Atualizado em 13 de novembro | 2020 por SAS

Partindo do entendimento que oferecer alternativas que agreguem conhecimento, tanto para alunos, como para os pais, é uma forma de colaborar com o crescimento intelectual de ambos, a Rede Caminho do Saber, escola parceira do SAS em Caxias do Sul (RS), desenvolveu um projeto de Iniciação Científica, com o intuito de alinhar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) às necessidades e desejos de aprendizagem do aluno.  

A ação surgiu da curiosidade dos alunos e busca entender os “porquês” das coisas. Os responsáveis pela iniciativa científica foram os coordenadores da escola, em conjunto com a Vice Direção Pedagógica, envolvendo os alunos da Educação Infantil, pais e educadores de cada turma.  

Por meio do projeto, a equipe pedagógica entendeu que a criança formula uma pergunta, porque ela já está traçando estratégias para responder as suas curiosidades. Desta maneira, observou-se a importância dos diversos benefícios relacionados ao protagonismo da criança, onde ela aprende brincando e experimentando as próprias descobertas, de forma lúdica.  

Dessa forma, o projeto desenvolve e contribui com a formação de indivíduos autônomos, empreendedores e líderes, que futuramente serão ativos pesquisadores no meio acadêmico e empresarial.  

Pensando na construção do conhecimento, as educadoras da escola instigaram as crianças sobre o que gostariam de aprender. A partir do tema individual escolhido por cada criança, foi realizada uma votação, em aula ao vivo, para que a turma pudesse aprofundar o assunto e seguir com os próximos passos da pesquisa.  

Com isso, as professoras integraram práticas de pesquisa ao material didático SAS, que teve um excelente aproveitamento por parte dos alunos. Desta maneira, foi possível interagir com diferentes assuntos abordados no decorrer de cada etapa do projeto. Por este motivo, os professores também traçaram uma reorganização do material, conforme a temática escolhida.   

Confira imagens da iniciativa:

Em função das aulas acontecerem de forma remota, os principais recursos utilizados no projeto foram as ferramentas digitais Zoom e soluções de tecnologia educacional do SAS Plataforma de Educação. Nesse processo, destacaram-se os jogos, o envolvimento de especialistas na área de pesquisa e professores da Rede de Ensino Caminho do Saber. Assim, o projeto de Iniciação Científica foi divulgado de forma on-line.  

Segundo a equipe pedagógica, no dia da apresentação dos trabalhos, os alunos relatavam, com entusiasmo, tudo o que tinham aprendido para outros colegas, e o resultado das atividades foram demonstradas de forma virtual. Neste momento, os pais também tiveram uma importante participação. 

Alinhado à BNCC, o projeto desenvolve em seus alunos a competência “autonomia e responsabilidade”, uma vez que o aluno age pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. 

O projeto do colégio Caminho do Saber foi vencedor da categoria “Educação Infantil”, na 1ª Edição do Prêmio Escolas que Inspiram, realizado pelo SAS com o objetivo de reconhecer o desempenho das suas mais de 860 escolas parceiras, seja por meio do alcance de resultados no vestibular, do engajamento com soluções de tecnologia educacional, ou do desenvolvimento de práticas pedagógicas de excelência.  

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