitais, com orientações embasadas e fundamentadas por psicólogos e psicanalistas, para ajudar os estudantes na construção de seus projetos de vida. 

“Nossa maior meta é ser parte da solução. Oferecer para a família e gestor esse suporte é uma forma de ser parceiro e colaborar com essa construção do projeto de vida dos alunos”, reforça Carlos. 

Stefano aponta, também, que, mesmo os professores que não serão responsáveis diretos pela implementação do Projeto de Vida SAS, também terão acesso a sequências didáticas para trabalhá-lo de forma transversal dentro da sua disciplina e, claro, com acesso à formação geral para a modalidade. 

Qual a carga horária necessária para o desenvolvimento do Projeto de Vida? 

A carga horaria mínima é de um encontro quinzenal, presencial, onde o professor fará o fechamento das missões que os alunos realizaram no aplicativo PROJET. Essa é a carga horária mínima recomendada, e a escola tem a liberdade para decidir por ter mais encontros. Um exemplo dado por Stefano é realizar encontros semanais, em que se pode intercalar um encontro de fechamento das missões com um encontro focado nas Estratégias de Estudo e Aprendizagem. Os consultores pedagógicos do SAS podem auxiliar a identificar qual a melhor estratégia para a sua escola. 

 Os alunos terão maturidade e autonomia para fazer uso da ferramenta sem que ela esteja ligada a outras atividades escolares? 

Stefano aponta que o desenvolvimento do Projeto de Vida SAS “não pode estar descolado das outras atividades escolares” e que as ferramentas, como as Estratégias de Estudo e Aprendizagem, auxiliam os alunos a incluírem e integrarem as disciplinas escolares e o seu projeto de vida, em sua jornada.  

Quanto tempo o professor de Projeto de Vida precisa dispor? Qual é o perfil que esse professor precisa ter? 

A recomendação é que, além dos encontros presenciais, o professor disponha de uma hora por semana para acompanhar o desenvolvimento da turma na realização das missões, on-line. Esse tempo pode ser ajustado, visto que cada grupo pode se desenvolver de formas diferentes

O professor de Projeto de Vida precisa, principalmente, ter vontade de desenvolver esse projeto com os alunos. É importante, também, que o professor consiga desenvolver uma relação empática com os estudantes, que tenha escuta ativa e habilidades com recursos digitais. Não é necessário ter uma formação específica. 

Como será a formação para os professores e comunidade escolar? 

A formação será realizada de forma virtual, de duas formas: 

  • Para os professores que não atuarão diretamente com o Projeto de Vida e para a comunidade escolar como um todo, a formação estará disponível no Portal SAS, com acesso diretamente pelo banner da tela inicial, e contará com materiais como e-books e vídeos; 
  • Para os professores que atuarão de forma direta com o Projeto de Vida, a formação será realizada no ambiente virtual de aprendizagem do Focos, com conteúdo, atividades e exercícios focados na implementação e execução do projeto. 

O Material do Professor é em formato digital e pode ser utilizado em jornadas pedagógicas da escola e em formações. É possível baixar e imprimir o conteúdo. 

Você pode conferir o webinário completo sobre “Série: Novas Obras SAS – Projeto de Vida: a jornada do aluno e do professor”, abaixo:

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