Atualizado em 22 de janeiro | 2021 por SAS

O Brasil inteiro parou para acompanhar o primeiro dia do Enem 2020, realizado no último domingo (12), com provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. E, para deixar o aluno informado sobre tudo o que rolou no dia 1 do Exame mais esperado do ano, o SAS preparou uma cobertura especial com a participação de professores e do influenciador digital Lucas Felpi

Chegou um dos momentos mais aguardados na vida de quem vem sonhando em entrar na universidade: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E para acompanhar o primeiro dia do Enem 2020, o SAS promoveu uma cobertura completa e 100% aberta via portal SAS no ENEMredes sociais e seus demais canais, com a participação especial de professores do Colégio Ari de Sá, escola parceira do SAS em Fortaleza (CE), e do influenciador digital e nota 1.000 na redação do Enem 2018, Lucas Felpi. 

Confira os principais momentos da cobertura do primeiro dia do Enem 2020! 

1) Bastidores do gabarito extraoficial 

A liberação do gabarito extraoficial, com atualização em tempo real, foi um dos pontos altos da cobertura do SAS. Para isso, Lucas Felpi veio a Fortaleza para acompanhar de perto a correção da prova nos bastidores do Colégio Ari de Sá, batendo um papo com os professores da escola, que comentaram sobre os principais assuntos cobrados no primeiro dia do Enem 2020. 

Foram coletados comentários de professores das disciplinas de Linguagens (Português, Inglês e Espanhol), Redação, Sociologia, Filosofia, História e Geografia.  

Confira os depoimentos completos aqui.

Clique neste link para acessar o gabarito extraoficial do SAS. 

2) Percepções sobre o tema da Redação  

Lucas Felpi, influenciador digital, foi um dos 55 alunos entre os 4 milhões que realizaram o exame em 2018 a obter a nota máxima na Redação do Enem, naquele ano. Hoje, ele ajuda mais de 500 mil alunos e alunas de todo Brasil, que o acompanham nas redes sociais em busca de conteúdos e dicas de redação.  

Assista seu comentário sobre o tema de redação do Enem 2020, “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, abaixo:   

O ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENÇAS MENTAIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA | REDAÇÃO ENEM 2020 | Lucas Felpi 

O vídeo foi gravado na sede do SAS em Fortaleza e, em menos de 24 horas no ar, já contava com mais de 90 mil visualizações, ocupando o 9º lugar no ranking de vídeos mais assistidos, naquele momento, no Brasil. No vídeo, Felpi compartilha sua opinião sobre o tema, tipos de argumentos que poderiam ser utilizados, sugestões de repertórios e de propostas de intervenção.  

3) Live sobre o primeiro dia do Enem 2020 

Para comentar sobre as impressões do primeiro dia do Enem 2020, o SAS realizou uma transmissão ao vivo, via YouTube e Instagram, com Lucas Felpi e Professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS, explorando as suas perspectivas de aluno e de professor sobre os temas cobrados na prova de Linguagens e Ciências Humanas, além de comentários sobre a redação e da aplicação da prova no contexto da pandemia.  

O que o SAS preparou para segundo dia do Enem 2020? 

Para o segundo dia do Enem 2020, Lucas Felpi, que também atingiu pontuação de 988,7 na prova de Matemática em 2018, voltará ao SAS para cobrir a correção em tempo real da prova de Ciências da Natureza e Matemática. A transmissão será realizada via Instagram do SAS.  

Além disso, Lucas Felpi participará de uma live com o professor de Física e gerente de Inovações para Professores do SAS, Idelfrânio Moreira, com comentários sobre a prova do próximo domingo (24). 

Fiquem ligados! 

Como o SAS pode ajudar sua escola no Enem?

Por conta de seus serviços educacionais de ponta, as escolas parceiras do SAS vêm, ao longo dos anos, acumulando excelentes resultados no Enem, sendo as que mais evoluem no exame, segundo levantamento recente do Banco BTG Pactual

Que tal conhecer melhor os diferenciais do SAS e o porquê de suas escolas serem as que mais evoluem no Enem? Entre em contato conosco!