Atualizado em 12 de agosto | 2022 por SAS

O que vem à sua mente quando você pensa na palavra “arte”? Com certeza, as possibilidades são muitas, indo desde algo que representa diversão até uma forma de expressar ideias e sentimentos. E é exatamente nesta amplitude de possibilidades que está a importância da arte na educação infantil. 

Por meio de trabalhos artísticos é possível, por exemplo, explorar a criatividade das crianças, desenvolver habilidades socioemocionais e competências motoras. 

Entretanto, professores e gestores precisam saber como realizar esse tipo de abordagem. Do contrário, as atividades podem perder o sentido pedagógico e lúdico que deveriam ter. 

Assim, neste texto vamos abordar um pouco melhor a necessidade de investir em arte na educação infantil e trazer dicas de como fazer isso da forma correta. Acompanhe!

Qual a importância da arte?

Entenda a importância da arte na educação infantil e conheça os benefícios para a gestão da sua escola

Expressões artísticas estão presentes na vida do ser humano desde a pré-história. As pinturas rupestres são o exemplo mais claro disto. 

As pessoas utilizam desenhos, música, danças, entre outras expressões para se comunicar, transmitir conhecimento, fazer críticas, expor emoções e lidar com o mundo ao seu redor.  

Além disso, a arte sempre esteve interligada ao desenvolvimento das sociedades ao longo dos anos. Tanto que cada período histórico tem movimentos específicos, a exemplo:

  • do Renascimento, na Idade Moderna;
  • da Arte Bizantina, da Idade Média;
  • do Impressionismo, na Idade Contemporânea etc. 

Agora, trazendo a arte para o contexto educacional, podemos perceber que ela tem uma importância tremenda para o desenvolvimento dos alunos. Afinal, por meio dela, as crianças podem compreender a evolução social do mundo ao longo do tempo. Porém, não apenas isso!

O ensino da arte, principalmente na educação infantil, ajuda as crianças a se comunicarem. Utilizando desenhos, por exemplo, elas podem expressar a visão que têm do mundo, seus medos, bem como momentos felizes vivenciados. 

Além disso, a arte permite que os estudantes conheçam mais a si mesmos e desenvolvam habilidades relacionadas à coordenação, criatividade, pensamento crítico e autonomia. 

Por que inserir arte na educação infantil?

Que tal investir no desenvolvimento de arte na educação infantil para aumentar as habilidades dos seus alunos?

Como deu para perceber, a educação artística é importante para o desenvolvimento das crianças por diversas razões. Alguns dos motivos pelos quais vale a pena adotá-la no ensino infantil são:

  • estímulo à escrita: para escrever, as crianças necessitam de habilidades motoras mais refinadas, que podem ser desenvolvidas por meio de práticas manuais, como desenhar, pintar, fazer colagens e mexer com massinha de modelar;
  • desperta a criatividade: a arte permite que as crianças deixem a imaginação fluir e possam buscar soluções diferentes para resolver problemas. Isto é indispensável para estimular a criatividade;
  • ajuda na expressão das emoções: na educação infantil, as crianças ainda estão compreendendo o mundo ao seu redor e desenvolvendo a linguagem verbal, portanto nem sempre é fácil expressar emoções com clareza, e a arte facilita esse processo;
  • desenvolve o autoconhecimento: música, dança e teatro ajudam os pequenos a explorarem habilidades corporais, compreenderem suas limitações e expressarem pensamentos;
  • melhora as habilidades motoras: seja por meio de trabalhos manuais ou do domínio do próprio corpo em atividades de dança e teatro.

Para garantir todos esses benefícios, no entanto, professores e gestores precisam desenvolver atividades artísticas com objetivos pedagógicos claros. Ou seja, é necessário valorizar e reconhecer a importância da arte na educação e não a usar apenas como passatempo. 

Além disso, também é importante investir na infraestrutura do local, criando, então, ambientes lúdicos que estimulem o desenvolvimento das habilidades apresentadas

Ao adotar a postura correta, a escola conseguirá oferecer um ensino de qualidade às crianças e se diferenciar no mercado onde está localizada. 

Dicas para inserir arte na sua escola!

Aproveite para inserir ensino de arte na educação infantil e note o retorno para a qualidade do ensino!

Com tudo o que apresentamos até aqui, você deve estar ansioso para trabalhar conceitos de arte na educação infantil. Entretanto, como fazer isto? Se esta dúvida também passa pela sua cabeça, trouxemos algumas dicas que vão ajudá-lo. 

Invista em espaços adequados

Ter ambientes próprios para pintura, salas de música e espaços específicos para a realização de peças teatrais é uma forma de melhorar a experiência artística das crianças. 

Além disso, contribui para que as atividades sejam mais bem desenvolvidas e possibilita que os alunos possam apresentar suas produções para os pais ou até membros fora da comunidade escolar. 

Então, dentro do que for possível, invista na infraestrutura do local onde atua e crie espaços lúdicos e voltados especialmente à criação artística. 

Trabalhe a qualificação do corpo docente 

Como mencionamos, arte não é apenas reproduzir um quadro ou dar uma folha em branca para a criança pintar. É necessário entender o que está por trás de cada atividade, e o papel do professor é guiar o aluno para que ele tenha consciência do que está desenvolvendo. 

Entretanto, o corpo docente só conseguirá colocar essas ideias em prática se compreender a importância da arte na educação infantil. Então, vale a pena investir na qualificação dos docentes para que possam atualizar seus conhecimentos relacionados ao tema.  

Dê liberdade para as crianças se expressarem

Como acabamos de explicar, o professor deve guiar o aluno ao longo do processo de aprendizagem artística. Isso, todavia, não significa dizer exatamente o que a criança precisa fazer nem controlar a expressão criativa. 

Os pequenos devem seguir instruções e aprender as técnicas artísticas apresentadas pelo professor. Contudo, precisam ter liberdade para realizar as atividades de acordo com a própria visão de mundo. 

Tenha materiais disponíveis 

Invista em pincéis, giz de cera, folhas de papel, roupas de figurino, instrumentos musicais, entre outros materiais artísticos. Ter esses elementos disponíveis na escola é uma maneira de trazer a arte para o cotidiano educacional com mais naturalidade. 

Além disso, quanto mais material você tiver, maiores as possibilidades de ações pedagógicas para colocar em prática. 

Proponha atividades de releitura

Você até pode apresentar um quadro para uma criança e pedir para ela desenhar o que viu. 

Porém, mais interessante do que focar em uma reprodução, é incentivar releituras. Afinal, essa é uma maneira do aluno colocar sua própria interpretação no desenvolvimento da obra, transformando-a em algo novo. 

Trabalhe todas as dimensões artísticas 

Veja a importância da arte na educação infantil e no modo como as crianças percebem e se comunicam com  o mundo à sua volta

A arte é composta por quatro grandes linguagens: dança, teatro, música e expressão visual. Então, trabalhe cada uma delas com os estudantes da educação infantil. 

Isso possibilita uma visão completa dos conteúdos culturais, bem como ajuda as crianças a se expressarem de diferentes maneiras.

Além do mais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), determinados pelo MEC, exigem que as aulas de arte abordem as quatro linguagens citadas. 

Invista em atividades lúdicas 

Existem várias atividades que você pode realizar com as crianças nas aulas de arte. Algumas opções interessantes são:

  • fazer desenhos usando bolinhas de papel seda;
  • criar esculturas com material reciclado;
  • desenhar um auto retrato;
  • fazer bonecos de massinha;
  • criar esculturas de insetos usando itens naturais;
  • montar um tapete com diferentes texturas;
  • fazer um painel com as mãos dos alunos;
  • contação de histórias ao ar livre;
  • encenação de algum livro infantil. 

Caso queira ajuda para trabalhar o conceito de arte na educação infantil ou mesmo em outras séries escolares, conte com o suporte do SAS Educação. 

Nossos consultores estão ao lado de gestores e professores para orientá-los em todas as questões pedagógicas. Além disso, oferecemos diversas soluções (desde material didático até ferramentas tecnológicas) para as instituições de ensino parceiras melhorarem suas atividades cotidianas. 

Não deixe de conferir outros materiais interessantes aqui em nosso blog. Acesse as abas de “gestão escolar” e “práticas pedagógicas” e veja os conteúdos exclusivos que criamos para gestores e professores. 

Clique no banner para entrar em contato conosco e saber mais informações sobre tudo o que sua escola pode ter acesso.