Atualizado em 7 de fevereiro | 2023 por SAS

Com um currículo mais flexível e diverso, os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio transformaram a forma de ensinar e aprender em sala de aula. Esse espaço para um ensino mais dinâmico e um novo projeto acadêmico ajudam os alunos a tomarem decisões mais assertivas para o futuro da sua vida pessoal e profissional. 

Com o Novo Ensino Médio implementado no Brasil este ano, conheça os aprendizados das escolas com os Itinerários Formativos e os principais benefícios de contar com o material pedagógico do SAS. Além disso, separamos algumas dicas que podem ser essenciais para ajudar a sua escola! Venha conosco nessa leitura! 

Como os Itinerários Formativos do SAS têm sido aplicados em sala de aula? 

Atualmente, na proposta curricular, os Itinerários Formativos são um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo que os alunos escolhem durante o período do Ensino Médio e possibilitam o aprofundamento nas áreas de conhecimento com as mais quais identificam, sendo elas: 

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias; 
  • Linguagens, Códigos e Tecnologias; 
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Matemática e suas Tecnologias. 

Com a reorganização das disciplinas por área de conhecimento, os Itinerários Formativos e as outras propostas da Matriz Curricular do Novo Ensino Médio, estimulam o interesse dos alunos na escola e consequentemente ampliam o seu conhecimento. Além disso, os estudantes saem com uma formação ética e senso crítico aprofundado. 

Pensando nas novas necessidades, os Itinerários Formativos do SAS, visam ampliar o conhecimento dos estudantes nas áreas dando-lhes clareza sobre as possíveis carreiras e escolhas profissionais. Para Carlos Feitosa Tesch, especialista pedagógico do SAS, os Itinerários Formativos do SAS potencializam o engajamento, autonomia e protagonismo. ‘’Os nossos itinerários Formativos, representam um conjunto de soluções educacionais de excelência, cuidadosamente planejados e construídos para atender as mudanças em curso no Ensino Médio, ofertando aos alunos a concreta possibilidade de traçar sua própria jornada de aprendizagem.’’ compartilha. 

Por que os Itinerários Formativos do SAS inovam a experiência dos alunos e professores? 

Os eixos estruturantes dos itinerários formativos inovam na experiência em sala de aula ao trazer o aluno para o centro do processo de aprendizagem, visando desenvolver outras habilidades como a criatividade e a investigação científica. No âmbito do corpo docente, os itinerários formativos permitem explorar novos métodos de ensino e novas possibilidades, trazendo oportunidades de inovação da dinâmica em sala de aula 

Nos materiais didáticos do SAS, as escolas encontram uma solução educacional conectada com a realidade e as necessidades, oferecendo conteúdos embasados e atualizados. 

Os Itinerários Formativos estimulam o protagonismo e autonomia do aluno

Para Carlos Feitosa Tesch, o SAS, contribui com um sólido suporte para que os parceiros tenhas suas necessidades plenamente atendidas. ‘’A inovação oferecida pelo SAS reside na aplicação concreta de uma série de arcabouços pedagógicos desenvolvidos ao longo da história em materiais didáticos e exercícios de aprendizagem’’, explica. Com esses novos exercícios de aprendizagem, as escolas fizeram a reflexão de que o ato de educar vai muito além de repassar informações cognitivas e passam a contribuir de forma mais ativa para formar cidadãos para o futuro.  

Diante desse contexto, um dos pontos pensados na concepção dos materiais do SAS, foi buscar colocar em prática os novos papéis dos estudantes e dos gestores na aplicação dos Itinerários Formativos em sala de aula. Para Carlos “Quando falamos de protagonismo e autonomia, ofertamos experiências de aprendizagem focadas em metodologias ativas que perpassam, não apenas a escolha do percurso, mas todo o desenvolvimento do aluno ao longo dele.’’ comenta. 

Falando sobre a prática do ensino em sala de aula, Eneias Parthenon, Coordenador do Colégio Evolução, utilizou como exemplo a disciplina de Educação Financeira e compartilhou na live Ensino Médio: desafios e aprendizados na prática, como tem sido a experiência dos alunos da sua escola. 

Para o educador, contar com o material e parceria do SAS tem sido essencial para aplicar os Itinerários Formativos em sala de aula. Com as nossas soluções, os alunos assumem a autonomia necessária e realizam as atividades utilizando recursos investigativos e criativos. Confira: 

Itinerários Formativos e sua aplicação em sala de aula

Por que escolher um material pedagógico de excelência? 

Agora que você já sabe como os Itinerários Formativos inovaram a experiência em sala de aula, é importante refletir qual a importância de escolher um material pedagógico de excelência.  

O primeiro ponto de reflexão, é que a boa experiência da gestão escolar, anda lado a lado com uma plataforma de educação excelente. Um dos maiores desafios das escolas é inovar de forma responsável cumprindo com as necessidades e exigências da prática pedagógica. Nesse sentido, é importante que as escolas escolham uma solução pedagógica que ofereça todo o suporte que esse momento de transição do Ensino Médio exige.   

Para Carlos Feitosa Tesch, especialista pedagógico do SAS, alguns pontos pesam no momento de avaliar o material pedagógico. ‘’Escolher um conjunto de soluções educacionais de excelência é optar pela intencionalidade pedagógica, pelo rigor técnico da confecção dos nossos materiais e pelo suporte personalizado oferecido aos nossos parceiros. Sabemos como esse conjunto de fatores potencializa e consolida nosso objetivo principal, o processo de aprendizagem dos nossos alunos.’’  

Em busca da produção do melhor material pedagógico, um dos principais pilares da produção das nossas soluções educacionais são o estudo contínuo e o rigor de implementação das diretrizes legais da educação nacional através de documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Referenciais Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos. Segundo Carlos Tesch, “O SAS atesta esse cuidado com clareza na apresentação dos nossos Conteúdos Programáticos, na fundamentação pedagógica e nas próprias orientações didáticas dos materiais’’.  

Como envolver a comunidade escolar nos Itinerários Formativos?   

Mais do que pensar no processo pedagógico, as escolas por meio da educação participativa e uma gestão democrática, podem envolver a comunidade no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, os pais passam a ter um papel mais ativo no cotidiano acadêmico e oferecem um espaço de escuta para o estudante. 

Uma das formas de colocar isso em prática, é realizando alguns questionamentos e mapeando os meios para engajar pais e responsáveis, confira: 

  • Como os pais e responsáveis têm acompanhado a adaptação dos alunos aos Itinerários Formativos? 
  • Quais são os sonhos e aspirações de cada aluno para o futuro? 
  • Como os pais podem participar das atividades e ajudar a tomar as melhores decisões para o futuro? 
  • Pais e responsáveis têm participado e conversado com a escola sobre o assunto? 

Com esses entendimentos, a escola pode ter momentos de conversa, realizar eventos abertos à comunidade do entorno, promovendo oficinas de bem-estar, de artesanato, palestras de conscientização etc.   

Conheça as soluções pedagógicas do SAS 

Algumas soluções educacionais você só encontra no SAS! Nós oferecemos para a sua escola as tecnologias mais inovadoras para oferecer para pais e alunos um Ensino Médio de excelência, por exemplo, conheça: 

  • Coleções SAS: material alinhado à BNCC com um olhar para a formação integral dos estudantes. Os conteúdos são atualizados anualmente com temáticas contemporâneas que dialogam com a realidade dos alunos. 
  • Itinerários Formativos: experiência inovadora em sala de aula com conteúdo de alta qualidade e recursos digitais; Proposta desenvolvida a partir dos documentos oficiais e aos quatro eixos estruturantes dos itinerários formativos garantindo um alinhamento com a matriz do Novo Enem e conteúdo atrativo que incentiva a análise crítica e resolução de problemas. 
  • Sistema de avaliações: temos um portfólio diversificado com simulados atualizados que permite uma experiência semelhante ao vestibular. Entenda a importância de aplicar os simulados na sua escola aqui. 
  • Serviços Pedagógicos: consultoria pedagógica personalizada para que a nossa proposta faça sentido para cada escola e formação continuada com plataforma exclusiva para professores com uma proposta de atuação prática que viabiliza a evolução do conhecimento. 
  • Soluções Digitais: tecnologia educacional que permite acompanhar e desenvolver alunos de modo personalizado e SASTV plataforma onde o aluno pode praticar redações, ter acesso a obras literárias, videoaulas e muito mais.