Atualizado em 13 de setembro | 2024 por
Se você é gestor escolar, já deve ter visto em algum momento que a comunicação entre a escola e família precisa ser mais próxima, correto?
Mas afinal, quando falamos de comunicação no contexto escolar estamos falando do que?
No seu significado mais básico a comunicação é processo de troca de informação entre um interlocutor e um receptor. Mas sabemos que para que esse processo seja efetivo a comunicação precisa cumprir o seu papel de transmitir a mensagem de maneira assertiva.
A comunicação é extremamente relacional, uma ferramenta poderosa de engajamento e fidelização de clientes. No universo escolar isso não é diferente, a comunicação entre escola e família potencializa o engajamento dos responsáveis com resultados dos estudantes e também contribui na retenção dessas famílias.
A importância da comunicação entre família e escola para a aprendizagem do estudante
Como dito anteriormente, a comunicação escola e família é uma ferramenta poderosa para engajar a participação dos responsáveis e consequentemente melhorar o desempenho do estudante.
Isso acontece porque faz com que a família se sinta parte do processo de ensino-aprendizagem, acompanhando os avanços no desenvolvimento e incentivando a contribuição dos responsáveis no dia a dia escolar.
Conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos, acompanhar o calendário de avalições e participar das discussões que estão acontecendo em sala de aula, promove o senso de pertencimento à comunidade escolar e traz mais segurança para o estudante.
Além disso, essa já é uma tendencia comportamental muito positiva dos pais da nova geração, querer participar ativamente da aprendizagem do estudante e isso tem impactado no desempenho escolar.
De acordo com a matéria publicada no G1 em setembro de 2022, os dados coletados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que os estudantes com alto índice de participação familiar obtém um melhor desempenho acadêmico.
Como a comunicação pode impactar na retenção dos estudantes
Assim como qualquer empresa que possui clientes e precisa mantê-los encantados, sendo promotores dos seus produtos, as escolas privadas precisam manter aquecido o seu relacionamento com as famílias, para que todo o trabalho desenvolvido no ambiente escolar ganhe visibilidade e esses responsáveis se sintam parte importante do aprendizado.
Quantos projetos pedagógicos e entregas incríveis a sua escola fez nos últimos 6 meses? As famílias que compõe a sua comunidade escolar, já foram comunicadas sobre eles?
Muitas escolas deixam para mostrar as otimizações estruturais, entregas e desenvolvimento de projetos pedagógicos durante o período de rematrícula, visando garantir que esse estudante siga mais um ano matriculado. Porém, quando a comunicação se torna parte da cultura da escola, essas entregas são comunicadas durante todo o ano letivo.
Leia mais:
- Campanha de matrículas 2025: estratégias eficazes para alavancar a captação e retenção em escolas privadas
- Entenda porque é necessário investir em marketing educacional
- 5 dicas para uma campanha de matrículas de sucesso
05 dicas para melhorar a comunicação entre escola e família
Conheça o seu público
Quando comunicamos algo, comunicamos para alguém. Logo, é importante saber o perfil de quem estará lendo e o que essa pessoa espera dessa comunicação. Levar em consideração se ela vai consumir aquele material através do celular ou computador, o quanto de tempo essa pessoa vai demandar para aquela leitura ou se você quer que ela dedique uma atenção especial para aquele assunto, tudo isso conta!
Tenha um calendário
Construa um planejamento dos assuntos que você pretende abordar e lembre-se de considerar o calendário e o horário letivo nessas comunicações.
O segredo está na antecipação
Para a comunicação ser efetiva e contribuir com a gestão escolar, é importante antecipar as dúvidas que poderão vir e respondê-las na mesma mensagem. Uma comunicação assertiva não deixa dúvidas sobre o que foi comunicado.
Cuidado com o excesso!
Um erro comum de quem já utiliza a comunicação como ferramenta no dia a dia, é fazê-la de forma excessiva. O problema de comunicar demais é perder a relevância e tirar atenção do que de fato seria importante.
Escolha o melhor canal
É importante que os responsáveis tenham um canal exclusivo para a comunicação ser mais efetiva e alinhada à realidade das famílias que já fazem parte da sua escola. Isso não quer dizer que os seus projetos e grandes resultados não podem estar nas redes sociais e outros canais, eles devem! Mas, a maior parte e com riqueza de detalhes vai interessar a quem já faz parte dessa comunidade.
Quando a comunicação entre escola e família é clara, organizada e constante, ela contribui para o sucesso acadêmico dos alunos e ajuda a criar uma comunidade escolar mais forte e participativa.
Portanto, comunicação entre escola e família é fundamental para fortalecer o vínculo com os responsáveis e garantir o engajamento no processo educacional.
Ao aplicar essas dicas na sua escola, você promoverá um ambiente mais acolhedor e transparente para as famílias. Dessa forma, impactará positivamente na retenção de estudantes e na construção de uma parceria sólida com os responsáveis.
Se a sua escola ainda não tem uma estratégia bem definida de comunicação com as famílias, que tal começar agora? Implementar mudanças simples pode gerar grandes resultados.
Saiba mais sobre o SAS Educação e como temos ajudado a evoluir escolas!
Deixe seu comentário