Lives SAS On-line: um panorama do momento atual da Educação

junho | 2020

Desde março deste ano, a plataforma de educação tem se dedicado à realização de lives nacionais e regionais com grandes nomes da atualidade e referências do setor, para auxiliar escolas, professores, pais e alunos a lidarem com os desafios do momento atual da Educação. 

A pandemia do coronavírus trouxe desafios jamais vistos para a Educação Básica. Neste momento, é natural que gestores escolares, professores, pais e alunos, se sintam um pouco desnorteados com tantas mudanças e com a falta de respostas concretas.  

Com o objetivo de trazer reflexões sobre os rumos da Educação durante e no pós-pandemia, e proporcionar mais informações sobre esse momento para a comunidade escolar, o SAS Plataforma de Educação vem realizando semanalmente, ao longo dos últimos dois meses, lives nacionais e regionais com grandes personalidades do setor, por meio do canal da plataforma no YouTube. Já participaram do momento, filósofos, educadores, escritores e referências do pensamento contemporâneo no Brasil, como Leandro Karnal, Clóvis de Barros, Pe. Fábio de Melo e Amyr Klink. 

“Essa ‘onda’ de lives é a nova tendência, não só no Brasil, mas no mundo todo. E, muitas empresas têm utilizado esse canal para continuar se conectando com seu público, mesmo em tempos de distanciamento social. O SAS não poderia deixar de aproveitar todo o potencial da ferramenta para exercer seu papel social de comunicar e refletir sobre os rumos daquilo que entende de melhor: Educação Básica”, ressalta Rafael Martines, Diretor Executivo de Consultoria Educacional e Marketing do SAS. 

Rafael, que participou de um dos últimos encontros da live SAS On-line, juntamente com Ari de Sá Neto, fundador e CEO do SAS, reforça que os resultados da iniciativa têm sido super positivos, ajudando o público a entender melhor os desafios e oportunidades do momento atual da Educação para as escolas.

“Temos contado com bastante interação dos espectadores durante as lives, não apenas das escolas parceiras do SAS, mas de outras instituições que buscam alguma luz em meio ao caos provocado pela pandemia. Sabemos que não tem sido fácil, mas acreditamos que iniciativas como a nossa ajudam a comunidade escolar a compreender seu papel nesse processo”, completa. 

Rafael Martines (à esq.) e Ari de Sá Neto (à dir.) conversam sobre os desafios e oportunidades da gestão escolar – Foto: Reprodução

Além dos encontros semanais transmitidos nacionalmente, o SAS também tem realizado encontros regionais por praça de atuação da plataforma de educação, que possui mais de 860 escolas parceiras em todo território nacional.  

Para o professor e diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS, Ademar Celedônio, debater os atuais desafios da Educação Básica tem sido muito importante para que os gestores escolares, professores, alunos e pais consigam superar o distanciamento social ainda mais seguros quanto ao que vem após a reabertura das escolas.

“Nestes espaços de conversa criados pelo SAS, nós pudemos refletir sobre o momento atual da Educação, algumas até irreversíveis, como a inserção da cultura digital na essência pedagógica das instituições de ensino, por exemplo. Nós já falamos sobre saúde mental, dicas de estudos para pais e alunos, desafios do isolamento social, oportunidades da gestão educacional, e muito mais. Ou seja, estamos tentando contemplar toda e qualquer dor que os principais agentes no processo de ensino-aprendizagem estejam sentindo agora, para juntos, encontrarmos possíveis soluções”, explica. 

Se você ficou curioso e quer saber os principais assuntos debatidos nas lives SAS On-line, clique aqui e acesse os arquivos do nosso blog. Lá, você vai encontrar posts trazendo as principais lições apontadas por cada convidado.  Além disso, você também pode assistir novamente lives e webinars do seu interesse, disponíveis no canal do SAS .

A programação de lives semanais e outros conteúdos oferecidos pelo SAS é divulgada regularmente nas suas redes sociais. Acompanhe para se inscrever e ficar dentro dos principais assuntos da Educação, receber dicas e muito mais. 

Ficou curioso para saber como o SAS pode ajudar sua escola a atingir uma Educação de Excelência? Clique aqui

Autor do artigo

Veja também: