Atualizado em 11 de setembro | 2024 por
O segundo semestre do ano letivo para as escolas privadas é marcado pelo início da captação de estudantes para o ano seguinte. Se você, gestor de escola privada, ainda não está pensando nisso ou não tem pessoas que já estão desenhando uma estratégia de campanha de matrículas 2025, é hora de começar!
Por isso, nesse momento surgem muitas dúvidas comuns: quais mensagens serão usadas? Quais canais devo usar? Quando e por onde começar? Mídia offline ainda funciona?
Caso você esteja no grupo de gestores que ainda não começou a pensar nisso e agora está se perguntando por onde começar, reunimos informações valiosas para te ajudar com a campanha de matrícula 2025. E, se você está atento ao calendário e já definiu sua estratégia, temos dicas que podem contribuir com os seus resultados.
Para começar, tenha uma boa estratégia!
O setor privado de educação básica foi impactado pela pandemia. Entretanto, conforme matéria do UOL publicada em fevereiro deste ano, os dados divulgados pelo MEC apontam que o mercado de educação retomou o crescimento em 2023, e as escolas atingiram o mesmo número de alunos de 2019.
O que isso quer dizer? Se o mercado segue crescendo, a competitividade aumenta, e a necessidade de uma boa estratégia que diferencie sua escola das demais, expondo seus atributos no mercado, se torna cada vez mais fundamental!
Aqui vão algumas dicas de por onde começar:
Olhe para os resultados dos anos anteriores
- Quais ações foram feitas e/ou deixaram de ser feitas para chegar nesses números? Quais canais foram usados? Quais eram as metas comerciais em cada um desses anos?
Saiba com quem se comunicar
- Tenha clareza sobre quem é o seu público, o que eles esperam da sua escola e qual é o seu objetivo como negócio.
É hora de reforçar seus diferenciais
- Saiba como a sua escola se diferencia: o que fez com que as famílias matriculassem seus estudantes? Qual é a necessidade do mercado que a sua escola é capaz de sanar?
Mas lembre-se: a meta comercial precisa ser o foco de todas as ações da campanha de matrículas.
Além disso, é importante ter em mente que para uma boa captação, é necessário mais que uma excelente campanha de matrícula e rematrícula. Isso porque, além de bons argumentos de venda, gráficos bonitos nas redes sociais ou um grande orçamento de mídia paga, é fundamental que o “arroz com feijão” seja bem-feito todos os dias.
Por isso, é primordial garantir que sua escola entregue com qualidade o que se propõe junto às famílias, durante todo o ano.
Dicas para sua campanha de matrículas 2025
Agora que sua estratégia para a campanha de matrículas 2025 está bem definida, vamos colocar em prática!
Cronograma detalhado
- Depois da estratégia definida, é necessário que você tenha um calendário com prazo para cada ação e acompanhe todo esse processo.
Diversifique os canais
- Uma boa notícia é que o offline ainda traz resultados! Ele funciona e pode trazer resultados muito positivos, ainda mais se estiver alinhado com as demais ações de comunicação. Nesse momento, aposte na ambientação da escola, além dos materiais consultivos e promocionais.
Use os casos de sucesso
- Os depoimentos de quem já conhece a sua escola contam muito! Isso porque pessoas se identificam com pessoas. Convidar famílias promotoras para falar sobre os atributos da escola e como eles impactam positivamente a vida do estudante pode trazer resultados significativos.
Ações que dão certo
- O básico funciona! Descontos para matrículas antecipadas, campanhas de indicação e concursos de bolsas são ações comuns durante o período de captação e, quando bem estruturadas, trazem bons resultados.
Envolva todo o time escolar:
- O envolvimento dos docentes é essencial para garantir o encantamento desses novos estudantes durante a captação. Por isso, manter toda a escola engajada na recepção dessas famílias é importante durante os momentos de visitas e, depois, no onboarding desses estudantes e responsáveis.
Atenção nas rematrículas
Uma grande virada de chave para uma campanha de rematrículas de sucesso é o relacionamento. Você desenvolve esse relacionamento desde o onboarding das famílias recém-chegadas até a manutenção dessa relação ao longo de todo o ano letivo, em todos os pontos de contato.
Seu grande desafio como gestor é encantar continuamente aqueles que já conhecem os diferenciais e os pontos de melhoria de sua escola. Agindo de forma transparente, você garante que essa família permaneça por mais um ano e se torne sua aliada na captação de novos estudantes.
Entretanto, muitas escolas deixam para comunicar melhorias e realizações quando começa o período de rematrícula, quando, na verdade, esse movimento deve ser contínuo durante todo o ano letivo.
De forma objetiva e prática, a rematrícula acontece o ano inteiro, e o melhor canal para que ela aconteça é onde já existe a comunicação oficial entre escola e família, seja via aplicativo, e-mail ou agenda.
Parcerias de sucesso
Possuir parcerias sólidas com marcas que tenham um impacto positivo no mercado é importante para se posicionar como uma escola que valoriza e se preocupa com a qualidade de suas entregas e, por isso, conta com bons parceiros no dia a dia.
Nesse momento, é hora de valorizar a escolha do seu material ou sistema de ensino, especialistas educacionais que compõem e apoiam sua escola, ou fornecedores com grau de relevância no mercado.
O SAS Educação apoia as escolas parceiras com diversos materiais físicos e digitais durante o período de captação. Além disso, também oferecemos suporte consultivo de marketing durante todo o ano, com sessões exclusivas de bate-papo com especialistas de marketing, trazendo ideias e tendências práticas para a sua escola. Mantendo o compromisso com a educação de excelência e em impactar positivamente o crescimento das escolas parceiras.
Dessa forma, esperamos que essas dicas contribuam para a otimização de seus resultados e que sua escola alcance um número cada vez maior de novos estudantes.
Para saber mais sobre as soluções do SAS Educação e como podemos contribuir no crescimento da sua escola, fale com um consultor!
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