Atualizado em 11 de março | 2022 por SAS

O início do ano letivo é um período bem agitado para toda a comunidade escolar. Com a instituição de ensino na qual você atua não deve ser diferente! Porém, em meio a correria, sua equipe docente reserva um tempo para fazer uma atividade diagnóstica com os estudantes?

Essa prática é importante para os professores e os próprios educandos. Afinal, é uma forma de avaliar o nível de conhecimento da turma. Isso facilita o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficientes na hora de abordar novos conteúdos ao longo do ano.

Para ajudar você, enquanto gestor, a implementar a atividade diagnóstica na sua escola, o SAS desenvolveu a solução Aprendizagens Essenciais. Nos próximos tópicos, vamos explicar como ela funciona e por que é tão útil. Acompanhe!

O que é e para que servem as atividades diagnósticas?

Aluno realizando uma atividade diagnóstica.
Realizar a atividade diagnóstica possibilita um ensino mais efetivo.

A atividade diagnóstica é uma ferramenta utilizada para medir o domínio dos estudantes em relação a determinados conhecimentos. Elas também identificam as habilidades e as competências que eles possuem, bem como suas lacunas de aprendizagem. Isso tudo para direcionar intervenções voltadas à recuperação dessas aprendizagens.

Esse tipo de análise pode ser feito de diferentes maneiras. Seja em formato de avaliações tradicionais ou com atividades envolvendo debates, produção de redações etc. O importante aqui é fazer uma espécie de “laudo” da situação acadêmica atual dos alunos e da turma.

Dessa forma, a equipe docente pode ajustar o plano de aula de acordo com as necessidades verificadas. Isso significa propor soluções e ações para facilitar o aprendizado, superar dificuldades e ajudar a criança e o adolescente a evoluir.

O ideal é que  a atividade diagnóstica seja realizada no início do ano letivo ou a cada novo ciclo de aprendizagem. Assim, os professores podem ter um ponto de partida e traçar objetivos precisos do que querem atingir com os estudantes.

O que é o Aprendizagens Essenciais?

Aprendizagens Essenciais é uma solução SAS voltada para diagnosticar as lacunas de aprendizagem dos alunos e atuar sobre elas. Em suma, é composta pela avaliação diagnóstica que abordamos no tópico anterior, desenvolvida de forma estruturada e com acompanhamento dos nossos consultores, pela análise da produção dos estudantes e pela construção e execução de planos de ação.

Isso faz com que a sua escola tenha segurança na hora de fazer uma atividade diagnóstica. Afinal, criamos um passo a passo desse processo, disponibilizamos ferramentas tecnológicas e estamos ao lado dos professores e dos gestores para tirar possíveis dúvidas.Como consequência, cada instituição de ensino consegue personalizar sua jornada de acordo com a própria realidade.

Ademais, a avaliação diagnóstica do Aprendizagens Essenciais é realizada por componente curricular e por série. Ao final da aplicação, os professores recebem um relatório focado em reconhecer as lacunas de aprendizagem de cada aluno. A partir daí, sua equipe pode conversar com você para definir quais estratégias serão abordadas (aulas de reforço, revisão de conteúdos, aulões digitais etc.).

O foco da nossa solução é facilitar o cotidiano dos docentes e ajudar sua escola a oferecer a melhor educação para crianças e adolescentes.  

Afinal, nivelar lacunas de conhecimento de um ano letivo para outro é muito importante. Principalmente, tendo em vista os últimos dois anos, que obrigaram a maior parte dos estudantes de todo país a ficarem em casa, estudando de forma remota.

Aprendizagens Essenciais e a BNCC

Com a atividade diagnóstica você pode identificar as lacunas de aprendizagens das turmas.

O Aprendizagens Essenciais, que é uma solução SAS, surgiu baseado no conceito de aprendizagens essenciais (AE) abordado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Essas aprendizagens correspondem aos conhecimentos acadêmicos, bem como às habilidades e às competências, que os alunos devem desenvolver ao longo de cada série e disciplina da educação básica.

Sendo assim, as AE servem de referência para todas as escolas. Por isso mesmo é tão importante que as instituições realizem a atividade diagnóstica. Afinal, esta é uma forma de medir a assimilação dos estudantes em relação a esse escopo geral.

Por meio dos dados obtidos com a atividade diagnóstica, professores e gestores conseguem verificar lacunas de aprendizagem de maneira mais clara. Como consequência, é mais fácil criar estratégias para suprir essas dificuldades.

Aprendizagens Essenciais na educação infantil

A atividade diagnóstica é distinta para cada faixa etária, se iniciando com brincadeiras pedagógicas e caminhando até avaliações mais robustas.

Dentro do Aprendizagens Essenciais, crianças de diferentes faixas etárias realizam uma atividades diagnósticas específicas. Sendo assim, o sistema usado para educação infantil, por exemplo, não é o mesmo daquele direcionado para o ensino médio.

Os alunos menores, da educação infantil, passam por uma espécie de sondagem por meio das sequências didáticas oferecidas. Isso significa que as propostas são mais lúdicas, com ênfase nas brincadeiras pedagógicas.

Dentro dessa abordagem, são analisados os objetivos de aprendizagem essenciais contemplados na BNCC. Isso inclui brincar, explorar, expressar-se, conhecer-se, etc. 

Com o resultado em mãos, a escola pode conhecer melhor os pequenos estudantes e conectar o que escutam e observam aos objetivos de aprendizagem, respeitando o tempo específico para experimentação e desenvolvimento das crianças. A partir daí, docentes e gestores decidem, em conjunto, o que deve ser colocado em prática ao longo do ano letivo.

É importante frisar que, ao longo de toda essa jornada, a equipe tem suporte do consultor pedagógico SAS.

Os professores recebem ainda um conteúdo específico para interpretar as observações e entender quais as melhores ações a serem tomadas em seguida. Além disso, contam com ferramentas de apoio, incluindo:

  • SASTV
  • Livro digital do professor;
  • Liga das Corujinhas, plataforma com atividades gamificadas.

Aprendizagens Essenciais na educação fundamental e média

No ensino fundamental, a atividade diagnóstica varia de acordo com a turma, sendo possível realizá-la desde os níveis mais iniciais.

O Aprendizagens Essenciais possui abordagens específicas para estudantes da educação fundamental e do ensino médio. A seguir, explicamos esses formatos de forma separada para que você consiga compreendê-los melhor.

Um olhar na educação fundamental

Quando se trata do ensino fundamental, o nosso programa possui três trilhas diferentes. A primeira é direcionada ao grupo do 1º ano, a segunda é para estudantes dos 2º e 3º e a última é para as demais séries.

1º ano

As crianças do primeiro ano passam por um processo diagnóstico exatamente igual àquele realizado na educação infantil.

Ou seja, é feita uma sondagem para observaras aprendizagens essenciais dos alunos. Em seguida, os professores interpretam as experiências dos estudantes à luz da BNCC. A partir daí, a escola define o que deseja colocar em prática. Assim, como explicamos anteriormente, o consultor pedagógico dá suporte ao longo de todo o processo. E os professores recebem material de apoio para interpretar a produção dos estudantes e podem acessar as ferramentas já citadas anteriormente.

2º e 3º ano

A trilha do segundo e terceiro ano do fundamental começa com a avaliação diagnóstica. Aqui, ela é composta por uma avaliação com 20 questões abertas, sendo 10 de português e 10 de matemática. Afinal, o foco nesta etapa são as habilidades de letramento matemático e alfabetização.

De posse das respostas dos estudantes, começa a etapa de interpretação, auxiliada por um documento de apoio disponível para os professores, e planejamento de ações de retomada das aprendizagens.Assim, a equipe consegue ter maior respaldo para tomar decisões sobre o que deve ser feito ao longo do ano letivo

Da mesma maneira que ocorre com as outras trilhas, aqui os docentes também têm acesso a ferramentas complementares para utilizar com os alunos. São elas:

  • Educacross, plataforma interativa e pedagógica (2º ano);
  • Eureka, plataforma de gamificação (3º ano);
  • Estante de conteúdo (SASTV e Livro Digital).
4º ano em diante
Implementar a atividade diagnóstica é imprescindível para um ensino efetivo que aborde todas as necessidades dos alunos.

A partir do quarto ano do fundamental, a trilha do Aprendizagens Essenciais torna-se muito mais extensa, estando dividida em cinco etapas.

O ponto de partida, claro, é a avaliação diagnóstica, que é feita de forma digital e abrange as habilidades essenciais por componente e série. 

Os professores podem conferir o gabarito completo das questões da avaliação diagnóstica, além de terem acesso a comentários de cada distrator. Ou seja, podem verificar quais os erros mais comuns cometidos pelos estudantes.

Os dados da avaliação diagnóstica geram o Relatório Diagnóstico por Habilidade. Por meio dele, é possível identificar as lacunas de conhecimento de modo detalhado. Isso porque o documento é dividido por turma, por aluno e por componente/série.

A partir daí, é montado um plano de ação para cada turma, sempre com o auxílio de um consultor pedagógico do SAS. Para auxiliar os docentes, são disponibilizados recursos como:

  • Eureka, plataforma de gamificação ;
  • Estante de conteúdo (SASTV e Livro Digital).

As escolas adotam diferentes estratégias, como: 

  • aulões virtuais;
  • reposição no contraturno;
  • Semana zero.

Fechando o ciclo, é feito o acompanhamento da evolução dos alunos ao longo do ano letivo. O SAS disponibiliza vários tipos de avaliações, bem como ferramentas digitais para isso.

Um olhar no ensino médio

Com o Aprendizagens Essenciais, aplicar a atividade diagnóstica fica muito mais fácil e você ainda conta com todo o suporte do SAS Educação.

A trilha do Aprendizagens Essenciais no ensino médio funciona da mesma maneira que aquela utilizada a partir da 4º do fundamental. Sendo assim, ela está dividida em cinco etapas:

  1. avaliação diagnóstica;
  2. identificação de lacunas;
  3. planejamento;
  4. uso de ferramentas digitais;
  5. acompanhamento da aprendizagem.

A única diferença nessa jornada ocorre com os alunos do 3º ano do ensino médio. Isso porque, a avaliação diagnóstica é composta por uma prova única ao invés de ser dividida por componentes curriculares.

A trilha robusta apresentada ajuda os professores com a sistematização de dados, bem como contribui para que eles consigam organizar melhor o próprio planejamento na hora de trabalhar temas mais complexos ou conteúdos que os alunos possuem grandes dificuldades.

Junto a isso, os relatórios gerados por aluno, turma e componente/série são ótimos para a coordenação. Assim, os gestores conseguem analisar de forma geral o desempenho das classes e quais pontos precisam ser priorizados.

Diante de tudo o que apresentamos, fica claro que o Aprendizagens Essenciais é uma ótima solução para as escolas que querem fazer uma avaliação diagnóstica e uma análise de habilidades com os estudantes.

Afinal, o SAS deixou tudo organizado para facilitar o desenvolvimento da atividade diagnóstica. Ademais, você conta com um suporte pedagógico completo.

Nossos consultores estão sempre a postos para tirar suas dúvidas e as dos professores e ajudar no planejamento das aulas.   Portanto, não perca tempo! Seja uma escola parceira SAS. Entre em contato clicando no banner abaixo.