Atualizado em 2 de fevereiro | 2025 por Rebeca Veras

O início de um novo ano letivo é um momento estratégico e desafiador para os gestores escolares. Garantir que a equipe docente esteja preparada para os desafios que virão é essencial para criar uma experiência de aprendizagem de qualidade para os alunos e um ambiente saudável para os educadores. Pensando nisso, o SAS Educação sugere alguns pontos que podem fazer toda a diferença nesse processo:

O papel fundamental da Coordenação Pedagógica na preparação da equipe docente

O primeiro deles está relacionado ao papel fundamental que é exercido pela coordenação pedagógica. A coordenação é a grande ponte entre a gestão escolar e a equipe docente. Esse time desempenha um papel essencial na organização do planejamento, alinhando as metas da instituição às práticas pedagógicas.

Por isso a importância do papel do coordenador como formador é o primeiro passo para um ano de sucesso, pois ele é a grande referência que vai aprimorar e dar repertório para um bom trabalho em sala de aula.

Dessa forma, realize com constância encontros regulares para ajustar objetivos, revisar metodologias e alinhar expectativas e envolva os coordenadores no planejamento de ações estratégicas que priorizem tanto o desenvolvimento dos professores quanto o aprendizado dos alunos.

Cuidado com o suporte emocional para a equipe docente

O segundo ponto está relacionado ao suporte emocional para os educadores. O bem-estar emocional dos professores é determinante para o sucesso do ambiente escolar. Com os desafios e incertezas dos últimos anos, cuidar da saúde mental dos educadores se tornou uma prioridade.

Para que isso aconteça de maneira efetiva, ofereça espaços para escuta ativa e discussão de desafios, considere parcerias com especialistas em outras áreas, como psicologia educacional, por exemplo, para ministrar palestras e dinâmicas de grupo que favoreçam a reflexão de situações vivenciadas no dia a dia e possibilidades de resoluções para o bem-estar de todos e por fim, reforce uma cultura de acolhimento e colaboração dentro da escola. Esses momentos fortalecem cada vez mais as relações entre os pares promovendo a empatia entre os colaboradores. 

De olho no calendário docente!

O terceiro ponto são as formações essenciais para o calendário docente. Capacitar continuamente sua equipe docente é essencial para acompanhar as demandas de um mundo em constante mudança. Nesse sentido, existem algumas temáticas que não podem faltar ao longo do ciclo, como: novas metodologias de ensino para investir em formações sobre gamificação e metodologias ativas para dar mais repertório para no planejamento do professor, temáticas como inclusão e diversidade que ajudem na sensibilização dos professores para criarem salas de aula mais inclusivas, que respeitem a diversidade de pensamentos, culturas e necessidades dos alunos e a gestão de sala de aula e resolução de conflitos. Essa temática se torna necessária, pois ajuda no auxílio e na manutenção de um ambiente organizado e acolhedor.

Nesse cenário, compreendemos que o planejamento colaborativo é o caminho para o sucesso. Então, promova momentos de planejamento coletivo para que os professores compartilhem ideias, discutam experiências e construam juntos soluções pedagógicas. Isso fortalece o senso de equipe e alinha expectativas.

Para concluir, o início do ano letivo é uma oportunidade de renovar energias e reafirmar a missão da sua escola. Preparar a equipe docente não é apenas uma etapa prática, mas também um momento de inspiração, acolhimento e alinhamento. Lembre-se: investir em seus professores é investir no sucesso de toda a comunidade escolar.

Conte com o SAS Educação para fazer deste ano letivo um marco na sua escola!