Atualizado em 15 de dezembro | 2020 por SAS

Observar como todos os setores da escola podem colaborar para que a experiência do aluno e da sua família seja positiva no ambiente escolar é fundamental para desenvolver uma boa gestão e uma Educação de Excelência. Por isso, o Ação Colégio e Curso, escola parceira do SAS na Paraíba, propôs uma ação voltada ao desmembramento do planejamento estratégico, com o objetivo de possibilitar uma discussão entre os agentes escolares sobre as estratégias de gestão da instituição.  Além disso, a ação buscou apontar o caminho para aprimorar a atuação da escola, contribuir para o aperfeiçoamento do serviço de ensino e aprendizagem, promover o seu crescimento e fortalecimento na região, bem como consolidar uma cultura organizacional forte, por meio da gestão de negócios e pessoas.  

Diante da necessidade de desenvolver colaboradores cada vez mais participativos e envolvidos nos processos de gestão, mantenedores, gestores, diretorias pedagógicas e administrativas, coordenadores e os demais agentes educacionais, participaram da realização do projeto, elencando, ainda em 2019, datas para as etapas do cronograma, como: propostas e planejamento, apresentação da metodologia, levantamentos, workshops, avaliações de metas, aprovações e reuniões de trabalho e direcionamento para o ano de 2020. 

Com a iniciativa, o colégio buscou, também, melhorar seus indicadores de desempenho, possibilitando à equipe uma ampla visão sobre os serviços prestados. Dessa maneira, foi essencial a colaboração de todos os setores no desenvolvimento do projeto, no intuito de tornar uma experiência positiva para o aluno e seus familiares em toda a escola.  

Confira registros da iniciativa:

Na melhoria dos processos, pesquisas, relatos de alunos e familiares sobre diferentes procedimentos, desde a sala de aula, portaria, limpeza e secretaria, à implantação das estratégias, foram fundamentais para que a escola se tornasse um ambiente acolhedor e desenvolvesse uma cultura forte e reconhecida na região.  

Após a finalização do planejamento estratégico, os profissionais observaram que era mais urgente atuar e colocar a mão na massa para melhorar os serviços oferecidos pela escola, como a cantina, os espaços de convivência, os horários de esportes, e, também, a parte pedagógica, que sofreu algumas adequações de horários no contra turno. 

A partir da definição do planejamento, a primeira tarefa foi descrever a estrutura atual da escola e o organograma, distribuindo os setores pedagógicos e administrativos. Assim, foi possível analisar as situações de matrículas de segmento a segmento, série por série, para mensurar a retenção e perdas entre 2018 e 2020, como, também, compreender o motivo das saídas.  

Após conclusão do levantamento dos insumos, os dados foram tabulados, comparados e analisados para uma definição do plano de ação voltado à melhoria dos serviços. 

Mesmo diante da paralisação das aulas presenciais nas escolas, causada pela pandemia, o projeto ainda continua em andamento. Contudo, o aprendizado adquirido por meio de todo o processo contribuiu para que diversos setores se adaptassem ao cenário atual de maneira rápida e eficiente, facilitando a consolidação do ensino remoto, por exemplo.  

Dessa forma, pais, alunos e a comunidade escolar passaram a reconhecer, ainda mais, o papel da gestão em prestar serviços de excelência. O projeto de Gestão, desenvolvido em parceria com o SAS, através da participação do consultor pedagógico Tennyson Silva, foi super importante para o desenvolvimento das ações atuais da escola e planejamento das futuras ações, possibilitando um aprimoramento da equipe. 

O projeto do Ação Colégio e Curso, foi o vencedor da categoria “Gestão de Excelência” na 1ª edição do Prêmio Escolas que Inspiram, realizado pelo SAS com o objetivo de reconhecer o desempenho das suas mais de 860 escolas parceiras, seja por meio do alcance de resultados no vestibular, do engajamento com soluções de tecnologia educacional, ou do desenvolvimento de práticas pedagógicas de excelência. 

Gostou do conteúdo e quer conhecer mais sobre as soluções do SAS e como podemos ajudar sua escola a promover uma Educação de Excelência?