Atualizado em 19 de dezembro | 2024 por Ademar Celedônio

A Universidade de São Paulo (USP), reconhecida como a melhor universidade da América Latina segundo os principais rankings acadêmicos do mundo, reafirma seu compromisso com a excelência ao promover mudanças significativas no vestibular da Fuvest a partir de 2026.

Essas alterações, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), refletem uma visão moderna e integrada da educação, preparando os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo de forma crítica, interdisciplinar e criativa. (1)

Desde a edição de 2022, a Fuvest já demonstrava a intenção de caminhar para uma prova mais interdisciplinar, e a atualização de 2026 consolida esse movimento.

Conforme destacado no manual do vestibular de 2024, “as questões da Fuvest abrangem conhecimentos essenciais a toda pessoa cidadã, abordando as disciplinas da BNCC — biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química —, além de temas interdisciplinares que relacionam arte, educação física, filosofia e sociologia.”

Essa abordagem reforça a importância de conectar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma formação mais completa e integrada.

Provas divididas por áreas do conhecimento

Uma das mudanças mais notáveis no novo formato é a estruturação das áreas do conhecimento. Apesar de cada área apresentar competências, habilidades e objetos de conhecimento de maneiras diferentes, todas seguem esse tripé como base organizadora.

Os objetos de conhecimento, em particular, emergem como o principal guia para os professores, fornecendo diretrizes claras sobre os conteúdos a serem trabalhados.

Ao longo dos anos, à medida que escolas e educadores se familiarizarem mais com as competências e habilidades, espera-se que a interdisciplinaridade se intensifique, permitindo uma integração ainda mais significativa entre as áreas.

Mudança na prova de redação

A reformulação da prova de redação também é um destaque. Com uma estrutura mais clara e diversificada, a Fuvest deixa de se limitar ao texto dissertativo-argumentativo, incorporando a possibilidade de múltiplos gêneros textuais. Essa mudança estimula os candidatos a explorarem diferentes formas de comunicação, analisarem textos verbais e multissemióticos e dialogarem com temas filosóficos,

literários e sociais. Essa abordagem amplia a capacidade dos estudantes de se expressarem de maneira crítica e contextualizada.

A interdisciplinaridade permeia todas as áreas do conhecimento. Em Linguagens e suas Tecnologias, há uma valorização das práticas culturais e artísticas, promovendo o respeito à diversidade e às matrizes culturais brasileiras. Matemática e suas Tecnologias destaca a aplicação prática dos conceitos em contextos sociais, econômicos e tecnológicos, incentivando a análise de dados, modelagem matemática e resolução de problemas reais.

O que esperar da Fuvest?

Na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a integração de Física, Química e Biologia promove discussões sobre sustentabilidade, ética e uso responsável da tecnologia, com questões que exploram mudanças climáticas, ciclos biogeoquímicos e saúde pública.

Já em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, dois destaques reforçam o compromisso da Fuvest com uma formação ampla e crítica: Filosofia e Sociologia. A Filosofia, agora claramente integrada ao programa, traz autores como Platão, Marx, Simone de Beauvoir e Hannah Arendt, incentivando o pensamento reflexivo e ético.

A Sociologia, por sua vez, convida à análise das dinâmicas sociais, culturais e econômicas, com foco em autores clássicos como Durkheim, Weber e Marx, além de temas contemporâneos como desigualdades sociais, globalização e cidadania.

Qual é o papel das escolas diante das mudanças na Fuvest?

Essas mudanças reforçam a posição da Fuvest como um vestibular de vanguarda, alinhado às melhores práticas educacionais internacionais. Ao conectar as disciplinas e incentivar a integração de saberes, a USP contribui para a formação de cidadãos mais preparados para compreender e interagir com um mundo cada vez mais complexo e interconectado.

Com o tempo, à medida que a familiaridade com essa nova estrutura crescer, tanto nas escolas quanto entre os professores, a interdisciplinaridade se tornará ainda mais fluida, beneficiando o processo de ensino-aprendizagem. Assim, a USP não apenas mantém sua posição de destaque na América Latina, mas também reafirma sua crença no poder transformador da educação e na capacidade das novas gerações de construírem um futuro mais ético, sustentável e inovador.

(1) fuvest2026_programa-vestibular.pdf