Alunos constroem circuitos elétricos simples em projeto do Colégio Ari de Sá Cavalcante

setembro | 2020

Com o objetivo de estimular o aluno a ir além do que é proposto em de sala de aula, despertando a curiosidade e a consciência sobre a utilização adequada das fontes de energia e seu consumo e, a partir da Seção “Investigue”, proposta pelo livro de Ciências da Coleção Asas, o Colégio Ari de Sá Cavalcante, de Fortaleza (CE), lançou aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais um desafio, em março do ano passado:  A construção de circuitos elétricos simples

A ideia partiu dos professores de Física Leandro Herston, Edney Melo e Anderson Silva, que contaram com o apoio dos auxiliares Josué Caleb e Wladson Castro, sob a supervisão da Coordenadora de Ensino da Área de Ciências da Natureza Ana Amélia, e consistia na confecção de uma maquete, a partir da criatividade dos alunos, utilizando um circuito elétrico simples.  

Alunos do Colégio Ari de Sá Cavalcante desenvolvem projeto voltado à construção de circuitos elétricos simples – Foto: Reprodução

Pode-se destacar que um dos principais objetivos desse projeto é a visualização e a modelagem de circuitos, de acordo com a 1ª Lei de Ohm. Para que o projeto se consolidasse, foi necessário seguir alguns passos:  

1) Os estudantes precisavam adquirir os conhecimentos teóricos necessários sobre o tema exposto em sala de aula, nas aulas de Ciências.  

2) Após esse aprendizado teórico, os alunos foram encaminhados ao laboratório de ciências, em equipes, para dar início ao projeto de confecção da maquete. O professor, utilizando o software PhET, demonstrou uma simulação aos alunos de como seria essa montagem do circuito. 

3) A partir da utilização da tecnologia educacional no projeto, os alunos utilizaram os materiais básicos, como: fios de eletrônica, pilhas, baterias, chave e LED, para dar início à parte prática.  

4) Durante a atividade prática, os alunos puderam explorar sua criatividade na construção das maquetes, confeccionando, desde circuitos mais simples, a projetos bem mais elaborados, sendo os melhores trabalhos expostos e apresentados na Feira de tecnologia e Cultura (FETEC), do colégio, realizada em maio de 2019.  

Ao longo de todo o processo, os alunos foram estimulados a se interessar pelo conteúdo da Física, de forma prática e dinâmica, entendendo que o conteúdo teórico está presente no cotidiano.  

Com o projeto finalizado, os alunos conseguiram integrar a teoria e a prática, o que os possibilitou serem protagonistas do próprio aprendizado e os estimulou, desde o momento de criação e elaboração, até a otimização dos circuitos confeccionados.  

Um dos principais objetivos desse projeto foi a visualização e a modelagem de circuitos elétricos simples – Foto: Reprodução

Alinhado à BNCC, o projeto desenvolveu a competência curiosidade intelectual, despertando a imaginação e a criatividade do aluno, ampliando seus conhecimentos e integrando os conteúdos teóricos apresentados à prática, através de experiências, nas quais eram participantes ativos. 

Para conhecer outras iniciativas alinhadas à BNCC, promovidas por nossas escolas parceiras , clique neste link

Autor do artigo

Veja também: