Atualizado em 21 de outubro | 2021 por SAS

A gestão escolar envolve diferentes áreas e se você é responsável pela gestão de alguma escola deve se identificar com este conteúdo. 

Gestores escolares precisam, cada vez mais, se atualizar acerca das dimensões que a gestão escolar abrange. Pensando nisso, preparamos 14 livros sobre gestão escolar que todo gestor precisa conhecer. 

Por que investir em livros sobre gestão escolar?

Duas mulheres conversando sobre livros sobre gestão escolar.
Compartilhe e discuta as suas leituras de livros sobre gestão escolar com os seus colegas e propague conhecimento.

Confira 5 motivos para investir em leituras sobre gestão escolar: 

  1. Livros são ótimas ferramentas para gestores: como a gestão é uma sistematização de práticas e diretrizes, os livros são ótimos lugares para se encontrar modelos de ação e caminhos para trilhar na gestão escolar. 
  2. Insights que podem surgir durante a atividade de leitura: durante a leitura de algum conceito, relato ou reflexão dos autores, é muito comum que novas ideias surjam durante a leitura. 
  3. Nosso olhar para a realidade toma outras dimensões: ao ler um livro sobre gestão escolar, sua percepção acerca do tema é potencializada. Desta forma, novas possibilidades são postos como alternativas para o desenvolvimento da gestão escolar, garantindo um processo de atualização e aperfeiçoamento constante. 
  4. Compartilhamento de conhecimento com a comunidade escolar: ao investir em livros sobre gestão escolar, você acompanha os debates da área e compartilha os conhecimentos obtidos com toda a comunidade escolar.
  5. A leitura para formação contínua docente: além de disponibilizar os livros para leitura de professores e da comunidade, também é possível fomentar espaços de leitura compartilhadas.  Essa atividade de leitura pode, inclusive, ser realizada em grupos com diversos agentes escolares envolvidos, em um incentivo da formação continuada dos professores, por exemplo.

O que os autores falam sobre gestão escolar?

Por aqui a gente já viu que o sucesso escolar depende bastante de como é sua gestão. Vimos a importância das escolhas que são feitas na gestão escolar, como em relação às práticas pedagógicas e rotinas administrativas. Afinal, é por meio da gestão escolar que garantimos o funcionamento integrado e coordenado de todas as atividades escolares, acadêmicas e administrativas.

Além disso, a gestão escolar não ocupa somente o lugar de administração, mas sim de integração escolar que envolve questões sociais, culturais, ambientais, econômicas e políticas

A gestão pode ainda ser realizada de forma democrática ou integrada. Diante da complexidade do tema, diversos autores se debruçam sobre suas dimensões. Grandes nomes de livros sobre gestão escolar que contribuem com as discussões do tema são: Geraldo José Sant’Anna, Almir Vicentini, Heloisa Lück e Adelar Hengemühle. 

Os autores de livros sobre gestão escolar caminham cada vez mais para um olhar mais humano para a atividade que antes era somente administrativa. Hoje as questões socioemocionais, socioambientais, socioculturais e socioeconômicas fazem parte da atenção e responsabilidade dos gestores escolares.

Desta forma, o gestor assume o papel de liderar e gerir um ecossistema educacional onde o ambiente físico, o contexto em que os estudantes estão localizados, suas famílias e todas relações derivadas no e pelo ambiente escolar devem ser articulados em um processo comunicativo. 

14 livros sobre gestão escolar

O SAS Plataforma de Educação separou 14 livros sobre gestão escolar que não podem faltar na sua biblioteca.
  1. A Administração da escola: o que vem a ser? — Naura Syria Carápeto

Neura nos convida a repensar o modelo educacional que “está em crise”. Ao colocar a Educação no mesmo acontecimento das outras entidades públicas rumo aos parâmetros do mercado, também posiciona a gestão escolar como a governança do projeto educacional que direciona todo o processo educativo da comunidade que envolve. Nessa dimensão que envolve muito além do administrativo, selecionamos o livro pela perspectiva crítica que a autora fomenta para pensarmos o que vem a ser da administração escolar a partir das transformações em nossa conjuntura. 

  1. Gestão Escolar — Maria Cristina Munhoz Araújo

No e-book de Maria Cristina, a gestão escolar é apresentada a partir dos principais fundamentos para uma gestão democrática que sirva de respaldo para a vivência democrática e, ao mesmo tempo, para educar para a cidadania. A obra discute desde a gestão da escola, sobre quem é o gestor, sobre a concepção política e pedagógica da escola e o planejamento necessário para que as práticas de gestão sejam efetivas. Nossa indicação é que ao ler, o gestor perceba suas ações enquanto um ato político.

  1. Dimensões da gestão escolar e suas competências — Heloísa Lück

Para falar sobre o livro de Heloísa Lück, nada melhor do que retomar a apresentação da própria autora sobre sua obra: “Este livro foi idealizado e elaborado pensando em contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais em gestão escolar por todos aqueles que pretendem se dedicar às funções de diretor de escolas ou já as estejam exercendo.” Imperdível, não é mesmo?

  1. “Administração Escolar” — Valdemarina Bidone de Azevedo e Souza

E como todas as boas listas: também temos clássicos. Em 1994, Valdemarina trazia contribuições indispensáveis para a gestão escolar. Por mais que o livro fale sobre a administração escolar, suas ideias visionárias para sua época propunham que o gestor precisaria ter visão macro da educação, perpassando desde a rotina de professores quanto ao aprendizado discente e sua relação com o ambiente. 

  1. “Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social” — Eduardo Monteiro e Arthur Motta resenha

Esse livro não pode ficar de fora da lista. Os autores Eduardo e Arthur colocam a escola como instituição dissociável do projeto de sociedade. Ao refletir sobre as perspectivas, desafios e função social da gestão escolar, a proposta é que a gestão seja pensada a partir do contexto em que a instituição está, considerando as diferentes realidades da comunidade escolar, apresentando as bases que respaldam tais atividades. Publicado em 2013, é bibliografia de muitas disciplinas sobre gestão escolar por trazer reflexões fundamentais para os dias atuais.

Nossa lista de livros sobre gestão escolar também tem muitos e-books gratuitos para ajudar a sua escola.

6. “O Planejamento Estratégico: um Instrumento para o Gestor de Escola Pública” — Claudia Zuppini Dalcorso

Comentamos que a gestão escolar, para ser eficiente, precisa de um bom planejamento estratégico. Isso é o que comprova Claudia Dalcorso em sua obra, sobretudo,  ao apontar a urgência de que a gestão realize um diagnóstico preciso da sua conjuntura, para que assim elabore um plano de ação que parta da realidade da comunidade escolar em um processo participativo e contínuo. 

7. “O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem” — Telma Weisz e Ana Sanchez

Outro clássico para a área da educação, Telma Weisz e Ana Sanchez fazem o movimento revolucionário de compreender o ensino e a aprendizagem como fatores distintos. Apresentam, assim, as transformações que estão em curso e que gestores e profissionais da educação precisam se atentar, trazendo contribuições construtivistas para a ação pedagógica.

8. “A Gestão Participativa na Escola” — Heloísa Lück

Este é outro livro indispensável de Heloísa Lück. Ele oferece aos gestores indicadores reflexivos sobre suas atividades, colocando-as como fundamentais para fomentar uma educação transformadora e uma formação humana por meio da gestão participativa. Sendo parte de sete volumes da série de gestão, indicamos o terceiro pela sua assertividade em compreender que sem a comunidade escolar presente e conscientes das decisões da gestão.

9. “Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar” —  Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm tomado espaço importante no cotidiano social e, por consequência, escolar. A obra de Maria e Myrtes traz novas luzes sobre a questão da apropriação das tecnologias pelos educadores. Já imagina o porquê recomendamos esse livro, certo? Não temos mais como pensar projetos educacionais sem considerar as tecnologias no processo.

10. “Aula Nota 10: 49 Técnicas Para Ser um Professor Campeão de Audiência” —  Doug Lemov

Já que a gestão precisa, também, estar preocupada com a sala de aula, entender as técnicas didáticas e pedagógicas é fundamental. Tanto para repassar nas formações contínuas de docentes quanto para adaptar projetos pedagógicos da melhor forma. Por mais que a proposta seja de apresentar 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência, o livro permite que gestores repensem as técnicas para sua prática de gestão.

11. “Gestão Escolar – Dicas Corporativas – Nossas Escolas Estão Prontas Para os Desafios?” —  Almir Vincentini

Almir destaca que as escolas estão inseridas em um mundo globalizado e, assim, são sensíveis às mudanças que isso implica na sociedade. O livro discute, de forma impactante, como as escolas de modelos tradicionais podem se adaptar às demandas exigidas pelas corporações e ao modelo que se instala na globalização. Indicamos esse livro pois acreditamos que é necessário todo gestor compreender como as demandas das corporações podem influenciar as instituições escolares e qual é o papel da gestão nesse cenário. 

12. “O Que Revela o Espaço Escolar? Um Livro Para Diretores de Escola” — Comunidade Educativa Cedac e Editora Moderna

O livro é literal e fiel ao nome título e revela as potencialidades do espaço escolar para a gestão escolar. Os ambientes da escola — fachada e recepção, pátio e quadra, corredor, sala de aula, banheiro, refeitório, biblioteca, sala de informática e sala de Arte — revelam aspectos sobre a sustentabilidade, o convívio, e ao pertencer e ser no mundo. Continuação de um lindo trabalho, indicamos o livro na certeza que o gestor terá outro olhar para o espaço escolar, ressignificando o ambiente para que o aprendizado contínuo e prático. 

13. “Planejamento, Gestão e Legislação Escolar” —  Geraldo José Sant’Anna

Geraldo apresenta, em sua obra, direcionamentos mais técnicos de como o planejamento, a gestão e a legislação escolar funcionam. Sinaliza posturas, atitudes e valores que contribuam para um clima organizacional que implique comprometimento, envolvimento e corresponsabilidade. Indica-se o livro pela sua amplitude na discussão, que envolve desde a diferença entre o projeto e plano, ressaltando a importância da participação da comunidade escolar nos processos de decisão e indo até a responsabilidade pelo patrimônio público.

14. “Gestão de ensino e práticas pedagógicas” —  Adelar Hengemühle

A obra traz à tona fatores que devem ser levados em consideração em qualquer projeto educacional, tais como os cenários em que vivemos, o perfil dos estudantes, as questões socioemocionais, a metodologia, entre outros. Segundo ele, o Projeto Pedagógico é o fio condutor do trabalho escolar, propondo que a escola deve partir do perfil de educando que a escola quer formar para orientar os caminhos que a comunidade escolar seguirá.

O SAS Plataforma de Educação sabe tudo de gestão escolar

Esperamos que essa lista de livros sobre gestão escolar tenha ajudado. Caso precise de uma ajudinha a mais, conte conosco. O SAS Plataforma de Educação é seu parceiro ideal para repensar e otimizar a gestão escolar. Conheça a nossa missão de evoluir escolas, transformar vidas, assistindo ao nosso vídeo manifesto abaixo:não paramos por aqui, confira o nosso vídeo com 10 razões para estimular a leitura no seu filho:

Para uma consultoria especial com nossa equipe especializada, clique no banner e entre em contato com um de nossos consultores especialistas