Atualizado em 28 de setembro | 2020 por SAS

Muito se tem falado sobre os efeitos da Covid-19 para a sociedade como a conhecemos. As dinâmicas, as relações, as celebrações, a forma como antes olhávamos para o mundo, nada disso será mais o mesmo depois da pandemia. Obviamente, assim como todas as outras frentes, a Educação Básica também tem sofrido mudanças de comportamento profundas. Algumas até irreversíveis.  

Vivemos, hoje, dias em que a escola está vazia, mas as salas virtuais estão lotadas. A figura do professor rompeu barreiras e saiu da sala de aula convencional para ocupar as redes sociais, aproveitando a ubiquidade da internet para estar presente na rotina dos alunos, em qualquer lugar e a qualquer hora.  

A urgência da pandemia tem nos obrigado a repensar a nossa forma de ensinar e aprender, passando a inserir, cada vez mais, a cultura digital no nosso modus operandi. Tivemos que adaptar o que nós tínhamos para as necessidades que estamos tendo durante o isolamento. O desafio é imenso. Afinal, mudança cultural é mudança de hábito, e mudar nossos hábitos é sempre uma tarefa que exige esforço, comprometimento e disciplina.  

Há sim uma quebra de paradigma. A tecnologia, que antes era vista com receio por “desumanizar” o ensino, agora, é a ferramenta que nos permite um trabalho pedagógico colaborativo, no qual professores, alunos e pais estão cocriando. A Base Comum Nacional Curricular (BNCC) trata das novas habilidades da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem do aluno, justamente por isso.  

E você, gestor escolar, como se enxerga neste processo? A sua escola já vivencia a cultura digital na sua essência? 

A necessidade de trabalhar a autonomia, a autorresponsabilidade do aluno e, ao mesmo tempo, empoderar professores para que eles se sintam capazes de criar soluções de ensino a partir de ferramentas digitais, são alguns dos desafios que precisaremos superar. 

Por isso, Ari de Sá Neto, fundador do SAS e CEO da Arco Educação, e Rafael Martines, Diretor Executivo de Consultoria Educacional e Marketing do SAS, participarão de um bate-papo sobre os desafios e oportunidades na gestão educacional em tempos de Covid-19.  

A conversa vai acontecer vivo, no dia 6 de maio, a partir das 18h, no canal do SAS no YouTube, no qual os convidados vão tirar dúvidas e apresentarão oportunidades reais para a sua escola.  

Clique aqui e participe!  

O SAS aguarda você para entendermos juntos como podemos sair desse período ainda mais fortes.