Atualizado em 29 de setembro | 2021 por SAS

Em mais um episódio do SAS Cast, escolas SAS falam sobre projetos inovadores desenvolvidos durante a pandemia, para tentar contornar o distanciamento social e trazer menos impactos possíveis ao desenvolvimento das crianças. 

Com o isolamento social causado pela pandemia, escolas do Brasil e do mundo foram duramente atingidas. Segundo especialistas, a Educação Infantil tem sido bastante afetada, uma vez que as crianças, que precisam de contato social para se desenvolver, tiveram os vínculos presenciais com escola, professores e outras crianças, interrompidos por um longo período de tempo. 

Conhecendo a realidade e o desafio da Educação Infantil, principalmente no ensino remoto, o Prêmio Escolas que Inspiram selecionou e reconheceu duas escolas que se destacaram e se reinventaram nesta modalidade. Ambas instituições conseguiram engajar os pais e responsáveis, além de mostrar sua importância na educação das crianças, mesmo de forma remota. 

O Colégio Caminhos do Saber, escola parceira do SAS em Caxias Do Sul (RS), criou o Projeto de Iniciação Cientifica na Educação Infantil. O projeto trabalha com base na curiosidade dos pequenos alunos, de forma que eles mesmos sejam responsáveis por responder os “porquês” da infância. 

De acordo com a Natalia Catafesta, coordenadora Pedagogia do colégio, esse projeto é essencial para desenvolver o protagonismo do aluno desde a infância, visto que ele será o responsável por buscar as repostas de suas indagações na fase adulta. Além disso, ao final das pesquisas, houve um momento de socialização, no qual os alunos puderam compartilhar as conclusões de suas perguntas, o que aprenderam e as curiosidades que encontraram durante o processo. 

O projeto do Colégio Caminhos do Saber já era desenvolvido pela escola antes mesmo da pandemia, com alunos da Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio. Com o início da educação remota, os professores precisaram adaptar o projeto. Natália afirma que neste momento, principalmente para os pequenos estudantes, foi essencial a participação dos pais, que colaboraram e auxiliaram os filhos em suas pesquisas. 

Outra escola ganhadora do Prêmio Escolas que Inspiram na categoria Educação Infantil, foi o colégio JPSul, localizado em Porto Alegre (RS), que criou o projeto “Faça do Mundo a sua Casa”. O projeto veio a partir da criação de uma mascote que representasse fisicamente o afeto e que auxiliasse as famílias e alunos no processo de adaptação da Educação Infantil. As mascotes receberam o nome de Huggers (abraçadores) que exploram, junto com as crianças, lugares ao redor do mundo, por meio de viagens imaginárias realizadas ao longo do ano letivo. 

Joana Madeira, coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do colégio, conta que, desde o início do projeto em 2019, os professores e pais se envolveram rapidamente, o que trouxe ainda mais resultados positivos. As famílias participaram, inclusive, dentro da sala de aula com palestras e atividades. 

O projeto, que já estava bem consolidado na escola, teve que se adaptar a um novo formato por conta da pandemia. E neste momento, a participação dos pais foi ainda mais essencial. Joana reforça: 

Durante o período que estão em casa, não foi raro, receber retorno das famílias dizendo que os roteiros e passeios virtuais eram uma janela que se abria durante a quarentena, um momento de lazer e aprendizado não só para as crianças, mas também aos pais que acabaram viajando conosco nesse período”. 

Joana e Natalia finalizam a conversa trazendo dicas que ajudaram na construção do projeto. O projeto do colégio JP Sul focou em trazer para a realidade das crianças um conhecimento que vai além da individualidade e que leva os alunos a um maior entendimento das diferenças e respeito pelo próximo. Já o colégio Caminhos do Saber, mostrou a importância de ouvir os pequenos pesquisadores, o que os motiva e os coloca como protagonista do próprio aprendizado. Ambos projetos são vistos com grande valor pelos pais

Quer saber como o SAS pode ajudar sua escola na missão de transformar pessoas por meio da Educação de Excelência? Clique aqui e fale com um dos nossos consultores educacionais. 

Encontre mais conteúdos do SAS Cast, neste link