Atualizado em 6 de setembro | 2024 por SAS Educação

A BNCC na Educação Infantil foi homologada há quase sete anos, em dezembro de 2017. Porém, ainda gera muitas dúvidas nos educadores sobre a sua aplicação no dia a dia escolar, principalmente por se tratar da primeira infância. 

Antes de nos aprofundar na BNCC, campos de experiência e habilidades, primeiro vamos entender o atual cenário da educação infantil no Brasil. 

Dados educacionais sobre a população entre 0 e 6 anos 

Conforme a iniciativa Primeira Infância Primeiro com dados divulgados pelo INEP, em 2023, o Brasil tinha mais de 9 milhões de crianças matriculadas na Educação Infantil, entre creches e pré-escolas. Além disso, cerca de 34% dessas crianças faziam parte da rede privada de ensino.  

Ao olhar para esses dados, nos deparados com o tamanho desse público, compreendendo a necessidade e a urgência de adequar as práticas pedagógicas a esse cenário que cresce ano após ano.  

Qual é o objetivo da BNCC na Educação Infantil? 

A BNCC na Educação Infantil surgiu visando definir o conjunto de aprendizagens essenciais, que todos os estudantes devem desenvolver nesta etapa da educação básica.  

A partir da BNCC, compreendemos que a Educação Infantil é o que fundamenta todo o processo de aprendizagem ao longo da educação básica, para ampliar o universo de experiências e consolidando novas aprendizagens, de maneira complementar à educação familiar.  

Os 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil 

Ainda de acordo com as DCNEI, em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.– trecho retirado do documento oficial da Base Nacional Comum Curricular  

Para a BNCC na Educação Infantil, estes são os 6 direitos para que os estudantes aprendam e possam ser protagonistas do ambiente em que estão inseridos e vivenciar desafios. Eles são: 

  • Conviver  
  • Brincar  
  • Participar 
  • Explorar 
  • Expressar 
  • Conhecer-se 

Esses elementos garantem intencionalidade educativa para a prática pedagógica na sala de aula, e orientam o professor na sua atuação.  

Mas a BNCC na educação infantil é mais abrangente e vai além desses 6 tópicos mencionados acima. O documento estabelece campos de experiência e habilidades essenciais que precisam ser trabalhadas nesta etapa de formação.  

Leia mais:

Habilidades da BNCC na Educação Infantil 

Um ponto de dúvida para os educadores é: quais são as habilidades da BNCC na Educação Infantil?  

Entretanto, diferente do Ensino Fundamental e Médio, na Educação Infantil as habilidades da BNCC são trabalhadas por meio dos campos de experiência, que visam nortear as práticas pedagógicas nesta etapa do desenvolvimento e assegurar os conhecimentos essenciais.  

Sendo assim, para te ajudar a compreender melhor os campos de experiência e facilitar a sua aplicação no dia a dia, condensamos as informações de forma bem objetiva no próximo tópico. 

Campos de experiência na BNCC 

Os campos de experiências se originam nas Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) para garantir os conhecimentos e saberes essenciais para as crianças nessa etapa do desenvolvimento acadêmico.  

Veja quais são:  

O eu, o outro e o nós  – o objetivo é criar oportunidades para que as crianças descubram os grupos sociais e conhecer outras formas de viver e relacionar. Assim, reconhecem sua própria identidade e desenvolvem o respeito pelas diferenças. 

Corpo, gestos e movimentos – com o corpo os estudantes exploram os espaços e objetos ao seu redor, produzindo conhecimento sobre si, sobre o outro e sobre a comunidade. Dessa forma, as crianças conhecem as sensações e funções do seu corpo por meio dos gestos e movimentos.  

Traços, sons, cores e formas – possibilita a criança explorar diversas formas de expressão e linguagem, desenvolvendo suas próprias criações e autoria. Formando o senso crítico e estético por meio das atividades.  

Escuta, fala, pensamento e imaginação – promove experiências nas quais os estudantes podem falar e ouvir, ampliando e enriquecendo seu vocabulário, expressão e compreensão. É por meio da imersão na cultura que as crianças desenvolvem a curiosidade e têm a imaginação estimulada. 

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – propor experiências para que os estudantes possam fazer observações e buscar respostas às suas curiosidades, criando possibilidades para que elas ampliem seu conhecimento sobre o mundo físico e sociocultural.  

Trabalhando a BNCC na Educação Infantil de forma prática 

Um caminho para trabalhar a BNCC na Educação Infantil de maneira progressiva, respeitando o tempo de aprendizagem de cada estudante, é por meio das sequências didáticas.  

Além disso, é importante utilizar instrumentos que auxiliam no acompanhamento do desenvolvimento da criança, garantam o cumprimento das aprendizagens essenciais. Fazendo o registro da observação para uma melhor compreensão desse desenvolvimento.  

Dessa forma é fundamental garantir a ludicidade e a participação ativa da família no processo de desenvolvimento, atribuindo maior sentido e valor às suas aprendizagens.  

O SAS Educação contribui para a formação integral de estudantes em todo o país, por meio dos eixos estruturantes da BNCC, a interação, a brincadeira e a investigação. Criando experiências que enriquecem essa etapa valiosa do desenvolvimento.  

Gestor escolar, saiba como podemos apoiar a sua escola na formação integral dos estudantes.