Atualizado em 30 de junho | 2021 por SAS

Você já deve ter se perguntado qual é a motivação para estudar dos educandos, o que pode chamar a atenção deles e o que você, professor, pode fazer nesse sentido, certo? 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo em que apresentamos a teoria de Maslow e propomos a utilização desse conceito para colaborar com os estudantes na busca em sua motivação para estudar. Aproveite a leitura! 

Motivação para estudar é um tema complexo e que demanda empenho de todas as pessoas da instituição.

A teoria de Maslow surgiu com o objetivo de explicar alguns comportamentos humanos. Esses comportamentos podem ser, por exemplo, assumir um desafio que parece estar acima da sua capacidade física ou mental, se propondo a estudar muito mais para uma prova de um conteúdo que você tem dificuldade, por exemplo.

Pensando nisso, Maslow, um dos principais teóricos da Psicologia Humanista, teve como sua maior contribuição a Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, ou Pirâmide de Maslow

Essa teoria está centrada na motivação humana e demonstra que apenas quando determinadas necessidades são supridas, é possível passar para o próximo nível da pirâmide. 

Sendo assim, a utilização desse conceito pode ser aplicada em diferentes contextos, tornando seu entendimento muito importante para que profissionais, dentre eles os professores, possam potencializar suas ações na motivação para estudar dos discentes.

E então, o que é a teoria de Maslow e como ela se relaciona à motivação para estudar?

Representada por uma pirâmide de cinco níveis, a Teoria da Hierarquia das Necessidades, ou Teoria de Maslow, demonstra que todo indivíduo possui carências relacionadas à sua sobrevivência, preservação, convivência, afeição e conquistas.

Seus níveis são:

  • Necessidades fisiológicas;
  • Segurança;
  • Amor e relacionamento;
  • Estima;
  • Realização pessoal.

Após o primeiro nível ter sido atingido, o nível das necessidades fisiológicas, a motivação torna-se a do próximo nível, a de segurança!  

Quando o indivíduo percebe que está livre de qualquer ameaça de perigo ou ataque, encontrando-se, portanto, em segurança contra danos físicos e emocionais, seus impulsos se voltam para as relações interpessoais. Depois de se sentir parte de um grupo, ele começa a buscar a sua estima e, por fim, sua autorrealização, contemplando todas as etapas da pirâmide.

Acontece, porém, que se uma das necessidades deixa de ser realizada, todo o esforço e atenção retornam ao nível anterior. Mas será que é possível relacionar cada nível motivacional com a motivação para estudar, ou seja, com o desenvolvimento do aluno? 

A motivação dos alunos em sala de aula está pautada nos conceitos que a Teoria de Maslow demonstrou. A influência que o aluno sofre pelo ambiente em que está inserido demonstra que é preciso estar atento e conhecer individualmente cada um. 

Alguns dos sinais de que o professor deve estar atento são, por exemplo:

  • A falta de motivação para estudar alguma disciplina ou conteúdo;
  • Desatenção em pontos específicos;
  • Dificuldades de relacionamento interpessoal.

Os sinais acima podem ser indicadores de necessidades não satisfeitas nos primeiros níveis da Pirâmide de Maslow. Ao observar esses comportamentos, o educador deve abrir espaço para ouvir seus alunos e buscar o real entendimento destas questões.

Motivação para estudar e os benefícios da teoria de Maslow 

A compreensão da Teoria de Maslow abre um leque de possibilidades para o entendimento e a elaboração de atividades, que tem como objetivo atender às necessidades dos estudantes, familiares e profissionais da escola e, com isso, identificar o que os motiva a estudar.

Construir abordagens que contemplem pequenas metas a serem atingidas, alinhadas às necessidades elencadas pela Teoria de Maslow, como, por exemplo, a elevação da autoestima, pode tornar o aluno capaz de apreender e reproduzir seu conhecimento no dia a dia, possibilitando-o a atingir um nível de desenvolvimento acima do esperado.

Outra vantagem observada ao entender melhor como a Teoria de Maslow funciona é proporcionar ao professor uma ferramenta que o auxilie a resgatar a motivação para estudar dos alunos, por meio do olhar a essas necessidades, transformando a sala de aula em um local que seja capaz de entregar experiências transformadoras.

Hierarquias de necessidades da teoria de Maslow

Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada nível das necessidades da Teoria de Maslow:

Busque alinhar a motivação para estudar em seus educandos com a teoria de Maslow.

Necessidades fisiológicas 

A primeira etapa é a mais básica e diz respeito, basicamente, à sobrevivência, como respiração, alimentação, descanso, etc. Se não satisfeitas, o indivíduo não conseguirá focar em  outras demandas de sua vida. 

Mesmo que os alunos tenham situações de vida diferenciadas, estas necessidades são essenciais para que eles possam ter o mínimo de condições de  ir à escola e aprender novos conteúdos

Necessidades de segurança

O nível dois está relacionado à busca de proteção e garantia de vida. Sentir-se protegido diante de perigos reais ou imaginários gera estabilidade em seus relacionamentos e dá ao aluno a condição de realizar atividades que envolvam a confiança na escola, nos professores e nos colegas de classe. 

Quando a criança se sente protegida e acolhida em um lar harmonioso e quando ela não sofre agressões físicas ou verbais, por exemplo, é quando essa necessidade é suprida, e ela consegue ser estimulada a se desenvolver sem  medo e encontrar sua motivação para estudar. Quanto mais o professor conhecer seus alunos, melhor poderá identificar se há algum impasse nesse nível.

Necessidades de amor e relacionamento

Para alcançar o nível três, será necessário satisfazer os dois primeiros níveis. Nesse ponto, o indivíduo espera ser aceito e ter uma relação saudável de afeto, companheirismo e amizade com os grupos sociais com os quais convive. Aqui, as relações humanas são o fio condutor. 

Ser acolhido e sentir-se parte da turma é condição essencial para ter esta necessidade realizada, por exemplo. Dessa forma, trabalhar em atividades que provoquem a aproximação dos alunos de maneira colaborativa pode contribuir neste aspecto. Quando o ambiente escolar apoia relações de respeito e empatia, fica mais fácil atingir este nível dentro do ambiente escolar.

Ao se sentir parte da turma, a motivação para estudar pode surgir.

Necessidade de estima

O quarto nível significa confiar em si mesmo e saber que tem a aprovação daqueles que lhe são importantes. Esse nível é bastante abstrato, pois envolve um desejo particular de sentir-se útil, competente e prestativo no ambiente do qual faz parte. 

Sendo assim, proporcionar o reconhecimento do esforço feito pelo aluno nas pequenas conquistas demonstra credibilidade e contribui para a satisfação desse nível

No entanto, quando o estudante  se sente frustrado, podem haver sentimentos de inferioridade e desmotivação, ocasionando desinteresse e falta de disciplina em sala de aula.

Podemos perceber a importância e a correlação da Teoria de Maslow na rotina dos alunos e em seus comportamentos em sala de aula. A escola e os professores não têm condições de suprir todas as necessidades do aluno, seja na formação educacional, cultural ou social, mas ao compreender seus papéis e responsabilidades, podem contribuir de forma exponencial para a construção da motivação para estudar.

Necessidade de realização pessoal

O último nível da teoria de Maslow só é possível ser atendido quando o indivíduo aprende a identificar seu potencial (fortalezas e fraquezas). Ao encontrar sua realização pessoal, uma onda de prazer é percebida, gerando mais energia para evoluir e se desenvolver de maneira contínua. 

É um nível muito singular e, para cada indivíduo, pode ser representado por aspectos diferentes, seja a conquista de sonhos, conhecimento, determinada habilidade, fatores financeiros, entre outros.

Esta necessidade, provavelmente, só conseguirá ser atingida na fase adulta, através do trabalho e de outras atividades. O papel da escola pode ser o de começar a ativar esse aspecto, propondo desafios e uma reflexão sobre a relação e o espaço do outro.

Como proporcionar motivação para estudar com o apoio da teoria de Maslow?

A teoria de Maslow é um conceito que pode ser usado para desenvolver a motivação para estudar no aluno.

Como podemos colocar a Teoria de Maslow em prática dentro das escolas e motivar nossos estudantes? Há várias formas de contribuir para que as necessidades dos alunos sejam atendidas no ambiente escolar. Veja algumas dicas abaixo:

Necessidades de realização pessoal

  • Despertar o desejo dos alunos em irem além das suas capacidades, fornecendo estímulos e desafios. Isso pode ser feito a partir de filmes, por exemplo;
  • Identificar os sonhos e objetivos individuais por meio de atividades individuais e coletivas, como dinâmicas em grupo;
  • Oportunizar a participação em atividades extracurriculares, como feira de ciências, permitindo que o aluno expanda suas competências.

 Necessidades de estima

  • Promover atividades que demandem a interação e sensação de pertencimento;
  • Trabalhar os elementos socioemocionais, mostrando empatia e estimulando o trabalho em equipe;
  • Realizar ações de reconhecimento individual e coletivo, adaptando os critérios para cada fase da formação educacional;
  • Reconhecer genuinamente o desenvolvimento individual em diferentes aspectos, seja ele físico, social ou cognitivo.

 Necessidades sociais

  • Ampliar o uso das tecnologias alinhando o conhecimento aos conteúdos trabalhados;
  • Realizar atividades colaborativas, nas quais  diferentes grupos tenham a oportunidade de interagir e criar juntos novos resultados.

Necessidades de segurança

  • Criar ambientes seguros para o aprendizado, como bibliotecas, laboratórios e ginásio de esportes;
  • Adaptar as instalações para torná-las mais inclusivas e acolher estudantes e outros profissionais com necessidades especiais.

Necessidades fisiológicas

  •  Ter contato regular com os pais e responsáveis pelo aluno, para compreender o ambiente no qual está inserido;
  •  Oferecer refeições saudáveis, ainda que terceirizadas.

Motivação para estudar e as necessidades humanas

A Teoria de Maslow nos permite identificar e estabelecer uma clara relação entre a satisfação das necessidades, a motivação para estudar e o desenvolvimento contínuo do aluno no contexto escolar. 

A carência e a forma de manifestar a ausência em qualquer um dos níveis podem variar por indivíduo, mas, ainda assim, possuem forte impacto no processo de desenvolvimento da motivação e da aprendizagem

Se um nível não for satisfeito, não há recursos para seguir adiante e nem sempre será possível chegar ao topo da pirâmide, já que a necessidade mais importante concentra as energias do indivíduo para o ponto não satisfeito.

O ambiente escolar e seus atores, entre eles alunos, professores, pais, gestores escolares e sociedade, fazem parte de um conjunto que está interligado diretamente na formação do indivíduo.

Se um aluno não consegue aprender, cabe ao professor buscar entender as possíveis causas. Se for por falta de alimentação correta, cansaço, insegurança ou ainda pela dificuldade em se relacionar com os colegas, por exemplo, toda a rede deve ser acionada para buscar as melhores soluções, que podem  ser discutidas durante a  reunião pedagógica.

Mesmo que não seja uma tarefa fácil, quando há verdadeiro e genuíno interesse do educador  em compreender e contribuir para que o aluno atinja o seu melhor resultado, é possível construir uma sólida motivação para estudar!

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