Atualizado em 29 de setembro | 2021 por SAS Educação

Educação 4.0 é um tema que ganhou evidência nos últimos meses por conta do isolamento social e a adaptação das aulas ao ensino on-line impostos pela pandemia. Porém, o conceito ainda pode  gerar dúvidas em alguns gestores escolares, especialmente em relação  à utilização de ferramentas tecnológicas no dia a dia da escola 4.0. 

Tais adaptações demandam uma mudança maior na abordagem do Ensino Básico. Quer entender mais sobre o assunto? Aqui, reunimos tudo que você precisa saber sobre educação 4.0. Acompanhe!

O que é educação 4.0?

A Educação 4.0 inova as práticas escolares com tecnologia.

Devido à pandemia, as instituições de ensino tiveram que enfrentar os desafios do ensino on-line. De maneira geral, as instituições não carregavam o DNA tecnológico em sua trajetória e enfrentaram dificuldades nessa adaptação. 

Esse contexto trouxe ao centro das discussões um novo modelo de aprendizagem, chamado  Educação 4.0, que promete transformar o conhecimento e acompanhar as necessidades das novas gerações. 

Lembramos que esta não é a primeira vez que a tecnologia impõe mudanças ao modus operandi dos setores. Por exemplo, a forma como nos relacionamos com nossos bancos em meados da década de 1980 era completamente diferente. Naquela época, tínhamos que ir presencialmente resolver nossos problemas na nossa própria agência, onde estavam  nossas informações bancárias. Quando atravessamos a rua e entrávamos em uma outra agência do mesmo banco, não éramos reconhecidos. 

A tecnologia naquela época não era capaz de integrar os dados bancários. No entanto, com o avanço das soluções digitais, passamos a ser portadores de nossos próprios dados e a carregá-los conosco, por meio de cartões magnéticos, nossas digitais, etc. Hoje em dia, além de podermos resolver nossas questões em qualquer agência, muitas vezes nem precisamos ir até ela, pois as soluções estão no nosso celular, ao alcance de um toque.  

A evolução tecnológica está relacionada à 4ª Revolução Industrial, que traz em seu contexto, a digitalização dos processos, a revolução da internet e a análise e coleta de dados.  Você deve estar se perguntando o que a educação 4.0 tem a ver com isso? Bom, a escola, embora em menor proporção, também é impactada por essa evolução tecnológica. 

A 4ª Revolução Industrial é latente no progresso e utilização dos sistemas de gestão escolar, por meio da utilização de recursos como celulares e tablets, por exemplo. Assim surge a Educação 4.0. Para compreendê-la é necessário entender que esta atualização está intimamente relacionada à mudança no modo como nos comportamos, como nos relacionamos e, até mesmo, sobre como pensamos. 

É na conexão entre os elementos da evolução tecnológica, que emerge a Educação 4.0, trazendo com ela os recursos tecnológicos que podem proporcionar interatividade, ludicidade ou interação no processo de ensino-aprendizagem, e não somente nas ferramentas digitais em si.  

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As quatro bases da Educação 4.0 

Da sala de aula à gestão escolar: entenda as bases da Educação 4.0.

A Educação 4.0 é um processo de ensino continuado, assim, precisamos olhar para os quatro pilares importantes que fundamentam esse contexto:  

  1. A Educação 4.0 está relacionada à análise do modelo no qual as escolas estão imersas. Na prática, é avaliar o cenário atual e conceber estratégias para um planejamento de inovação efetivo. Ou seja, entender onde se quer chegar e de que maneira isso pode ser feito.  
  2. Talvez seja a base mais desafiadora, pois está pautado na busca por referenciais teóricos que proporcionem a mudança do senso comum. A educação científica é um desafio que envolve ações sistêmicas, planejadas e bem estruturadas. Toda a organização da escola 4.0 deve conhecer e estar envolvida, desde a concepção das ações à sua execução.  
  3. O conhecimento não está mais pautado no conteúdo, mas no desenvolvimento das habilidades. Aqui, olhamos para o terceiro ponto que se relaciona com a gestão do conhecimento. A reorganização estrutural de pontos, como o Projeto Político Pedagógico (PPP), ou o fortalecimento de uma cultura voltada para a inovação digital e tecnológica, são algumas das ações que podem ser aplicadas aqui. 
  4. Repensar os espaços de aprendizagem, buscar metodologias que favoreçam o protagonismo do aluno ou desenvolvimento de projetos interdisciplinares

Dessa forma, pode-se entender que a Educação 4.0 é um modelo de educação que reúne ações voltadas para a implantação de cibercultura e que tem como objetivo desenvolver novas habilidades nos alunos, tendo como ponto de partida as práticas que considerem os seus interesses e suas trilhas de aprendizado, a partir conceito “Learning by Doing”, o aprender fazendo.

A Educação 4.0 e as Metodologias Ativas 

A Educação 4.0 e as metodologias ativas trabalham juntas para o protagonismo dos estudantes.

O modelo de aulas mais amplamente praticado trata de aulas expositivas, da realização de trabalhos e avaliações, e de ações diferenciadas dentro deste mesmo núcleo, que ainda consideram o professor como detentor ou mediador do conhecimento. Nesse sentido, entendemos que nossos alunos ocupam uma posição passiva na construção e, até mesmo, das escolhas sobre suas aprendizagens.  

As metodologias ativas, em um movimento inverso ao habitual, colocam o aluno como personagem principal e central e, por consequência, como grande protagonista do seu aprendizado. O grande objetivo desse modelo é o incentivo à comunidade acadêmica para o desenvolvimento de ações que proporcionem e promovam a amplitude da capacidade de aprendizagem autônoma aos alunos.  

De forma mais prática e próxima do contexto de sala de aula, tratamos da promoção de práticas que desconstroem o modelo expositivo frente à proposta de inovação, participação e autonomia aos alunos. As estratégias devem estar pautadas e centradas na participação efetiva dos estudantes, baseada em projetos interligados e com ênfase na cultura do aprender fazendo.  

O entendimento das metodologias ativas como um conceito multidisciplinar e integrador proporciona o desenvolvimento criativo dos estudantes e os impulsiona a resolver situações-problema dispostas a partir de seus interesses de aprendizagem. 

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E como fica a BNCC na Educação 4.0? 

Educação 4.0 e Novo Ensino Médio: os dois grandes desafios que as escolas enfrentam.

A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no final de 2018, nos trouxe diretrizes importantes para o desenvolvimento do protagonismo do aluno. Isso porque, em sua concepção, o grande elemento orientador desse documento é o desenvolvimento de habilidades, pautadas a partir de competências específicas para áreas de conhecimento.  

Entre os desafios mais relevantes da  Educação 4.0 estão: 

  • A infraestrutura tecnológica do país, que ainda é precária; 
  • O acesso à internet ou a equipamentos como computadores, tablets e smartphones;
  • Formação do corpo docente, em razão da implantação de tecnologias em aulas mais práticas e que captem a atenção de alunos;
  • Adaptação da gestão escolar, com a automação de dados e outros elementos importantes da instituição.

É importante entender que o modelo de escola 4.0 é não apenas uma novidade ou modismo, mas uma realidade latente em nosso cotidiano, que nos impulsiona a pensar sobre as mudanças que devem ser internalizadas, projetadas e, em certo tempo, realizadas.  

O SAS Plataforma de Educação pode ajudar a sua escola nesta jornada rumo à Educação 4.0. Converse com um dos nossos consultores e conheça as iniciativas de tecnologia educacional do SAS, e como, juntos, podemos ser protagonistas da evolução da forma de ensinar e aprender. 

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