Atualizado em 1 de setembro | 2022 por SAS

Os projetos multidisciplinares são uma excelente maneira de engajar estudantes de diferentes faixas etárias no processo de ensino e aprendizagem. Afinal, esta abordagem dá ênfase na interação entre diversos saberes – e essa interação se mostra muito presente no Novo Ensino Médio e no Enem 2024.

Todavia, implementar projetos multidisciplinares não é tão simples e exige  um trabalho conjunto dos professores e da gestão. Na prática, tais projetos estimulam a autonomia e o protagonismo do estudante, dois pontos muito importantes dentro das diretrizes da BNCC. 

Além disso, quando bem planejado, traz benefícios para toda a instituição, como a dinamicidade e a cooperação. Quer entender mais sobre o assunto e conhecer quais são os diversos benefícios? Siga com a leitura deste conteúdo elaborado por nós da SAS Plataforma de Educação. 

O que são projetos multidisciplinares?

Grupo de pessoas cercadas em volta de uma mesa, olhando em um notebook. A imagem representa um grupo de docentes trabalhando em conjunto para projetos multidisciplinares
Nos projetos multidisciplinares, o corpo docente trabalha em conjunto para conciliar conhecimentos.

Projetos multidisciplinares são uma proposta pedagógica na qual um determinado tema é trabalhado sob a ótica de diversas disciplinas. Desse modo, um assunto de matemática, por exemplo, pode se desdobrar e ser abordado pelo professor de História ou de Educação Física.  

Porém, é importante ter em mente que cada docente trabalha o tema em questão dentro do seu próprio universo. Ou seja, as matérias permanecem divididas e sem um diálogo muito intenso entre elas, diferentemente do que ocorre na interdisciplinaridade

Os projetos multidisciplinares mostram aos alunos que um mesmo assunto tem impacto em diferentes campos do conhecimento. Isto é extremamente benéfico para a aprendizagem, já que estimula a capacidade de análise e também desperta a curiosidade. 

Enquanto gestor, é preciso se manter atualizado para colocar esse tipo de projeto em prática.  A seguir, separamos alguns exemplos de como é possível unir mais de um componente curricular e criar projetos interessantes: 

Matemática e História

A escola pode trazer uma proposta de estudo, por exemplo, sobre a sequência de Fibonacci

A partir daí, é possível trabalhar questões de Matemática, como proporção e progressão aritmética. Ao mesmo tempo, nas aulas de História, o professor pode se aprofundar na vida de Leonardo Fibonacci e no processo de construção das pirâmides do Egito (que também usam essa regra matemática). 

Língua Portuguesa e Teatro

Quando falamos de Teatro e Língua Portuguesa, as possibilidades de projetos são diversas.

O professor de Português, por exemplo, pode trazer para a sala de aula questões relacionadas à interpretação de texto e produção textual criativa.  

Já o professor de Teatro pode desenvolver uma peça a partir das redações criadas e trabalhar a interpretação textual por meio do processo de encenação desenvolvido com os estudantes. 

Física e Robótica

Física e Robótica são dois componentes curriculares intimamente conectados, e a escola pode desenvolver muitos projetos com eles. 

Uma ótima opção é trabalhar conceitos de Física Mecânica, como aceleração e atrito, com o professor da matéria. E, em paralelo, desenvolver um carrinho motorizado na aula de Robótica. Assim, o estudante conseguirá aplicar a teoria que viu anteriormente. 

Educação física e Biologia

Durante o ensino de Biologia no Ensino Médio, passamos pela matéria de Fisiologia e o funcionamento do corpo humano, enquanto em Educação Física incentivamos os alunos a se exercitarem.

Uma boa alternativa para multidisciplinaridade entre esses componentes curriculares é usar as atividades feitas na Educação Física para exemplificar o que ocorre com nosso corpo quando fazemos esforço ou nos exercitamos.

Benefícios dos projetos multidisciplinares 

Os projetos multidisciplinares auxiliam no trabalho colaborativo

Como mencionamos no início do texto, os projetos multidisciplinares facilitam bastante o processo de aprendizagem. Isto porque ajudam os alunos a terem uma visão mais global sobre determinado conteúdo. Agora chegou o momento de nos aprofundarmos nesta questão.  

A seguir, separamos seis benefícios práticos que estão relacionados à aplicação de um projeto multidisciplinar. Confira, em detalhes, cada um deles para entender melhor por que você precisa levar a multidisciplinaridade para a sua escola. 

Ajuda o aluno a perceber que as matérias não são saberes desconectados

O modelo de ensino tradicional trabalha com as matérias completamente divididas. Isto faz com que o aluno tenha dificuldades em enxergar a importância de determinado conteúdo na vida real, fora da sala de aula. 

Assim, o processo de aprendizagem pode perder o sentido para os alunos. Então, surge a famosa pergunta: “para que eu tenho que aprender isso?”

Em contrapartida, com os projetos multidisciplinares, o estudante vê o mesmo conteúdo em diferentes cenários. Isso o ajuda entender como as disciplinas se relacionam, favorecendo sua aplicabilidade no cotidiano. 

Fomenta a análise dos conhecimentos que estão sendo passados

A partir do momento que um conteúdo possui diferentes abordagens, o aluno precisa refletir sobre essas conexões. Ele tem de analisá-lo sob um ângulo novo, muitas vezes fora do habitual. Isso estimula a criatividade, o senso crítico e a autonomia. 

Dessa maneira, a criança ou o adolescentes sai de uma postura passiva para algo ativo

Essas habilidades são essenciais para preparar os estudantes para a vida fora da escola, como um ambiente profissional. O novo modelo de ensino tem como objetivo ajudar as crianças e jovens a serem adultos analíticos e preparados para a solução de problemas, no trabalho e na vida.

Traz dinamicidade ao ensino

Seguindo a ideia que acabamos de apresentar, fica claro que o projeto multidisciplinar é dinâmico. Afinal, conexões vão sendo criadas a partir de diferentes análises. 

O aluno deixa de enxergar o conteúdo como algo que precisa aprender apenas para passar em uma prova, pois consegue perceber uma aplicação prática. 

Ao mesmo tempo, também estimula a troca de informações entre os professores, possibilitando insights para melhorar o processo de ensino. Ou seja, uma troca contínua de saberes, de diferentes perspectivas. 

Torna os conteúdos mais atrativos

A partir do momento que o aluno percebe que pode utilizar um conteúdo de matemática, por exemplo, na aula de educação física ou de história, isso amplia a visão que ele tem da matéria. 

Sendo assim, um assunto considerado difícil pode se tornar mais fácil por meio de novas associações. Consequentemente, os alunos se tornam mais engajados no processo de aprendizado. E se torna mais atrativo pelo fato de um projeto multidisciplinar conectar os temas acadêmicos com assuntos da vida real. 

Coloca os alunos em um local de cooperação 

Um bom projeto preza pela troca de conhecimentos. Isso significa que os estudantes são estimulados a trabalhar em equipe, ajudando-se mutuamente. 

Desse modo, quem tem facilidade em Geografia, por exemplo, ajuda os colegas no momento da aula. Em contrapartida, pode receber ajuda em outros componentes curriculares que sente mais dificuldade. O objetivo é trabalhar a cooperação. 

Além disso, a dinâmica dos grupos estimula a argumentação e o respeito ao próximo. Ou seja, é uma ótima oportunidade de trabalhar assuntos escolares enquanto desenvolve habilidades socioemocionais essenciais.

O trabalho em equipe e a cooperação estão presentes na maioria dos ambientes sociais em que convivemos, então aprender essas habilidades desde cedo na escola ajudará o estudante durante toda sua vida em sociedade.

Permite que os alunos compartilhem percepções e ideias 

Outro grande benefício dos projetos multidisciplinares e que complementa o tópico anterior está ligado à troca de ideias. 

Quanto mais os alunos interagem, mais conseguem ter acesso a diferentes pontos de vista. Isso contribui para que eles melhorem seu senso crítico ao terem contato com outras realidades. Essa troca torna o aprendizado muito mais completo e dinâmico. 

E quais são os próximos passos?

Com tudo o que apresentamos, você já sabe o que são projetos multidisciplinares , assim como quais os seus benefícios. Então, o próximo passo é levar essa metodologia para a sua escola. 

Converse com o corpo docente e elabore um planejamento para colocarem em prática a multidisciplinaridade no cotidiano das aulas. Você pode começar aos poucos, implementando as mudanças em apenas uma turma ou realizando os projetos em determinado bimestre, por exemplo.  

O importante é colocar em prática a ideia e, posteriormente, analisar como foi o desempenho dos estudantes. Observe não apenas a questão das notas, mas a motivação no que se refere ao processo de aprendizagem e o comprometimento dos alunos com o projeto. Tudo isto influencia no resultado final. 

Também, fale com os professores para entender quais as dificuldades que tiveram, o que acharam positivo e as sugestões de melhorias.   

Conte com a SAS!

Caso a instituição onde você atue tenha um modelo de ensino muito tradicional, vale a pena buscar orientação de profissionais da área pedagógica. Uma boa alternativa é procurar uma consultoria em Educação, como a ofertada aqui pelo SAS Plataforma de Educação. 

Enquanto isso, continue acompanhando os conteúdos exclusivos publicados em nosso blog. Indicamos, em especial, os materiais da categoria gestão escolar, onde há sempre textos novos com várias dicas para os gestores.