Atualizado em 21 de junho | 2021 por SAS Educação

Conheça os projetos “Eu te vejo, eu te percebo”, “Escola de Portas Abertas” e a criação de histórias que promovem a integração entre escola, alunos e famílias, através da fala, escuta e valorização do desenvolvimento! 

A psicologia escolar tem como objetivo trabalhar os processos de desenvolvimento e de aprendizagem no âmbito educacional. O foco de suas propostas é direcionado à prevenção de conflitos, à promoção de um contexto educativo integrado e ao desenvolvimento de novos recursos de aprendizado socioemocionais. Quando se trata de psicologia escolar infantil, as atividades abrangem as equipes institucional e de profissionais clínicos, as crianças e suas famílias. 

Com o intuito de que crianças e adultos se desenvolvam juntos, o Colégio Master, de Aracaju, uma das escolas parceiras SAS, implementou projetos de intervenções da psicologia escolar na educação infantil e nos primeiros anos- anos iniciais, de maneira diversificada e adequando-se às mudanças que a pandemia exigiu nas técnicas educativas e sociais. Essa história faz parte da série Escolas que Inspiram, contribuindo para que mais gestores possam adotar práticas similares. 

Desafios e possibilidades da psicologia escolar 

Diante do contexto atual, a psicologia escolar no Master permaneceu com algumas intervenções já realizadas e iniciou novos meios de fortalecer as relações interpessoais saudáveis no ambiente educacional.  

Com a perspectiva de ensino remoto, híbrido, presencial e a imprevisibilidade em relação à permanência em alguma dessas modalidades, os trabalhos estão sempre abertos a adaptações. Para que as demandas escolares sejam abordadas amplamente, as equipes institucional e de profissionais clínicos, as crianças e suas famílias são os focos interventivos. 

As atuações com a equipe institucional 

Através do projeto “Eu te vejo, eu te percebo”, a equipe fortalece a parceria e as experiências socioemocionais, valorizando a importância de cada participante do processo educacional. Também são disponibilizados atendimentos coletivos e individualizados, para que demandas laborais sejam discutidas e acolhidas.  

No decorrer do ano letivo, a psicóloga Bruna Vasconcelos participa de reuniões com toda a equipe escolar, dos encontros de planejamento pedagógico e das consultorias com o SAS Educação. A partir dessas trocas de conhecimento, juntamente com a direção e coordenação, são criados materiais que acrescentam ao trabalho da equipe, bem como novos planos de abordagens para trabalhar com as crianças e suas famílias. 

As atuações com a equipe de profissionais clínicos 

Atualmente, muitas crianças realizam acompanhamentos clínicos continuados (atendimentos psicológicos, psicopedagógicos, fonoaudiológicos, de terapia educacional, etc.). Sendo essencial a comunicação aberta sobre o contexto escolar com tais profissionais.  

Com o projeto “Escola de Portas Abertas”, instaurado anteriormente à pandemia, quando era necessário, a psicóloga mediava a visita e o acompanhamento da vida escolar da criança pelo profissional clínico. Assim, as propostas e redirecionamentos interventivos eram encaminhadas pela equipe pedagógica, de modo personalizado. Com as implicações decorrentes da pandemia, os encontros multidisciplinares estão acontecendo por videochamada. 

As atuações com as famílias 

Com o a vertente direcionada às famílias no projeto “Eu te vejo, eu te percebo”, foram promovidos, em 2020, encontros em grupos virtuais com momentos de compartilhamento, escuta e fala atenta às demandas relacionadas às experiências familiares.  

Desse modo, as relações de respeito e de cuidado entre família e equipe puderam ser estreitadas. Além disso, são realizadas reuniões individualizadas, por videochamada, com os cuidadores de cada criança, para o acolhimento e o redirecionamento de abordagens educativas, realizadas no contexto familiar. Assim como encaminhamentos para avaliações e/ou acompanhamentos clínicos. 

As atuações com as crianças 

Mantendo a flexibilidade para acompanhar os desafios que surgem no decorrer do ano letivo, a equipe escolar utiliza a inovação e criatividade para propor caminhos pedagógicos que atendam ao currículo estudantil. Surgiu, assim, a criação de histórias lúdicas envolvendo situações vivenciadas.  

Dentre as criações estão “A árvore de borboletas chamada família”, “A história do Ocapi”, “Maju, a menina do coração gigante” e “O gatinho Didi e a aventura de ser irmão”. Cada história traz ensinamentos para crianças e adultos, que são trabalhados por todos os educadores da educação infantil e dos primeiros anos- anos iniciais. 

Inspirando-se na psicologia escolar 

Inovar no ambiente escolar exige preparação e capacidade de adaptação, entendendo a necessidade da equipe, alunos e famílias diante de cada contexto. É isso que o Colégio Master aplica em seu dia a dia, utilizando de ferramentas disponíveis e conhecimento pedagógico para transformar a psicologia escolar em uma rotina de sucesso, que pode inspirar muitas outras instituições. 

Este texto foi construído em parceria com a Psicóloga Educacional Bruna Vasconcelos Gonçalves, do Colégio Master, Aracaju- SE. 

Bruna Vasconcelos

Graduada em Psicologia, Formação e Habilitação de Psicólogo pela Universidade Federal de Sergipe, possui mestrado em Psicologia Social e, atualmente, contribui com o desenvolvimento de projetos como Psicóloga Educacional do Colégio Master, em Aracaju.

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