Atualizado em 1 de junho | 2021 por SAS

A visão tradicional de uma sala de aula, no qual o professor é aquele que exclusivamente ensina, vem gradativamente se tornando, em algumas instituições, prática do passado. Essas escolas têm se adaptado à  aprendizagem colaborativa

Desta forma, diversos trabalhos em sala de aula estão sendo redesenhados para serem atividades onde todos os integrantes participam da construção do todo e não cada  aluno responsável por determinada parte. 

Hoje é comum encontrar salas de aula onde as carteiras estão dispostas em pequenos grupos de quatro ou seis alunos, o que cria oportunidade de todos interagirem, dialogarem, explorarem seus pontos de vista, trocarem experiências e informações para juntos ampliarem a visão sobre o assunto.

Mas, para que isto seja possível, é preciso entender um pouco mais sobre a aprendizagem colaborativa, que insere a participação não só dos professores e alunos, mas também da família e da sociedade em geral.

Acompanhe o artigo abaixo.

O que é aprendizagem colaborativa ?

A aprendizagem colaborativa é uma metodologia interativa que pode ser implementada nas instituições de ensino a fim de conectar o aluno com o professor, para que realizem buscas, compreensão e interpretação da informação dos diferentes assuntos.

A aprendizagem colaborativa propõe mais do que compartilhar conhecimentos de maneira cooperativa, também requer a participação mais ativa, o pensar junto, trazer à tona reflexões, dúvidas e debates que são fundamentais para a aprendizagem.

Há muitas definições sobre o tema, que em linhas gerais pode ser entendida como o cenário onde dois ou mais indivíduos interagem de tal forma criando um novo conhecimento para todos. 

O desenvolvimento de diferentes competências sociais, como: escuta ativa, pensamento crítico, comunicação e criatividade devem permear as ações. 

De acordo com Pierre Dillenbourg, em seu livro Collaborative Learning: Cognitive and Computational Approaches(1999) a aprendizagem colaborativa é a situação de aprendizagem na qual duas ou mais pessoas aprendem ou tentam aprender algo juntas.

Portanto, a prática de aprendizagem colaborativa pode ocorrer em diferentes contextos, mas deve ter como objetivo a interação e a interdependência para a resolução dos problemas ou para a realização das tarefas propostas em sala de aula. Os alunos se responsabilizam pelo conhecimento adquirido e se tornam capazes de ensinar e aprender com os colegas.

E como o professor atua nesta conjuntura?

A aprendizagem colaborativa é o caminho para uma educação mais interativa, tornando os alunos mais independentes e embasados socialmente.

A BNCC define que cabe ao educador conduzir e mostrar aos alunos o caminho para o desenvolvimento de competências sociais, assegurando o processo do aprender. Para que esta colaboração seja efetiva, o professor precisa dividir o seu lugar de “suposto saber” com todos. 

Esta mudança de chave é algo bastante desafiador, visto que alguns educadores podem se sentir ameaçados ao perder seu “poder”,  e este ponto é de muita relevância para que a aprendizagem colaborativa seja efetiva, pois ao facultar seu papel de ensinar para o de também aprender com os alunos, permite que todos se tornem portadores do saber.

Conhecendo os benefícios da metodologia

A aprendizagem colaborativa tem uma importância elementar para os aprendizes.  Preparar os alunos para vivenciar os desafios impostos pela sociedade é o grande objetivo da educação. 

Por isso, conheça 10 benefícios da implementação da aprendizagem colaborativa nas instituições:

10 benefícios da aprendizagem colaborativa

Os ganhos se estendem para todos os atores dessa metodologia, sejam estes alunos, pais, professores ou sociedade:

  1. Desenvolvimento das habilidades sociais, como: se comunicar de forma clara e objetiva, saber trabalhar em grupo ouvindo e respeitando a opinião dos colegas ou ainda saber se colocar no lugar do outro de maneira empática;
  2. Amplia o leque de fontes de conteúdo, ou seja, não apenas o professor traz informações sobre o tema, mas cada aluno tem toda liberdade de buscar outras fontes (blogs, vídeos, jogos) e discutir com o grupo o tema;
  3. Formação  de um sistema de apoio social mais robusto, pois há uma responsabilidade coletiva pelo resultado do grupo;
  4. Promoção de competências de liderança, no qual envolvem a escuta ativa e o bom relacionamento interpessoal; 
  5. Elevação da auto-confiança, pois todos estão no mesmo patamar, ou seja, todos podem expressar livremente seus conhecimentos sobre o assunto.
  6. Encoraja o olhar atento ao que o colega pensa, ampliando o entendimento de diferenças culturais e de valores pessoais;
  7. Diminuição da inquietação com provas e testes, uma vez que o professor tem maior percepção do entendimento do aluno sobre o tema e pode conhecê-lo de maneira mais aprofundada  durante as discussões.
  8. Gera uma relação de confiança e cuidado entre alunos e professores já que há maior proximidade entre todos;
  9. Estimula o pensamento crítico, gera questões que levam à investigação e colabora para que os alunos compreendam  de maneira mais clara o assunto.
  10.  Aumenta a assimilação e entendimento sobre o tema fazendo com que o aluno possa acessar este repertório de maneira mais fácil em outros momentos. 

Saiba como implementar essa metodologia na sua instituição

Analisar e compreender se a aprendizagem colaborativa é eficaz para você e seus alunos também é um passo essencial na hora da implementação

A aprendizagem colaborativa é uma forma de romper com as estruturas tradicionais de ensino e levá-lo a outro patamar, mas deve ser gradual e ter o apoio de todos os participantes do processo educacional. 

Se de um dia para outro a escola decidir não realizar mais avaliações formais, por exemplo, muitos pais poderão questionar este novo modelo e o aprendizado de seus filhos. 

A tecnologia e a cultura do aprender fazendo são facilitadores estratégicos e devem ser utilizados. Vale lembrar que é fundamental muita organização e planejamento dos conteúdos e atividades que serão apresentadas. 

Eles devem oferecer propostas acompanhadas de desafios e que privilegiam o trabalho em equipe, além da construção coletiva de saberes. 

Potencializando a aprendizagem colaborativa 

Ao incentivar a colaboração e envolver os estudantes na discussão em grupo, percebe-se maior empenho neste processo de aprendizagem em relação ao processo tradicional.

Portanto, para ampliar ainda mais esse desempenho, favorecendo a busca de conhecimento e discussões, pode ser interessante utilizar tecnologias de comunicação, a fim de facilitar o processo e engajar ainda mais os alunos. 

O modelo tradicional não deve ser totalmente descartado, pois o professor continua precisando assumir a postura de condução e de centro do processo. 

O SAS conta com o uso da tecnologia em suas soluções, tal como sistema de avaliação digital, atividades gamificadas e interativas, livros digitais, entre outros.

Dicas bônus!

A aprendizagem colaborativa deve estar baseada na participação e na amplitude das relações entre alunos, professores e família, gerando um ecossistema no qual todos contribuem para o aprendizado mútuo. 

Nem sempre é simples introduzir novos modelos de ensino, principalmente porque existem diferentes formas de se aprender. Isto leva ao pressuposto que o sucesso deste modelo deve fazer parte de uma mudança de atitude de alunos e professores.

Quer conhecer mais sobre o assunto? Uma dica de leitura é o livro Planejando o trabalho em grupo de Elizabeth G. Cohen, Editora Penso (2017) que demonstra como aplicar o trabalho em grupo para que efetivamente contribua na aprendizagem, gerando um ambiente de crescimento e engajamento para todos. 

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