Atualizado em 29 de setembro | 2021 por SAS

Com a necessidade do mundo moderno de formar jovens cada vez mais ativos e responsáveis pelas suas ações na sociedade, introduzir os recursos de metodologias ativas no processo de ensino das instituições — como a sala de aula invertida — tornou- se uma prática comum e reconhecida por inúmeros estudiosos da área.

Contudo, em meio a tantas transformações tecnológicas e inovações aceleradas no campo da educação, é importante que professores e gestores acompanhem essas mudanças e saibam utilizar e adequar todas as novas ferramentas aos métodos pedagógicos. 

Para entender mais sobre o assunto e descobrir como inserir a sala de aula invertida no ensino híbrido, continue a leitura e aproveite o conteúdo completo elaborado pelo blog do SAS Educação

É fundamental que professores e gestores escolares compreendam o que é a sala de aula invertida no contexto das metodologias ativas de ensino.

O que é sala de aula invertida?

O conceito da sala de aula invertida está intrínseco a dois fenômenos desenvolvidos no último século: o uso da tecnologia no ambiente escolar e a adesão às metodologias ativas, nas quais o aluno é o protagonista do processo de ensino e o principal agente do seu próprio aprendizado. 

A proposta da sala de aula invertida é que, em classe, com a turma toda reunida, sejam realizados trabalhos e tarefas apresentadas pelo estudante a respeito de uma temática — prevista na grade curricular, no planejamento anual da instituição e na ementa da disciplina — previamente estudada em casa ou em qualquer outro espaço de pesquisa.

Assim, em vez do professor ser o único detentor do conteúdo, com alunos passivos e ouvintes para realizar exercícios e trabalhos extraclasse, o processo é feito de forma inversa. Ou seja: individualmente, o estudante deverá entender a teoria de um assunto predeterminado pelo professor — e por isso o acesso à tecnologia e à internet são altamente recomendados — para, na sala de aula, debater e praticar o que foi aprendido.

Quais os benefícios da sala de aula invertida?

Em linhas gerais, essa metodologia otimiza o tempo gasto em sala de aula e permite que a classe possa testar os seus conhecimentos de maneira mais eficiente. Por esse motivo, um dos principais benefícios da estratégia é a possibilidade do aluno desenvolver muito mais habilidades e competências simultaneamente sem precisar expandir o tempo de estudo.

Outro benefício que vale ser mencionado é o fortalecimento de valores e traços pessoais importantes para a formação da criança, como a autonomia, a autoconfiança, a sociabilidade e a inteligência emocional. Todas essas características podem ser encontradas em um estudante que é protagonista do próprio saber e domina o seu aprendizado. 

O que é ensino híbrido?

O ensino híbrido consiste em um modelo de aulas e atividades escolares que são realizadas tanto presencial quanto remotamente, por meio das plataformas on-line de educação. E, essa nova tendência — adotada por uma parte significativa das escolas no país e no mundo — faz a tecnologia ressignificar o conceito de escola.

Vale destacar que o método da sala de aula invertida não é sinônimo de ensino híbrido, mas sim, um recurso que pode ser adotado nesse modelo educacional para melhorar o engajamento dos alunos nos dois ambientes de estudos — o real e o virtual. Logo, o ensino híbrido pode ser invertido e/ou gamificado, por exemplo.

Sem o acesso à tecnologia e à informação que experimentamos atualmente, inverter o sistema de ensino nas classes se tornaria uma tarefa mais delicada, visto que a instituição precisaria de mais tempo e recursos para tornar o conhecimento acessível aos alunos, enquanto dentro do modelo híbrido e remoto quase todo esse processo ocorre dentro de casa, bibliotecas, e demais espaços públicos.

Como conectá-los e ter excelentes resultados?

Para que o método da sala de aula invertida funcione e alcance os resultados desejados pelos educadores e gestores, é necessário haver um planejamento detalhado de cada etapa do processo, incluindo todas as tarefas destinadas ao professor e ao aluno, deixando claro os objetivos de cada uma delas. Veja abaixo como plano deve funcionar:

Planejamento das aulas

Definido o conteúdo da semana ou da aula em questão, o professor deve organizar e escolher a melhor estratégia para que o estudante absorva a parte teórica, as principais definições, os termos e técnicas, para que ele possa, posteriormente, testar o seu conhecimento, compartilhar ideias e debater sobre as principais dúvidas que surgirem.

O que alunos e professor devem fazer em casa?

Uma sugestão para os momentos de estudos remotos são as videoaulas, pesquisas relacionadas, fichamentos e questionários do conteúdo abordado. Assim, fica a cargo do professor selecionar, produzir e disponibilizar esse material on-line e solicitar o envio dos fichamentos por uma plataforma digital,  para que os alunos acessem e sigam o roteiro conduzido também pelo professor.

O que deve ser feito na sala de aula?

Em sala, o intuito é fazer com que a turma assuma um papel ativo nas atividades e nos diálogos a respeito do que aprenderam em casa. O professor deve mediar, dividindo a aula em blocos: no primeiro, por exemplo, será para tirar dúvidas, debater o conteúdo e corrigir as atividades feitas on-line. No segundo bloco, a prática fica por conta da garotada, como um jogo rápido de perguntas e respostas.

Professores e estudantes possuem papéis bem delimitados na sala de aula invertida e se busca sempre desenvolver a autonomia dos alunos.

Lembre-se destes detalhes ao planejar sua sala de aula invertida:

Considerando que a sala de aula invertida é uma estratégia pouco discutida entre a comunidade escolar, para inseri-la no contexto dos seus estudantes é fundamental ter algumas ressalvas para facilitar a adaptação dos alunos, conquistar o apoio e incentivo familiar e garantir o melhor aproveitamento do plano de aulas. Portanto, atente-se aos seguintes pontos:

Prepare seus alunos para a sala de aula invertida

É comum que, no começo, nem todos os alunos se dêem bem com as metodologias ativas, como a sala de aula invertida, e sintam dificuldade em desenvolver os exercícios propostos. É normal! 

Para lidar com esse impacto inicial, o educador precisa preparar o estudante para esse novo sistema, explicando em detalhes como funciona, quais são as principais vantagens e possíveis dificuldades e ouvindo atentamente as sugestões e impressões do aluno. 

Preconceito e falta de informação das famílias

Para as famílias que nunca tiveram contato com o ensino híbrido e não conhecem a estratégia por trás da sala de aula invertida, é muito importante esclarecer possíveis ideias equivocadas que se formam em torno do tema. A conscientização deve destacar que o educador continua com a mesma missão de ensinar, inclusive remotamente, porém agora com uma participação ativa dos alunos e também da família.

O ensino híbrido não é transmissão de aula

Existe, ainda, uma confusão sobre o que de fato caracteriza o ensino híbrido, e é papel da instituição explicar a todos que a transmissão de aula pode ser um recurso usado no dia a dia, mas não representa o modelo de ensino como um todo. Afinal, para ser uma metodologia ativa, outras tecnologias devem ser empregadas para engajar a participação e colaboração da turma.

Para todos os desafios, o SAS é seu parceiro!

Ficou claro como os meios digitais são essenciais para a execução da sala de aula invertida e podem garantir o bom desempenho escolar, não é mesmo? E, se o que você precisa é de soluções estratégicas e intuitivas para desenvolver o melhor ensino para suas turmas, o SAS Educação é o parceiro certo.

Todos os serviços e soluções digitais da plataforma são projetados para alcançar as metas e objetivos da instituição, modernizar o processo de ensino, descomplicar e priorizar as melhores formas de aprender. E, o melhor: tudo isso tornando o trabalho de gestores e educadores muito mais simples e ágil.

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