Atualizado em 4 de novembro | 2024 por SAS Educação

Para alcançar pessoas que estão cada vez mais conectadas, as marcas têm buscado novas formas de se comunicar para estar mais presentes no dia a dia desse público e conseguir alcançar a atenção que se torna mais escassa. Com a educação o cenário não é diferente, redes sociais para as escolas são necessárias e inevitáveis para se manter visíveis e competitivas. 

Diante dos atuais hábitos de consumo, não estar online é equivalente a não existir. E sabemos que não basta estar presente, mas fazer isso da forma correta, com consistência e relevância.

Agora, você, gestor de escola privada deve estar se perguntando: como posso fazer isso com os recursos que tenho?

Neste conteúdo, vamos te ajudar a entender melhor o uso das redes sociais para escolas e como aproveitar esse recurso da forma correta. 

O uso das redes sociais para escolas

Em razão do cenário apresentado anteriormente, de consumidores ávidos por mais e mais conteúdo, e de escolas que entenderam o potencial das redes sociais para gerar valor à marca. FALTA ALGO AQUI PARA COMPLETAR O RACIOCÍNIO DA FRASE

Embora seja um tema aquecido entre as instituições de ensino, na prática, nem todos sabem o que é marketing educacional e como ele pode de fato contribuir com a gestão escolar. Mais do que tornar a escola conhecida, o marketing educacional vai gerar valor para a marca.

E é nesse turbilhão de informações que muitos gestores ficam cheios de dúvidas e não sabem por onde e como começar. Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão com as redes sociais para escolas. 

Como usar as redes sociais para escolas de forma estratégica 

Não basta estar presente, é necessário ter uma estratégia de comunicação e marketing muito bem definida para fazer sentido e ter resultados consistentes. 

Para começar, escolha o melhor canal:

Um erro comum é acreditar que precisamos estar em todos os canais e pontos de contato possíveis. Essa crença se torna um gasto de energia desnecessário, mantendo uma produção de conteúdo e atualização de canais que não fazem parte do dia a dia do seu público. 

Por isso, é importante escolher as plataformas que terão impacto na percepção que as pessoas têm da sua escola e contribuirão na sua captação de novos estudantes.

Então, pense no perfil e comportamento online dos seus estudantes e responsáveis: quais canais eles acessam, com qual objetivo e frequência? Além disso, leve em consideração como a sua escola se posiciona e qual plataforma vai estar alinhada com o seu objetivo. 

Tenha linhas editoriais claras!

Quais temáticas são importantes para a sua escola e a comunidade que deseja atingir? 

Para isso é importante considerar o seu calendário letivo, interesses e perfil comportamental do seu público, além de ter clareza sobre os objetivos de negócio da sua escola. Essa visão 360º vai te fazer chegar na …. FALTA ALGO AQUI PARA COMPLETAR O RACIOCÍNIO DA FRASE

Esses temas, que podem ser denominados eixos temáticos, são essenciais para não se perder em meio aos conteúdos superficiais e imediatistas, apenas tentando acompanhar o assunto do momento e tornando a comunicação sem profundidade e relevância para o seu público. 

Quais temas eu devo abordar em redes sociais para escolas?

Olhando os conteúdos de redes sociais para escolas, muitos gestores ficam em dúvida sobre quais temas abordar. Aqui, temos um ponto muito importante: falar apenas de si e de quantas vantagens o seu serviço ou produto oferece não vai manter o engajamento e a fidelização do seu público. 

Vivemos em um momento em que o conteúdo é o que importa! As pessoas buscam nas marcas mais do que um texto explicativo sobre o que elas oferecem, mas conteúdos que as beneficiem de alguma forma. 

Um bom conteúdo é construído com consistência e trata de temas relevantes para o seu público, podendo inclusive tornar sua escola uma autoridade dentro do seu segmento e impactar positivamente a sua captação de alunos. 

E aqui vai mais uma dica importante: não é necessário abordar todos os assuntos, apenas os que são importantes para o seu público. Listamos alguns exemplos:

  • Atividades realizadas no dia a dia da escola
  • Dicas sobre educação para a família
  • Projetos pedagógicos em destaque
  • Explorar o espaço físico na publicações, mostrando os diferenciais na estrutura
  • Depoimento de responsáveis e estudantes satisfeitos
  • Vídeos com os professores falando sobre os projetos 

Construindo um calendário de publicações em redes sociais para escolas:

O calendário de publicações nada mais é do que um cronograma que vai alinhar os conteúdos e as datas de publicação em cada rede. 

Não existe um formato certo ou errado, independente da forma como você organiza esse calendário, ele precisa trazer visibilidade, organização e previsão para a produção e publicação dessas pautas. 

É uma forma de garantir a consistência e profundidade nos temas que mencionamos anteriormente. Na construção dele, leve em consideração datas sazonais que são importantes para o seu público, o calendário letivo da sua escola e temas aquecidos no seu segmento, pensando também em antecipar e esclarecer dúvidas. 

Boas práticas de redes sociais para escolas

Quais informações colocar na bio?

A sua bio é o primeiro impacto do público com o seu perfil além de fundamental para que ele te conheça. Um erro comum entre as empresas é tentar colocar todas as informações sobre a marca nesse espaço, deixando de enfatizar as informações de fato necessárias. 

Sendo assim, inclua na bio informações importantes para que o seu público te reconheça e que facilite a busca pelo seu perfil. Deixe claro o seu segmento e o que você oferece, seu site, link de outras páginas do seu negócio e principalmente, opções de contato. 

Para organizar os links importantes para o seu público, algumas ferramentas como o Linktree podem te ajudar. 

Devo investir em anúncio?

O investimento em mídia paga pode impulsionar os resultados de captação da sua escola, porém, mais do que patrocinar a publicação X ou Y, é importante ter uma estratégia por trás disso. 

É importante saber que não basta fazer com que mais pessoas cheguem no seu perfil se não houver um conteúdo interessante para ser consumido por lá, textos claros e objetivos, bons CTA’s (call to action) para que esse público demonstre o interesse em receber mais informações, além de um atendimento nos canais de comunicação em que esse público foi direcionado.

Ferramentas para te ajudar com as suas publicações 

Existem algumas ferramentas que podem facilitar a sua produção de conteúdo, listamos 3 exemplos bem intuitivos e que você não precisará de suporte na navegação.

Nele você conseguirá criar desde publicações até editar vídeos mais simples. A ferramenta de design gráfico possui modelos prontos e fáceis de adaptar à identidade visual e a necessidade de conteúdo da sua escola. 

Essa ferramenta possibilita edição de vídeos de maneira muito simples mas com um excelente resultado. Toda a produção e edição do vídeo pode ser feita no celular ou tablet por meio do aplicativo, de forma gratuita. 

A mLabs é uma plataforma de gerenciamento de redes que vai contribuir com o seu calendário de publicações, podendo agendar posts, automatizar fluxos e gerar relatórios de performance dos seus conteúdos. 

Além dessas, existem muitas outras ferramentas que podem apoiar a sua estratégia de redes sociais para escolas. Escolha a que você se sente mais confortável em trabalhar e te proporciona os melhores resultados. 

Assessoria de Marketing SAS Educação

Nossos parceiros podem contar com uma assessoria de marketing especializada, que apoia o crescimento e contribui na estratégia de marca dessas escolas. Com dicas, treinamentos e consultorias personalizadas às necessidades de cada uma. 

Assim, além de um material atualizado anualmente, com conteúdo robusto e formação de professores, nossas escolas recebem um enxoval completo de peças físicas para a campanha de matrícula e rematrícula. 

Fale agora com um consultor para saber como podemos apoiar a sua escola também!