Atualizado em 23 de agosto | 2024 por Erika Cardoso

A tecnologia está assumindo um papel cada vez mais dominante na sociedade contemporânea, e sua influência na educação infantil é inegável. Desde pequenas, as crianças estão imersas em um ambiente digital, onde dispositivos eletrônicos, aplicativos e ferramentas tecnológicas são parte integrante de seu cotidiano. Essa presença da tecnologia cria uma demanda crescente para que as crianças desenvolvam competências computacionais desde cedo.

A integração de habilidades computacionais na educação infantil é fundamental para preparar as crianças para os desafios do futuro. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC reconhece essa necessidade e enfatiza a importância de habilidades como pensamento computacional, programação, robótica e uso responsável da tecnologia desde os primeiros anos.

Essas competências capacitam as crianças a interagir com um mundo digital em evolução e promovem habilidades cognitivas como resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade e colaboração.

É importante compreender que a integração da tecnologia na educação infantil deve ser realizada de maneira equilibrada e consciente, assegurando que as crianças tenham também tempo para atividades não digitais, “desplugadas”, como brincadeiras ao ar livre, interações sociais e desenvolvimento socioemocional.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC computacional, representa um recurso valioso para direcionar essa integração, fornecendo orientações claras aos educadores sobre como preparar as crianças para os desafios do futuro. Permitindo que os alunos se tornem participantes ativos e responsáveis no mundo digital.

Mas, o que é a BNCC Computacional na Educação Infantil?

Na educação infantil, a BNCC visa promover o desenvolvimento integral das crianças, considerando diversos aspectos de seu crescimento, incluindo físico, emocional, social, linguístico e cognitivo.

Dentro desse contexto, a BNCC computacional na educação infantil tem como propósito introduzir conceitos relacionados à tecnologia e à computação desde os primeiros anos de vida. Seus objetivos incluem familiarizar as crianças com o uso básico de dispositivos digitais, como tablets e computadores, além de promover a compreensão dos princípios fundamentais por trás de sua operação.

Criança utilizando telas

A BNCC Computacional busca estimular o desenvolvimento do pensamento computacional nas crianças, isso envolve a capacidade de resolver problemas de forma lógica, pensar de maneira algorítmica e compreender os conceitos básicos de programação. Essas habilidades são fundamentais em um mundo cada vez mais digitalizado, onde a tecnologia desempenha um papel significativo em todos os aspectos da vida cotidiana.

A integração da BNCC Computacional ao desenvolvimento infantil ocorre por meio de atividades práticas e lúdicas. Jogos, brincadeiras e projetos com tecnologia estimulam a curiosidade, a criatividade e a colaboração das crianças, ensinando o uso responsável de dispositivos digitais e desenvolvendo habilidades essenciais para os desafios.

Sobre Competências e Habilidades 

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC Computacional na educação infantil é uma iniciativa essencial para “equipar” as crianças com as competências e habilidades necessárias em um mundo cada vez mais digitalizado. Esta abordagem busca não apenas familiarizar-las com a tecnologia, mas também desenvolver um conjunto de habilidades fundamentais para sua participação no mundo contemporâneo.

Dentre essas competências, destaca-se o pensamento computacional. Esta habilidade prepara as crianças para analisar problemas de maneira lógica, dividindo-os em partes menores e identificando padrões para encontrar soluções eficazes.

Ao mesmo tempo, a resolução de problemas encoraja as crianças a enfrentarem desafios com criatividade e persistência, cultivando a mentalidade de aprendizado contínuo através da experimentação e do erro.

Paralelamente, a criatividade digital é estimulada, proporcionando às crianças oportunidades para expressarem suas ideias de forma original utilizando ferramentas e recursos digitais. Incentivando a inovação e o pensamento criativo e também fomentando a expressão artística.

A BNCC Computacional prioriza a segurança na internet, preparando as crianças com conhecimentos e habilidades para “navegarem” online de maneira segura e responsável. Incluindo a compreensão dos riscos associados ao uso da internet, a proteção de informações pessoais e a identificação de conteúdo inadequado.

Ética digital é o componente central, enfatizando a importância do respeito à privacidade, aos direitos autorais e à conduta ética online. Estas competências formam crianças digitais responsáveis e conscientes, preparadas para participar com ética de um mundo digital em constante evolução.

E como ensinar essas competências e habilidades? Quais metodologias de ensino usar?

Ensinar competências computacionais para crianças na educação infantil requer abordagens pedagógicas criativas que cativem a curiosidade e o interesse dos pequenos. Por isso, métodos como aprendizado por meio do jogo, atividades práticas, projetos interdisciplinares e o uso de ferramentas educacionais digitais se mostram altamente eficazes.

O aprendizado por meio do jogo é uma metodologia especialmente adequada para crianças na Educação Infantil, pois combina diversão e aprendizado de forma integrada. Jogos educacionais podem introduzir conceitos básicos de programação, resolução de problemas e pensamento lógico, proporcionando um ambiente envolvente e interativo para a aprendizagem.

Atividades práticas também desempenham um papel crucial no ensino de competências computacionais na educação infantil. Oficinas de robótica, por exemplo, permitem que as crianças experimentem na prática os princípios da programação e da engenharia, construindo e programando robôs simples. Promovendo o trabalho em equipe e a criatividade.

Projetos interdisciplinares são outra forma de ensinar essas competências. Integrar conceitos de tecnologia da informação com outras áreas do conhecimento, como matemática, ciências e artes, amplia o contexto de aprendizagem, aumenta o repertório e demonstra a relevância prática dessas habilidades. 

O uso de ferramentas educacionais digitais é também fundamental para enriquecer o ensino de competências computacionais na educação infantil. Aplicativos e softwares educacionais projetados especificamente para crianças oferecem atividades interativas e recursos adaptados às suas necessidades de desenvolvimento.

Essas ferramentas incluem tutoriais passo a passo, jogos educativos e exercícios práticos que ajudam as crianças a explorar e experimentar os conceitos de forma autônoma. Ao adotar uma abordagem diversificada e centrada no aluno, os educadores podem inspirar uma nova geração de pensadores criativos e habilidosos no uso da tecnologia.

Benefícios da BNCC Computacional na Educação Infantil

A integração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computacional na educação infantil traz uma série de benefícios significativos que impactam diretamente o desenvolvimento das crianças e sua preparação para o futuro. 

Ao introduzir competências computacionais desde os primeiros anos de vida,  facilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais. O pensamento computacional, por exemplo, promove a capacidade de resolver problemas de forma estruturada, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade das crianças.

O uso de ferramentas digitais e a compreensão da tecnologia fortalecem a concentração, o pensamento crítico e a resolução de desafio.

Acredito que a BNCC Computacional na educação infantil prepara as crianças para o futuro, onde as habilidades tecnológicas são cada vez mais valorizadas, portanto adiquirir conhecimentos em programação, robótica, pensamento computacional e uso responsável da tecnologia desde cedo, as crianças se tornam mais preparadas para os desafios de uma sociedade digitalizada. 

A BNCC Computacional promove a inclusão digital, garantindo que todas as crianças tenham acesso igualitário às habilidades e conhecimentos necessários para prosperar na era digital.

Ao proporcionar oportunidades para que todas as crianças desenvolvam competências tecnológicas, independentemente de sua origem socioeconômica ou geográfica, a BNCC contribui para reduzir as disparidades digitais e promover uma sociedade mais justa e inclusiva.

E talvez a principal importância da BNCC Computacional seja empoderar os alunos, capacitando-os a se tornarem criadores e solucionadores de problemas em um mundo digital. Por isso, eles são incentivados à criatividade e criticidade sobre o uso da tecnologia, desenvolvendo habilidades de autogestão, colaboração e comunicação.

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Desafios e Possíveis Soluções

A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computacional na educação infantil traz consigo uma série de desafios que podem impactar seu sucesso e eficácia. Um dos desafios principais é a falta de formação dos professores. Esse é um obstáculo significativo, muitos educadores não se sentem confortáveis ou preparados para ensinar competências computacionais às crianças.

Por isso, o SAS apoia a capacitação para professores, fornecendo os conhecimentos e habilidades necessários para implementar eficazmente a BNCC Computacional em suas salas de aula. Assim, esses programas podem incluir workshops, cursos online, mentorias e recursos educacionais específicos para integrar conceitos de tecnologia e computação em suas práticas pedagógicas.

Dessa forma, através da capacitação de professores, materiais educacionais inovadores e parcerias estratégicas, é possível superar esses obstáculos.

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