Atualizado em 20 de setembro | 2021 por SAS

A educação socioemocional dentro de uma escola é fundamental para que as atividades pedagógicas se desenvolvam bem. Mas, nem sempre a gestão escolar pensa nesse acolhimento de maneira estendida aos educadores, categoria que também requer atenção, sobretudo, quando pensamos no retorno das atividades presenciais. 

Isso porque, o período de isolamento social foi delicado para muitos professores, com o uso de novas ferramentas digitais e a sobrecarga de trabalho. Por isso, é interessante que a gestão escolar implemente ideias de acolhimento na escola que também incluam os docentes, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade socioemocional da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

A partir desse trabalho e da troca de experiências, os professores podem refletir e reproduzir a educação socioemocional com maior facilidade dentro da sala de aula. Aqui, traremos algumas dicas sobre como fazer isso. Acompanhe! 

Como receber os professores na volta às aulas 

A sobrecarga da pandemia destacou ainda mais a necessidade de trabalhar ideias de acolhimento na escola com os professores.

Embora se fale muito na questão dos alunos, os professores também tiveram um período difícil na pandemia. Certamente, com o retorno das aulas, ainda há ajustes e demandas que exigem muito dos educadores. Nesse sentido, é interessante que gestores e coordenadores pensem em ideias de acolhimento na escola para receber os professores na volta às aulas.

As ideias de acolhimento na escola têm como objetivo não apenas criar um ambiente emocionalmente mais confortável, mas também desenvolver habilidades previstas na BNCC

Boas ideias para recepcionar professores são abrir para o diálogo, estreitar laços e aprimorar a escuta. Assim, os docentes se sentirão mais acolhidos, confiantes e encorajados a realizar suas atividades com êxito durante o ano letivo.

Afinal, valorizar a profissão docente é também se preocupar com a saúde mental desses agentes. Nesse sentido, os gestores devem se comprometer em oferecer um ambiente de trabalho acolhedor, para que todos consigam dar o seu melhor.

5 ideias para recepcionar professores

Rodas de conversa e palestras podem ser ideias de acolhimento na escola para praticar com os professores e gestores.

O primeiro contato de todos após a pandemia gera um sentimento de reconhecimento, estranheza e até um despertar para algo novo. Por isso, nesse momento a ansiedade e insegurança podem estar presentes tanto entre docentes, quanto entre os alunos. 

Embora todos estejam desejando esse retorno, ideias para recepcionar professores são bem-vindas. Acompanhe nossas 5 dicas para esse momento:

  1. Roda de conversas e troca de experiências: segundo Paulo Freire, educar é aprender uns com os outros. Dessa maneira, uma das ideias de acolhimento na escola é abrir espaços para conversar e trocar informações, nos quais os professores possam compartilhar ideias, experiências e praticar a escuta. Separe um tempo para isso!
  2. Dinâmicas: as dinâmicas podem contribuir com a integração do grupo, pois trabalham habilidades, necessidades, melhoram a comunicação e o relacionamento da equipe. Para isso, conheça o seu corpo docente e desenvolva dinâmicas personalizadas para as demandas dele. Além de descontrair o grupo, será uma atividade motivadora.
  3. Palestra de convidado especial: uma forma de agregar conhecimento e engajar a equipe é convidar um palestrante. É importante escolher o convidado e o tema da palestra levando em conta as fragilidades emocionais que os professores da sua escola apresentam. Ao fim, proponha uma integração entre docentes e palestrantes, isso pode ser bem produtivo para gerar outros insights sobre as necessidades dos docentes.
  4. Mimos: lembranças e coffebreaks são maneiras do educador se sentir querido, lembrado e valorizado. Além disso, são formas carinhosas de proporcionar momentos de descontração e podem ajudar a receber os professores na volta às aulas de forma acolhedora.
  5. Reunião informativa: alinhar as equipes dos agentes escolares em uma gestão integrada pode auxiliar os professores a terem maior tranquilidade e segurança no retorno das atividades presenciais. Para isso, fortaleça o espírito de equipe e esclareça todas as dúvidas. Conheça mais sobre a gestão integrada no nosso e-book aqui. 

O que dizer para os professores no início do ano letivo?

Algumas ideias de acolhimento na escola podem ser simples, baseadas em uma comunicação afetiva e humanizada. Confira algumas frases que a gestão escolar pode utilizar para receber os professores na volta às aulas:

  • Você é fundamental na jornada de aprendizado da nossa escola. 
  • Vamos superar os desafios do retorno juntos, para tornar a sala de aula um lugar único e especial.
  • Boas-vindas a vocês que são o alicerce dessa escola.
  • Unidos faremos a diferença, para que os alunos se sintam encorajados a aprender cada dia mais.
  • Com amor e dedicação vamos vencer os desafios.
  • Juntos semearemos empatia, resiliência, alegria e esperança na escola.
  • Somos um time e precisamos nos ajudar mutuamente para alcançar bons resultados.
  • Seu trabalho é fundamental para que os alunos consigam superar os medos e dificuldades.

Lembre-se: além de frases encorajadoras, os gestores precisam colocar-se à disposição para a escuta.

Como fazer o acolhimento da gestão escolar?

A gestão escolar acolhe, mas também precisa fazer parte do programa de ideias de acolhimento na escola.

As ideias de acolhimento na escola podem e precisam ser ampliadas à gestão escolar, que também está enfrentando muitos desafios no momento do retorno às aulas presenciais. 

Organizar o ritmo das aulas, dar suporte aos professores, atender alunos e famílias, tudo isso sobrecarrega a equipe da gestão. Dessa maneira, pensar em um apoio individual com psicopedagogos e psicólogos pode ser uma solução. 

Além disso, dentro do pacote de ideias de acolhimento na escola, docentes e a gestão podem se apoiar mutuamente. Nesse sentido, sugerimos algumas dicas:

  • Dividir tarefas: aqui novamente entra a ideia de gestão colaborativa, para isso é interessante fazer enquetes para escolher e promover ações na escola. A integração das equipes aumenta e alivia a sobrecarga dos membros da gestão. 
  • Promover momentos de acolhimento: organizar rodas de conversa com coordenadores e gestores administrativos é importante para promover acolhimento com esses grupos. Esse momento também é essencial para alinhar trocas e ideias.
  • Mostre os pontos fracos: mesmo que um gestor queira ser o modelo ideal de líder, todos temos pontos incompletos. Uma vez que eles são admitidos, toda comunidade escolar pode sugerir ações e melhorias em uma gestão democrática e acolhedora. 
  • Rotina de escuta: é um ponto-chave para o acolhimento de toda comunidade escolar. Assim, é fundamental instituir um ambiente de trabalho positivo para que todos se sintam à vontade para dividir seus sentimentos.

Conheça mais pontos do acolhimento escolar em outros conteúdos do Blog do SAS, como esse aqui!

Ensino híbrido é com o SAS!

As plataformas digitais podem ser ferramentas fundamentais para colocar as ideias de acolhimento na escola em prática.

As plataformas digitais podem ser uma excelente opção para a escola que deseja retomar as atividades presenciais de forma gradual. Além de ser uma ferramenta que auxilia a gestão no momento de promover o acolhimento escolar entre os professores e a própria gestão escolar.

O SAS Educação se destaca como importante parceiro da escola no ensino híbrido, pois possui uma plataforma digital capaz de promover os diálogos, que são tão importantes para o acolhimento escolar. 

Temos ainda o +Atitude, que tem como objetivo desenvolver as 21 habilidades socioemocionais de acordo com o conteúdo estudado no dia a dia, dando mais significado ao aprendizado.

Confira ainda um de nossos vídeos educativos e entenda mais sobre a educação socioemocional: 

Nós ainda proporcionamos consultorias pedagógicas personalizadas. Quer saber mais? Clique no banner e entre em contato com um dos nossos consultores especialistas. Com certeza temos a solução ideal para sua escola.