Atualizado em 19 de agosto | 2021 por
Na edição deste ano do Prêmio Escolas que Inspiram, realizado pelo SAS entre suas escolas parceiras, dois projetos de iniciativas socioemocionais tiveram destaque por ajudar os estudantes no desenvolvimento destas competências
Durante o Fórum de Mantenedores 2021, evento voltado as suas mais de 950 escolas parceiras em todo o país, o SAS Plataforma de Educação anunciou os vencedores da 2ª edição do “Prêmio Escolas que Inspiram”, criado para reconhecer as instituições que se destacaram durante o ano.
Na categoria Iniciativas Socioemocionais, os vencedores foram o Colégio João Paulo I Sul (RS) e o Colégio Cathedral (MT), com projetos que desenvolvem competências socioemocionais na comunidade escolar.
A educação socioemocional passou a ser um componente curricular exigido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, com isso, muitas escolas buscam maneiras de implementar no dia a dia formas de desenvolver os estudantes tanto para o momento atual em que vivem, quanto para seguirem na construção de seu Projeto de Vida. Os projetos selecionados na premiação podem servir de inspiração. Confira!
O Clube da Empatia no desenvolvimento socioemocional
O Colégio João Paulo I Sul (RS) criou o Clube da Empatia, um projeto voltado aos alunos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Finais. O Clube tem como objetivo o desenvolvimento das competências socioemocionais, com intuito de criar e manter as condições favoráveis à formação dos estudantes, na vivência de uma jornada intelectual, social e pessoalmente transformadora.
Relacionado às competências de argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania da BNCC, o projeto surgiu da necessidade de trabalhar conceitos e práticas que promovam saúde e bem-estar a longo prazo.
Como funciona?
O Clube da Empatia tem encontros quinzenais em sala de aula. Em cada etapa é trabalhado um componente das habilidades socioemocionais, com atividades lúdicas, ecológicas, vivências e tarefas de registro gráfico. Também são realizados encontros individuais, ou em grupo, no contraturno escolar, com temáticas específicas, conforme demanda.
Para a implementação, o Colégio investiu em capacitações direcionadas aos professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e de suas equipes, com formações em cursos de pós-graduação nas áreas de Neuropsicologia e Psicologia Escolar. Além de recursos materiais para realização das atividades propostas, como materiais de papelaria e dispositivos multimídia. O projeto conta com a participação direta da Psicóloga Escolar, uma Auxiliar de Psicologia, uma Orientadora Educacional e duas estagiárias de Psicologia.
A equipe é responsável pela ideação, desenvolvimento e execução das atividades principais. Os professores mantêm as temáticas desenvolvidas no cotidiano escolar junto aos alunos. As famílias também recebem orientações e atuam como uma extensão do projeto.
Quais foram os resultados?
O Clube da Empatia, impactou positivamente no dia a dia escolar, melhorou o relacionamento interpessoal, o autoconhecimento e autogerenciamento de pensamentos, ações e emoções dos estudantes. Além de aumentar o interesse em resolução de problemas, tanto pessoais quanto do grupo. O projeto promoveu mudanças na dinâmica escolar e familiar, mostrando que uma ampliação pode trazer ainda mais benefícios para toda a comunidade.
A importância do desenvolvimento socioemocional na pandemia
No Colégio Cathedral (MT), a chegada da pandemia trouxe a demanda de disponibilizar um espaço de auxílio para estudantes e professores em busca de melhorias no desempenho escolar, profissional e pessoal, visando o pleno desenvolvimento de todos. Surgiu, então, o projeto para desenvolver competências socioemocionais, focado no autoconhecimento e autocuidado.
A implementação
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico do Colégio realizou uma intervenção por meio de palestras, grupos terapêuticos, lives, treinamento de competências, oficinas temáticas e atendimento individual. Com um cronograma previamente estabelecido e auxílio da Psicóloga Educacional do Colégio, também foram convidados palestrantes das diferentes áreas: saúde, educação e assistência social.
Os recursos do projeto envolveram equipamentos de áudio e vídeos, lembrancinhas individuais e instrumentos terapêuticos, como o baralho das emoções. A comunidade externa pôde participar gratuitamente das lives e palestras realizadas, com direito à certificação.
Os benefícios
O projeto envolveu aproximadamente mil pessoas, entre alunos, professores, colaboradores e comunidade externa. O que possibilitou a ampliação de parcerias em prol da responsabilidade social junto à Secretaria Municipal de Barra do Garças e Secretaria de Saúde e Assistência Social. Além disso, os estudantes ficaram mais tranquilos com as aulas remotas, e os professores se sentiram acolhidos e ouvidos.
Os aprendizados também foram muitos, mesmo com o foco nas competências socioemocionais, abordando inteligência emocional e fortalecimento das relações interpessoais, ainda houve contribuição de conhecimento sobre empoderamento feminino.
Implementando as competências socioemocionais
Os cases vencedores do Prêmio Escolas que Inspiram mostram como a implementação de projetos relacionados às competências socioemocionais trazem benefícios à toda comunidade escolar. Para isso, é necessário um bom planejamento e uma equipe capacitada, que consiga atender às necessidades dos estudantes, famílias e educadores.
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